O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Retroespectiva

Talvez porque estejamos a chegar ao final de mais um ano e a retrospectiva seja inevitável...reparo que mais um ano passou...e que apesar de ter sido um ano intenso e extremamente positivo, não vi realizado o meu maior desejo!! Porque por muito utópico que este possa parecer...eu continuo a acreditar!! E é essa crença que, juntamente com o amor incondicional que sinto, me move! 


Lembro-me que em anos anteriores perdia imenso tempo a pensar na minha lista de desejos para o ano novo!! Chegava a escrever cada desejo numa cábula, para não me esquecer de nenhum!! 
E deveriam ser desejos curtos, para que me fosse possível comer as 12 passas ao ritmo das badaladas do relógio e pedir um por um com muita força, concentração e convicção!! Não fosse eu esquecer algum...


Mas, por motivos de força maior, a partir de 2009 (apesar de ter sempre presente o desejo de muita saúde e felicidade para a minha família) não consegui evitar e os meus 12 desejos fundiram-se num só!! Desejei 12 vezes que por milagre ou por alguma força superior, sei lá...algo pudesse mudar a condição do meu Gonçalinho!!

Este ano estive a pensar e, apesar de continuar a querer muito o mesmo que nestes dois últimos anos... não vou dizer, desejar, nem pedir muito!!!! Não porque deixei de acreditar!! Não porque desisti!! Porque não se trata disso... Mas porque me tenho apercebido que tudo vem a seu tempo!! E que mais importante que desejar, sonhar...é viver!! Viver com intensidade cada momento... 



Por isso...

Este ano quero simplesmente que a vida “venha” e que nós possamos desfrutar dela da melhor maneira possível!!

Desejo que quando 2012 chegar ao fim, ao invés de pensar: “Pronto! Mais um ano que passou !!” Espero pensar no quanto nós vivemos, fomos felizes e no quanto estamos cada vez mais vivos e dispostos a viver!!

Este sim...é o meu desejo!! VIVER!!! Viver tudo o que há para viver!!



Permitir-me a tudo o que a vida reserva para mim...para nós!!!


FELIZ ANO NOVO!!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O meu FLANELÓGRAFO!!

Há muito que queria dar um Flanelógrafo ao Gonçalo!

Mas a falta de tempo nunca me permitiu passar por uma casa de tecidos...comprar feltro...forrar uma tela e construir várias figuras diferentes!!

Entretanto encontrei uma tela já forrada no De Borla a um preço bastante satisfatório e não hesitei! E agora, no Natal, encontrei duas histórias em feltro no Toys´R´Us!!
E assim foi bem mais fácil!! :)


Considero que o flanelógrafo é excelente para o Gonçalo, não só pela facilidade em colar as diferentes figuras de feltro, uma vez que só necessitamos de as encostar à tela (também de feltro) e elas fixam-se por si só!! Assim como são fáceis de manusear!
Mas também porque considero que é uma excelente alternativa ao conto de histórias (uma vez que podemos construir as personagens das nossas histórias favoritas e colá-las na tela à medida que narramos a história). Também é excelente para transmitir informação, como por exemplo abordar diferentes tabelas de dupla entrada (do tempo, das cores, dos números, das formas, dos animais, etc....), ou até para os símbolos de SPC...para além de ser muito divertido!!


A partir de agora, vai ser a mana a construir as histórias preferidas do Guga em feltro!!

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Mom...Dad...It´s Christmas time!!!

Escusado será dizer que o Natal é sem dúvida uma época mágica para as crianças!!

As decorações de Natal, a Árvore de Natal, as luzes...a lareira...os presentes...todo o ambiente que os envolve nesta altura é absolutamente encantador!!

E com os meus filhotes não foi diferente!!

Foi extremamente satisfatório constatar nos sorrisos dos meus filhos que FOI NATAL!!!

Para além disso, ambos adoraram o que o Pai Natal lhes deixou no Sapatinho!!

O Guga ainda está numa fase em que os melhores presentes são o papel de embrulho e as caixas de cartão!! Ou então, os presentes dos outros!! :)

No entanto...nas manhãs seguintes, alguns,  dos brinquedos que recebeu não tiveram descanso!!










O melhor presente de Natal!

E pronto!! Está feito!
Mais um Natal que passou!!

Foi um Natal tranquilo, em família...felizmente com muita saúde e prosperidade!!

Foi também um Natal melhor do que o do ano passado...e, sem dúvida, melhor ainda do que o de há dois anos!! 

Muita coisa mudou desde então... 
...a nossa vida!
...o Guga!
...a Magui!
... e principalmente a nossa forma de estar, sentir e pensar relativamente ao Gonçalinho! 
... a Dor amenizou imenso!!! Não passou...até porque acho que nunca irá passar!!! 
Aliás, é e será sempre muito difícil olhar para o Gonçalinho e pensar que tudo poderia ser diferente se alguém não tivesse falhado!! Se algumas pessoas não tivessem facilitado!! E tivessem feito as coisas com o profissionalismo que é esperado neste tipo de situações!! Afinal de contas...estamos a falar de uma vida!! E de muitas outras...


Foram muitos os momentos em que dei comigo a pensar no quanto as coisas estão diferentes!! Na Dor que tinha dentro de mim em anos anteriores!! Principalmente no primeiro Natal... Nas dúvidas terrivelmente assustadoras, que felizmente já foram eliminadas!! E sobretudo na "transformação" que o Guga sofreu desde então!!

Hoje temos um menino encantador!! Com uma força de vontade como eu nunca vi...e sobretudo muito longe daquilo que era expectável depois do que  fizeram passar!!

Costumo dizer que se no início me tivessem dito que o Gonçalinho, nesta altura, iria estar como está hoje...ao invés de me darem prognósticos, dos quais não gosto sequer de me lembrar...não teríamos sofrido metade daquilo que sofremos!! Julgo eu!! Ou não!! Provavelmente teríamos sofrido...até porque queremos sempre mais!! Mas mediante tudo aquilo que ouvimos...acho que é justo pensar como penso!!

E constatar isso, é sem dúvida o melhor presente de Natal!!

Ver os meus filhos felizes com a magia do Natal!! Vibrando com os presentes!! Ou seja...sendo crianças!! Foi muito, mas muito especial!!

E por tudo isto este Natal foi, sem dúvida, muito ESPECIAL!!!

É com enorme alegria que hoje escrevo aqui...que há muito que não me sentia tão FELIZ!! 

Acho que, finalmente, voltámos a VIVER!!! 


É certo, que a Beatriz (que ainda não nasceu) também contribui imenso para este estado de alma!! Não tenho dúvidas!! E cada vez tenho mais certezas, que este foi o momento certo!! 

Assim como tenho a certeza que no próximo ano será ainda melhor...e assim sucessivamente!! 



segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Aniversário da Margarida!!





E de repente...
Faz hoje 8 anos que fui mãe pela primeira vez!! 
A minha bebé de "ontem", hoje é uma verdadeira "menina mulher", de quem me orgulho todos os dias...
Parabéns Filhota por estes 8 anos de alegria, transparência, sabedoria, integridade, bom-senso, honestidade, humor, vitalidade, inteligência, amizade, carinho, simpatia, ternura, humildade, sinceridade, felicidade, maturidade, carácter, compreensão, simplicidade, força de vontade , paciência, optimismo e sobretudo...de ti!!!

Desejo-te as maiores felicidades HOJE E SEMPRE!!
Não mudes nunca!!
Amo-te muito!
Mamã (babada)


Por isso hoje foi dia de Festa...

Durante o dia com os amiguinhos da Escola:

Sempre divertidos!

Amizade verdadeira! 


A jogar na wii

Todos juntinhos a almoçar!

Sessão de cinema: Os Smurfs!!


E à noite com a família e amigos do coração!!




sábado, 17 de dezembro de 2011

Festa de Natal da Escola de Ballet da Margarida!!

Hoje foi dia de Festa de Natal na Escola de Ballet e Música de Valdágua!!
Por isso lá foi a "famelga" completa mais uma vez assistir aos encantos da nossa bailarina!!
Nos anos anteriores, ora pelo frio, ora pelo receio do Guga se assustar com os aplausos, com a música...Nunca o levámos!! Mas este ano decidimos fazê-lo...E ainda bem que o fizémos!!
Porque apesar do sono, que já era muito, o Guga adorou e manteve-se sempre muito sossegadinho e atento grande parte do espectáculo.
No entanto, foi necessário "abandonar" antes do final...porque a determinada altura, o sono "falou" mais alto!!
Quanto à nossa bailarina...SEM PALAVRAS!!! SIMPLESMENTE FANTÁSTICA!!
Ficam aqui algumas fotos do momento!


A Magui prontinha para a Festa!!








O Guga satisfeito por ver a mana a dançar!

Método Therasuit

Já tinha ouvido falar deste método, mas confesso que nunca senti curiosidade em saber muito mais. Entretanto fui-me apercebendo que várias mães em Espanha, com quem falo habitualmente na internet, iniciaram esta terapia e estão muito satisfeitas com os resultados!!

E por isso decidi investigar um pouco mais...

Sendo assim, o Therasuit é um PROGRAMA PEDIÁTRICO DE EXERCÍCIO INTENSIVO 
PARA CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL!


O  QUE É O THERASUIT?


    O Therasuit é uma Órtese corporal fabricada em tecido respirável 100% algodão. Leve, resistente e flexível. É composto por touca, macacão, joelheira, ténis e tracionadores emborrachados, que retificam a postura e oferecem a resistência ideal a ser vencida. Existem conjuntos disponível nos tamanhos x-small, small, medium, large, x-large.



    O Therasuit é uma abordagem holística ao tratamento de pacientes ( Adultos e Crianças) com desordens neurológicas como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento global , traumatismo craniano, autismo e outras condições que afectam a parte motora de uma criança e / ou funções cognitivas. O método combina os melhores elementos de comprovadas técnicas e métodos, e tem um fundamento sólido com base em fisiologia do exercício. A proposta de reabilitação através da fisioterapia intensiva, visa trabalho neuromuscular propioceptivo a fim de previnir e reduzir encurtamento, ganho muscular, alinhamento postural, aumento no equlíbrio, mobilidade articular, coordenação e força. A proposta visa ainda aprimorar o alinhamento postural e inibir padrões associados as lesões cerebrais e doenças neuro musculares tais como:
  • espacidade
  • hipotonia
  • hipertonia
  • atetóide
  • cifose
  • assimetria de tono muscular
  • escoliose
  • hiperextensão
    Os exercícios consistem principalmente no seguinte:

  • Exercicios na Gaiola "Spider"
  • Gaiola onde são desenvolvidos exercícios de fortalecimento muscular, que podem ser trabalhados:
    Sobre maca, onde o paciente deitado realiza exercícios para fortalecimento de membros superiores e inferiores, puxando peso através de roldanas.
  • Exercícios em suspensão visando equilíbrio, coordenação motora e propiocepção
  • Após o paciente ser estabilizado na gaiola, desenvolvemos exercícios agregando esse equipamento de forma lúdica para ganho de força e equilíbrio.


    Ou seja, o Therasuit:
  • Consiste num programa intensivo e individualizado que visa o ganho de força em crianças com paralisia cerebral;
  • Em comparação com as outras terapias convencionais, percebe-se que elas são menos efectivas;
  • Baseia-se nos princípios do Treino de Força;
  • Treina o corpo da criança exactamente da mesma forma que o de uma criança não afectada por uma lesão cerebral;
  • É uma técnica na qual a Fisioterapia aprende e aplica informações vindas da educação física;
  • É um programa estruturado com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento da criança.

O PROGRAMA TÍPICO DE EXERCÍCIO INTENSIVO efectua-se da seguinte forma:

Efectuado de 3 a 4 horas por dia, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas.

  • Primeira semana: trabalho com intuito de redução de tónus, diminuindo padrões de movimento patológicos e aumentando padrões activos e apropriados de movimento e ganho de forca geral
  • Segunda semana: trabalho de ganho de força em grupos musculares específicos reponsáveis pela função
  • Terceira semana: uso do aumento de força e resistência alcançadas pela criança para melhorar o seu nível funcional ao: sentar, gatinhar, andar...

Ou seja, este método:

  • Diminui padrões de movimento pobres ou patológicos
  • Aumenta forca
  • Aumenta o controle e a coordenação muscular
  • Aumenta a resistência
  • Aumenta atividades funcionais  (sentar, gatinhar, andar)
  • Melhora a propriocepção
  • Reduz reflexos patológicos
  • Restaura padrões de movimento e postura apropriados
  • Provê estabilização externa e dá suporte  aos músculos fracos
  • Corrige o alinhamento corporal
  • Influencia o sistema vestibular
  • Estimula o retreinamento do sistema nervoso central
  • Provê estimulações tácteis e sensorias
  • Melhora a produção oral e fluência
  • Aplica sobre o corpo uma pressâo semelhante à ação da gravidade
  • Acelera o progresso dos movimentos e habilidades recém aprendidos

Este Método existe no Brasil nos E.U.A e recentemente em Espanha (Madrid, Palma de Maiorca e Guadalajara).

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Progressos...

Aqui estão... as foto que comprovam que os últimos tempos têm sido tempos áureos...tempos de mudança e sobretudo de progressão!!

Aqui está... o meu "Gugaits" sentado na bola, com a terapeuta, a fazer uma carga bestial nos braços!!



"Marmeladices" de Fim de Semana















sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Chegada do Pai Natal!!

Ontem (1 de Dezembro), o Pai Natal chegou ao Dolce Vita de Ovar acompanhado de muita alegria, cor, diversão e imensos duendes coloridos, entre eles, o Guga, a Magui, o papá e a mamã!!
Ou seja, a "famelga" completa participou na Parada no Natal!! Inclusivé "o feijãozinho"!!!
Ficam aqui alguns momentos dessa tarde agradável...