Ontem tivemos mais uma sessão conjunta de Fisioterapia e Terapia da Fala, com as terapeutas A.M e L.L..
A sessão correu bem, apesar da manha manifestada por parte do Gonçalinho, que nos tem surpreendido com algumas estratégias engraçadas no sentido de conseguir o colo da mãe e consequentemente o terminus da sessão, como por exemplo: fazer de conta que está a dormir!!!
O danadito fecha os olhinhos e não reage a nada, no entanto, aperta com muita força as mãos da mamã para ter a certeza que assim ninguém o tira do colinho. E se alguém o tenta puxar, ainda agarra com mais força...mas sem abrir o olho!! ;)
Após alguns minutos, as terapeutas consideraram que o Guga continua a manifestar mais função ao nível das mãozinhas, embora demonstre dificuldades em manusear ou manipular os brinquedos conforme gostaria, tornando-se necessário adaptá-los por forma a evitar frustrações. Portanto vamos adaptar alguns Switches aos seus brinquedos preferidos e outra alternativa é o ipad e o seu écran touch.
No que diz respeito ao controlo do tronco e da cabeça, continua muito débil. O que também pode ser consequência da medicação a que foi submetido.
No entanto essa hipotonia dificulta bastante a aceitação da posição de sentado, que continua a ser um problema, tornando-se nesta fase prioritária a sua aceitação.
Portanto, o objectivo deste próximo mês, mês e meio, é
SENTAR o Guga noutros locais que não o colo da mamã.
Para isso, sugeriram que continuasse a usar o colete, por períodos mais longos e sempre que o Guga esteja sentado, pois facilita bastante o controlo do tronco. Sugeriram também, para além da tumble form (que temos utilizado sempre que o Guga permite), o banco de apoio e algumas estratégias de "camuflar" a posição de sentado no nosso colo, quando não temos alternativa. E outros locais em que aceite esta nova forma de ver o mundo!!
Consideraram também, que sempre que o Guga é ligeiramente verticalizado, o controlo do tronco e cabeça melhora significativamente, assim como toda a musculatura da boca. Portanto, dentro de algum tempo, o Guga irá "criar uma amizade" com o plano inclinado, dado que o uso standing frame ainda é precoce.
No entanto, neste caminho, nem tudo é agreste!! O Guga continua em frente, avançando devagar, mas avançando!! Ora apanhando pedrinhas, ora passando por cima delas e deixando outras para trás...
Mas...uma coisa aprendi nestes 6 longos meses: Nunca é tarde para as ir buscar!!
E apesar do que vai ficando para trás...
As birras para comer são cada vez menos frequentes. E já é possível alimentá-lo na tumble form, embora ainda por curtos períodos.
Assim como as birras na cadeirinha do carro (que ocorrem só se estiver muito desperto e são raríssimas) e no carrinho de passeio.
A tolerância às terapias também regressou e esperemos que... para ficar!!
A interação com o meio que o envolve é esplêndida!! O Guga está cada vez mais engraçado, esboça sorrisos a toda a hora e verbaliza vários sons com muito entusiasmo. para além disso, continua a manifestar uma atenção bestial a tudo aquilo que o rodeia.
E como costumo dizer: Cá vamos nós, um dia de cada vez...passo a passo...objectivo por objectivo!!