O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 29 de junho de 2010

O Baptizado









ALGUNS momentos da cerimónia e. ..
o bolo Fantástico !

sábado, 26 de junho de 2010

Sete meses...a espalhar charme!!!!




PARABÉNS   FILHOTE   PELOS   TEUS   7   MESES...

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ultimamente...

Estes últimos dias têm sido dias muito instáveis...
Talvez porque têm sido dias de muita agitação e ansiedade, dado que estou a preparar uma festinha  familiar para o Baptizado do Guguinha que se vai realizar no próximo Domingo. Ou porque os dentinhos que estão a "romper" também lhe causam alguma indisposição! Também podemos atribuir alguma desta instabilidade à instabilidade do tempo!
Enfim...poderia encontrar uma série de respostas...

O que é certo é que o Guga ora está muito bem, ora está muito mal!!! O que é normal!! ;)
Tem dias em que acorda muito bem disposto, almoça super bem, vai às terapias e colabora...outros, que nem vale a pena descrever!!!
Ainda ontem, foi um dia para esquecer. Acordou muito mal disposto e birrento!! E a caminho da fisioterapia chorou e birrou tanto que quando chegámos ao destino tinha a boca toda ensanguentada devido aos arranhões que fez durante a viagem. E como era de prever quando o colocaram no tapete...fez uma birra tão grande que viemos embora sem terapia e acabámos por fazer outra viagem aos gritos!
Quando chegámos a Ovar, fui dar um passeio ao Dolce Vita e o "turista" ficou todo satisfeito, ora não fosse fã de andar no "laru"!!

Quanto ao objectivo deste mês: O SENTAR. Já se notam alguns progressos, mas ainda não são suficientes! O mimalhito gosta muito do colinho! No entanto, já estivémos mais longe de alcançar o pretendido! Felizmente já são longos os períodos em que permanece sentado. Inclusivamente já fez refeições inteiras sentado na cadeirinha. E algumas "matinés" de baby tv e pocoyo.

Hoje não tivémos terapia, porque foi dia de vacinas. :(
E considerei que não seria muito proveitoso "ir ao tapete" depois de uma dose de prevenar e das habituais vacinas dos 6 meses.
De maneira que ficámos em casa a ultimar alguns dos preparativos pendentes para Domingo!

Um "descansinho" também faz bem!!!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Em casa...

"O lugar onde eu mais aprecio estar é o vasto e arejado jardim do coração tranquilo. Nele, não sinto necessidade de entender coisa alguma. Não pergunto nada e nem preciso responder. O falatório desgastante, geralmente improdutivo, dos pensamentos abre espaço para o sorriso bom da paz. Nele, os problemas todos continuam a existir, as pendências, as dores, os embaraços, mas assim mesmo eu descanso. As coisas são como podem ser e eu não tento interromper o fluxo da vida. Não espero nada, porque tudo o que mais importa já está ali, não há felicidade mais pura do que essa que não depende de nenhuma motivação externa para cantar. Nele, eu me sinto em casa de novo, relembro a textura suave da nossa verdadeira natureza, perene e inalterável, ainda que nos afastemos muito dela e raramente consigamos estar no seu abraço. Por mais que eu a esqueça pouco tempo depois, e sempre a esqueço nos rodamoinhos emocionais do cotidiano, nunca saio com as mãos vazias: trago de lá algumas mudas de sol que, mesmo quando eu não percebo, me ajudam a clarear os trechos de breu do caminho. "

Texto de Ana Jácomo (Cheiro de Flor quando ri)

Dia cinzento


Só...
E prestes a afogar-me nas minhas próprias lágrimas...


Faz tempo que não faço nada...
Faz tempo que não tenho tempo...
O tempo passa e nada...


Enfim...
Desabafos!!!

Mais um momento instável...
Que certamente irá passar!!!

terça-feira, 15 de junho de 2010

Finalmente!!!

E depois de tantos dias...
Finalmente tirámos as fotos com os óculos enviados pela prima Denise, do Brasil, para que possamos ver a vida de uma forma mais colorida!!
Obrigada Priminha!!!
Ainda faltam as fotos com os óculos da mamã e do papá!!
Fica a promessa, que logo, logo serão "postadas"!!


terça-feira, 8 de junho de 2010

Por objectivos...

Ontem tivemos mais uma sessão conjunta de Fisioterapia e Terapia da Fala, com as terapeutas A.M e L.L..

A sessão correu bem, apesar da manha manifestada por parte do Gonçalinho, que nos tem surpreendido com algumas estratégias engraçadas no sentido de conseguir o colo da mãe e consequentemente o terminus da sessão, como por exemplo: fazer de conta que está a dormir!!!
O danadito fecha os olhinhos e não reage a nada, no entanto, aperta com muita força as mãos da mamã para ter a certeza que assim ninguém o tira do colinho. E se alguém o tenta puxar, ainda agarra com mais força...mas sem abrir o olho!! ;)

Após alguns minutos, as terapeutas consideraram que o Guga continua a manifestar mais função ao nível das mãozinhas, embora demonstre dificuldades em manusear ou manipular os brinquedos conforme gostaria, tornando-se necessário adaptá-los por forma a evitar frustrações. Portanto vamos adaptar alguns Switches aos seus brinquedos preferidos e outra alternativa é o ipad e o seu écran touch.
No que diz respeito ao controlo do tronco e da cabeça, continua muito débil. O que também pode ser consequência da medicação a que foi submetido.
No entanto essa hipotonia dificulta bastante a aceitação da posição de sentado, que continua a ser um problema, tornando-se nesta fase prioritária a sua aceitação.
Portanto, o objectivo deste próximo mês, mês e meio, é SENTAR o Guga noutros locais que não o colo da mamã.
Para isso, sugeriram que continuasse a usar o colete, por períodos mais longos e sempre que o Guga esteja sentado, pois facilita bastante o controlo do tronco. Sugeriram também, para além da tumble form (que temos utilizado sempre que o Guga permite), o banco de apoio e algumas estratégias de "camuflar" a posição de sentado no nosso colo, quando não temos alternativa. E outros locais em que aceite esta nova forma de ver o mundo!!


Consideraram também, que sempre que o Guga é ligeiramente verticalizado, o controlo do tronco e cabeça melhora significativamente, assim como toda a musculatura da boca. Portanto, dentro de algum tempo, o Guga irá "criar uma amizade" com o plano inclinado, dado que o uso standing frame ainda é precoce.

No entanto, neste caminho, nem tudo é  agreste!! O Guga continua em frente, avançando devagar, mas avançando!! Ora apanhando pedrinhas, ora passando por cima delas e deixando outras para trás...
Mas...uma coisa aprendi nestes 6 longos meses: Nunca é tarde para as ir buscar!!

E apesar do que vai ficando para trás...

As birras para comer são cada vez menos frequentes. E já é possível alimentá-lo na tumble form, embora ainda por curtos períodos.
Assim como as birras na cadeirinha do carro (que ocorrem só se estiver muito desperto e são raríssimas) e no carrinho de passeio.
A tolerância às terapias também regressou e esperemos que... para ficar!!
A interação com o meio que o envolve é esplêndida!! O Guga está cada vez mais engraçado, esboça sorrisos a toda a hora e verbaliza vários sons com  muito entusiasmo. para além disso, continua a manifestar uma atenção bestial a tudo aquilo que o rodeia.

E como costumo dizer: Cá vamos nós, um dia de cada vez...passo a passo...objectivo por objectivo!!

Um miminho...

Os ventos que às vezes tiram


algo que amamos, são os


mesmos que trazem algo que


aprendemos a amar...


Por isso não devemos chorar


pelo que nos foi tirado e sim,

aprender a amar o que nos foi

dado. Pois tudo aquilo que é


realmente nosso, nunca se vai


para sempre...


(Bob Marley)

Um miminho que me enviou uma amiga muito especial!! ;)
Juntamente com estas flores lindas...as minhas preferidas, por sinal!! Porque será??
 

Momentos...

Momentos em que um sorriso, do Guga, vale mais do que mil palavras!!

E Momentos em que mil palavras não me "arrancam" um sorriso!!

Momentos...

Ultimamente tenho-me sentido muito instável...tenho as emoções a "treinar" na corda bamba!! E ainda por cima não sou, nem tenho vocação para, trapezista!

Tenho momentos...

Momentos em que me sinto bem, relaxada, consciente do que o futuro me/nos reserva...e momentos em que me sinto muito mal, stressada e nego o futuro;


Momentos em que não consigo suportar os segundos, os minutos, as horas a passar...simplesmente não suporto o presente! Agarrando-me a recordações passadas, ainda mais difíceis de suportar!!;

Momentos em que me sinto uma privilegiada por ter os melhores filhos do mundo;

Momentos em que já não penso assim...questionando-me a toda a hora!

Momentos em que sofro por pensar de determinada maneira...

Momentos em que sorrio das alturas em que fragilizei...

Momentos em que não percebo o porquê de tanta angustia...

Momentos em que julgo que a angustia que sinto é pouca...

Momentos em que sinto não ter tempo para nada...

Momentos em que o tempo parece sobrar e não o sei aproveitar...

Momentos em que tenho necessidade de falar, gritar, explodir...

Momentos em que prefiro ficar "escondida" de tudo, todos e até de mim mesma...

Momentos em que tenho medo, muito medo!!

Momentos em que me sinto segura, firme e difícil de derrubar!!

Momentos em que acho que a vida é injusta...

Momentos em que agradeço a vida que tenho e o facto de podermos fazer parte dela!!

Momentos em que considero a minha realidade insuportável e difícil de aceitar...

Momentos em que penso que existem realidades piores...infelizmente...mas existem!

Momentos em que acho que o que nos aconteceu foi muito, mas muito mau!! Injusto!! Inadmissível!!etc. etc.

Momentos  em que penso que apesar de tudo, poderia ter sido pior!! E que sempre tenho algo a agradecer no meio da tragédia.

Momentos em que me sinto frustrada, sem saber porquê!

Momentos em que, precisamente, por saber os porquês não consigo evitar a frustração!!

Enfim...
Tenho momentos...

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Consulta de ortopedia

Hoje o Guga foi visto, novamente, pela ortopedista.
Desta vez a consulta correu bem melhor e as notícias também foram mais animadoras.
Tal como já se previa pelos exames efectuados, o Guga não apresenta nenhuma luxação ou sub-luxação da anca e está muito melhor no que toca à hipertonia manifestada anteriormente.
No entanto, não posso deixar de afirmar que a Drª tem um "je ne sais quoi" de especial!! Porque não perde uma oportunidade para "enfiar o pé na argola". Da última vez considerou urgente rotular o Guguinha, afirmando que "estes meninos" precisam de um rótulo. Hoje dirigiu-se a ele com a seguinte expressão: "Faz pela vida moço!! Senão eles dão cabo de ti". Eles quem?? Os médicos?...só se for!!
No final da consulta ainda acrescentou que as "terapias são exploração do trabalho infantil" e que "ao contrário dos outros meninos ditos normais, estas crianças sofriam bastante".

O que é sempre muito bom de ouvir, certo??

Enfim...
O mundo está mesmo cheio de...

Parabéns "tio" Filipe!!


Parabéns para o "tio" Filipe!
Beijocas do Guga e da Magui

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Um final de tarde na praia...





Hoje fomos pela primeira vez com o Guga à praia...
O pequenito não achou lá muita piada!! Desorientou-se todo com o vento e raramente abriu os olhitos devido à claridade!! Nem os óculos de sol ajudaram!!
Depois lá acabou por adormecer e fazer uma soneca à beira mar!

De qualquer forma, para uma primeira vez, não foi lá muito mau!!!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

e finalmente...

Depois vamos comer umas tripinhas ao " Fura ".
Mas para já tenho de estar aqui ao colo do meu pai a vê-lo a comer bolachas.

... e depois vamos sair à noite.

Depois vamos para a "night", eu já estou a exprimentar as fatiotas, achas que faço sucesso com esta ?

Os primeiros treinos ...

Olá Gonçalo, eu já ando a treinar para a nosssa primeira corrida, vá trata de dar à perna que é para ser mais divertido.

Dia não!!

Costuma-se dizer que depois da tempestade vem a bonança!!
No nosso caso, depois da bonança veio a tempestade...dado que depois do dia maravilhoso que passámos ontem, o Guga, hoje, tem estado muito mal disposto!!
Não almoçou com o mesmo entusiasmo, acabando por fazer uma birra ligeira!
Chorou imenso durante as viagens que fez para a fisioterapia, não colaborou na sessão acabando por adormecer e ficou todo arranhado das birras que fez na cadeirinha!
Para além disso tem passado o dia a vomitar!!
Enfim...
Será que foi do corneto de chocolate que saboreou ontem?? ;)
Ai, ai, ai!! Parece-me a mim que estou a ficar negligente!!

Agora está no colinho da tia Beta, todo satisfeito!! E a "conversar"!!
Sim, porque esta semana foi uma semana de "muitas palavras"!! O Guga tem verbalizado, com muito entusiasmo, vários sons distintos!!

Até nos dias "Não" colhe pedrinhas, este herói!!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Dia bestial!!!

O dia hoje foi bestial!!!

O Guga acordou super bem disposto, como sempre!!
Almoçou lindamente e sem birras, aceitando metade da sopa sentado na tumble form!!
Não chorou na viagem para a sessão de fisioterapia, acabando por adormecer cinco minutos depois de ter entrado no carro, bem acordado! Parece-me que se está a deixar "embalar" pelo automóvel!!! O que é EXCELENTE!!
Na fisioterapia portou-se muito bem e demonstrou mais função ao nível das mãos e maior aceitação da posição de sentado!
No final da terapia dirigimo-nos para o Hospital Privado da Boa Nova para uma consulta de pediatria com o Dr. O.C. e...o Guga voltou a adormecer no carro e sem birras!!! É VERDADE!!! Duas vezes no mesmo dia...custa a acreditar!!
Relativamente à consulta, o crescimento continua a efectuar-se dentro da normalidade. Já no que diz respeito ao desenvolvimento, as suas limitações são cada vez mais óbvias!! Infelizmente!!
No entanto, e uma vez que não estávamos a contar com o oposto, esta situação não nos estragou o dia! Até porque sempre aceitámos e aceitaremos o Guga tal como é, assim como as suas limitações!!
No final da consulta fomos dar uma voltinha ao Mar Shopping e fomos novamente surpreendidos pelo temperamento do Guga dentro do carro...pois voltou a não chorar, fazendo a viagem acordado e sem birras!!! E assim...já contamos TRÊS VIAGENS SEM BIRRA!!!
No shopping o Guga colheu "OUTRA PEDRINHA" dado que ACEITOU O CARRINHO para passear!!
Manifestando muito agrado nesta nova forma de ver o mundo!! (E os braçitos da mamã, bem que agradeçeram!! ;)) Sorria para tudo e todos, especialmente para a mana que o acompanhou sempre, lado a lado, com as suas "macacadas".
Note-se que chegámos ao shopping por volta das 17.30h e que saímos às 22.30h. Ou seja, o Guga não só aceitou o carrinho como se divertiu imenso. Assim como todos nós, que acabámos por ter um Dia Mundial da Criança bem especial!!

E se o Natal pode ser quando um Homem quiser!!!
Um dia especial pode ser...quando o Gonçalinho quiser!!! ;)

E para acabar o dia...nada melhor do que a QUARTA VIAGEM (a de regresso a casa) sem birra!!!