O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A escolinha...

Pois bem!!
Por aqui as novidades são poucas!

Os dias continuam a correr, maravilhosamente, bem no que diz respeito à escolinha! Aliás as birras (ao contrário do que julguei) são feitas em casa!!! E sobretudo a partir do momento em que acabamos de almoçar e a Magui regressa à escola e o Guga não!

Sendo assim, e ao contrário do que estava previsto para este ano lectivo (até porque existe um calendário de terapias a cumprir) o Guga passará a frequentar a escolinha também da parte da tarde a partir da próxima semana. Só o fará à segunda, terça e sexta, uma vez que a terça-feira e a quinta-feira são dias muito preenchidos em terapias e temos medo que se canse em demasia!

Vamos andando e vamos vendo...
Se existe algo a que o Guga nos foi habituando, foi a não fazer prognósticos!

Inicialmente, confesso que julguei que o Guga nem as manhãs quisesse ficar na escola, mas felizmente (e desde o primeiro dia) ele adora lá estar! Adora os amiguinhos e as suas "mamãs" emprestadas, que modéstia à parte, merecem todos os elogios do mundo!!! 

Sinto total confiança nas educadoras e auxiliar o que me dá um sossego e uma tranquilidade, que pensei nunca vir a sentir. Principalmente no início do primeiro ano lectivo deste desafio que é a Escola!!

Para além do mais a escola parece que faz milagres: O Guga passa a manhã na cadeira, trabalha na cadeira, come na cadeira, nunca chora, enfim... Como se diz por aqui, na minha Terra, "anda um sininho"!!



E quando não está na cadeira está no mimo!! :) 




Ou então envolvido em actividades, como por exemplo, a expressão motora! Em que vai para o chão juntamente com os seus amiguinhos rolar, virar paa a direita, para a esquerda, esticar os braços e as pernas!!! 



As educadoras fazem questão de envolver o Guga em todas as actividades! Adaptando-as sempre às suas necessidades! Factor, que se bem se lembram, me preocupava profundamente no início do ano lectivo uma vez que, conhecendo o meu Guga como conheço, sofreria bastante se do inverso se tratasse!!





O entusiasmo e a satisfação são bem visivéis no seu rosto, quer quando acorda de manhã para ir para a escolinha, quer quando lhe perguntamos como correu a manhã!



quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Novos ídolos!

E os novos ídolos do Guga são:

tchan tchan tchan tchan...







Como dizia o comercial: "É a pura da loucura!"

;)

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Um presente para os amiguinhos!

Hoje o Guga levou para Escolinha, um presente para os seus amiguinhos: um HAMSTER!!!

Escusado será dizer que foi o DELÍRIO DA PEQUENADA! :)






quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Keep Calm

E porque se alguém ainda não percebeu, se é que isso é possível, eu sou mesmo uma STRESSADA!!!

E de facto, a entrada do Guga na Pré-Escola estava (e ainda está) a dar comigo em doida!

Por isso a minha filhota partilhou este póster, hoje, no meu mural do facebook:



Com a seguinte mensagem:

"Vês?? Estavas com tanto medo e ele está a adorar a Escolinha! :)"


ESTA MENINA É UM ESPECTÁCULO!!!!!!!!

Segundo dia de Pré-Escola

Hoje o Guga, à semelhança do dia anterior, esteve sentado na sua cadeira, com MUITA atenção,  durante os bons dias, o conto da História e os jogos matinais. Ou seja, aproximadamente uma hora! :))))

Depois a mamã veio para casa, com o coração a mil,  e o Guga ficou "sozinho" no recreio com os seus coleguinhas, com a mana Margarida (que está sempre por perto) e com os amiguinhos dela.

Entretanto regressaram à sala, depois do intervalo, e estiveram a fazer digitinta e o resultado foi um Guga e uma Educadora do Ensino Especial "AMARELOS"!!!

Quando o fui buscar para almoçar, o Gugolas olhou para mim com uma ar "Isto é MUITO FIXE!!!!"

O que me deixou SUPER FELIZ!!!

Ficam aqui algumas fotos:




terça-feira, 25 de setembro de 2012

Diferença não é defeito!!


Primeiro dia de Pré-Escola

O dia de hoje começou assim:

Acordei com um sorriso lindo, apesar de ser capaz de dormir por mais um par de horas!! E então com esta chuvinha!! Humm! Que bem que me sabia!

Vesti-me, com o papá, sempre muito bem disposto e sorridente!


Tomei o pequeno almoço com a mamã.


Esperei que a mamã perdesse o "ar"  de quem não dormiu nada de noite, tal não era a preocupação e a ansiedade!


Mesmo na hora de sair de casa a cara da mamã ficou ainda pior! Mais um bocadinho e conseguiria ouvir o seu ritmo cardíaco!! :) E depois do abraço e do beijinho que o papá me deu, fiquei com esta cara! :) Tipo: "Que estarão eles a pensar?? Eu não vou para a Forca"!!! Allô???? :)


Mas entretanto a mamã parece que "caiu na real" e mal chegámos ao elevador perguntou-me: "Quem é o menino lindo que vai para a escolinha hoje?? Quem é? Quem vai brincar com os meninos? "
 E eu respondi com este sorriso de entusiasmo!


Depois de uma breve caminhada (sim, porque a mamã precisou de apanhar ar antes de chegarmos e por isso fomos a pé) cheguei ao portão da Escola com esta disposição.


Quando cheguei a minha sala, fui recebido com mil sorrisos e um enorme e harmonioso "BOM DIA GONÇALO" ao qual respondi com um belo sorriso! 

A educadora A. chamou-me para ao pé de si e dos meninos, e como eu vinha da rua, a minha mamã deixou-me ficar na cadeira junto aos meus amiguinhos, ao invés de se sentar comigo na mantinha. Porque ela pensou que ao fim de alguns minutinhos eu começaria a contestar, mas enganou-se!! Porque eu estive sentadinho, cerca de 40 minutos, a ouvir os bons dias, as canções e a maravilhosa história que a minha educadora contou, com muita atenção! Além de que me diverti e ri imenso com a mesma! Quando a história terminou a minha educadora perguntou-nos se queríamos fazer um bocadinho de exercício e nós fomos todos para a mantinha, onde nos deitámos, levantámos os braços, esticámos as pernas, fechámos os olhos e ouvimos uma música muito relaxante no final! Foi muito divertido!! 

Depois fomos ao intervalo e eu tive uma surpresa maravilhosa enquanto estava ao colo da minha Educadora do Ensino Especial: a minha mana Margarida veio-me visitar!! Quando a vi fiz-lhe muitos miminhos e dei-lhe muitos sorrisos. Assim como à turminha dela, quase toda, que também me veio ver! 


Foi uma manhã maravilhosa e muito agradável!!
Um pouco mais cansativa que o normal, é certo!!  Tanto que me deu cá um apetite!! :)
Almocei num ápice e fiquei super bem disposto a "conversar" com os meus papás e com a mana enquanto eles almoçavam!





Amanhã volto para contar as novidades! ;)









segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Reunião com as Educadoras do Gonçalo

Hoje reuni com as educadoras do Guga de forma a "desenharmos" algumas estratégias de facilitação à sua inclusao e planearmos, em conjunto, como vamos proceder em relação à sua integração.

Foi uma reunião muito positiva, onde ouvi o que gostaria de ouvir. Onde referi o que mais me preocupa nesta "nova aventura"!! E sobretudo onde "respirei" tranquilidade e percebi que posso confiar plenamente em ambas.

A Educadora da sala eu já conhecia, aliás é minha amiga e colega. E é, sem dúvida, uma das melhores educadoras que já conheci. Com uma sensibilidade e predisposição para as crianças, difícil de encontrar, nos dias de hoje!! Transpira paixão pelo seu trabalho em cada palavra, em cada gesto...criando uma empatia "automática" junto das crianças!

A Educadora do Ensino Especial não conhecia, mas após alguns minutos de conversa chegámos a conclusão que fez a sua Especialização em Educação Especial com o meu pai! Portanto, modéstia a parte, está muito bem formada!! :)) 

Agora, sem brincadeiras, parece-me uma pessoa muito interessada e também completamente disponivel para todas as necessidades do meu Gugolas. Gostei bastante do interesse que manifestou em relação ao Guga e sobretudo da prontidão em encontrar soluções!

Tal como solicitámos ao agrupamento, aquando da elaboração do PEI (Plano Educativo Individual), a Educadora do Ensino Especial vai estar com o Guga durante todas as manhãs, já que este ano não está nos nossos planos frequentar a pré da parte da tarde, estando esta dedicada às suas terapias. A não ser que ele o pretenda (e assim espero, porque será um excelente sinal) e tenhamos que fazer novas adaptações e alterações à nossa rotina. Nada que não se consiga!! Principalmente quando se tem uma equipa sempre predisposta a alterações se isso contribuir para o bem estar do Guga, como a "nossa"!

A partir de amanha o Guga inicia a Pré-Escola e combinámos que durante esta semana eu estarei "por perto" dentro da sala, ou não fosse eu uma super mãe galinha a ajudar na sua integração, assim como a orientar, discretamente, as educadoras relativamente a posicionamentos, comunicação, manuseamento de materiais, etc etc. E matando, também, as saudades do "activo"!!! 

No entanto na próxima semana, e porque já me foi declarado,  estou PROIBIDA de lá ficar!! :)) 

Ficou combinado também que eu levaria o standing frame e a cadeira de posicionamento, uma vez que estes equipamentos lhe permitem outras oportunidades, assim como outros materiais que eu considere adequados e pertinentes.

Estivemos também a escolher um local discreto e sobretudo privado para a higiene do Gonçalo, assim como a avaliar o espaço da sala por forma a facilitarmos a sua deslocação na cadeira.

Confesso que o único fator que me preocupa são as possíveis "barreiras" exteriores!! Já que, pelo fato da escola ser muito antiga, são péssimas.
Mas eu sou teimosa! E o Guga vai fazer o mesmo percurso que as irmãs e ponto final! Só se essa escolha, algum dia, for altamente prejudicial ao seu bem-estar é que ponderarei essa teimosia!

Para já tento pensar que as vantagens de lá estar são, de longe, muito superiores às desvantagens!!

Mas também, onde existem boas condições de acessibilidade em Portugal???

Quem sabe nao será até melhor aprender a lidar com estas dificuldades logo desde pequenino?? Não é? Digam que sim por favor!! 

:)

A ver vamos...

Amanhã começamos um novo caminho!! 










domingo, 23 de setembro de 2012

Férias de Verão

Este ano, à semelhança dos anos anteriores, rumámos ao Algarve!! Foi um mês fabuloso, apesar dos "pesares habituais" na nossa vida!! Ou seja, apesar das noites mal dormidas, dos dias de muitas birras, de andarmos sempre com "a casa às costas" para qualquer lado que fossemos... os dias MARAVILHOSOS foram mais que muitos!! Pena que já terminaram! :)

Ficam aqui alguns momentos:


Não faz mal ser diferente!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pequefitness


A PEQUEFITNESS é uma marca de equipamentos para reabilitação e treino infantil, que permitem uma utilização divertida e sem condicionamentos climatéricos.

De momento a sua representação em Portugal é exclusiva. Sendo a clínica Kinésio a única representante a nível nacional.

Mais informações através do 224 925 007 ou geral@kinesio.pt

Entregas para todo o país.





Consulta de Aromaterapia

E porque as noites têm sido cada vez piores...
E porque o cansaço já é imenso e insuportável...
E porque já não sabemos o que fazer...

Decidimos experimentar outras alternativas e, depois de uma sugestão por parte de alguém em quem confiamos plenamente, optámos por procurar a Aromaterapia para tentar regularizar os sonos do Guga. Ou pelo menos fazer com que ele durma, já que no último mês, o pestinha, demonstrou uma resistência quase sobrenatural ao dormir.  O que nos levou inclusivamente, no desespero,  a recorrer a medicação para o efeito (sob o controlo da pediatra) , de forma a que o nosso menino conseguisse descansar, pelo menos, durante a noite. Mas mesmo assim, ele raramente faz a noite completa, acordando por várias vezes. E sempre que isso acontece ele resiste e luta,intensivamente, contra cada tentativa de o voltar a adormecer. Infelizmente, contam-se pelos dedos as noites em que se manteve, completamente, acordado e com uma enorme birra. 

Mas o que é a Aromaterapia?


A Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. É uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Utiliza óleos essenciais, extraídos de plantas (biológicos), que exercem uma influência sutil na mente e no corpo. 
Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. O que me deixa bem mais tranquila do que os fármacos a que temos recorrido.
Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos.  Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas na travesseira para ajudar a ter uma boa noite de sono. 
Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele e entram na corrente sanguínea, acabando por se "dirigirem" ao "problema" de forma quase intuitiva. 
 Mesmo que as essências sejam usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. Assim como cada forma de administrar o mesmo óleo tem efeitos e objectivos diferentes. 
Por isso, é preciso ter muito cuidado quando se usam os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correcta, são seguros. Mas se forem usados de forma errada podem ser altamente nocivos ou até fatais. Por isso devem ser tratados e usados sempre sob a orientação de alguém creditado nesta terapia.



Sendo assim, na passada quinta-feira tivémos consulta com uma psicóloga (mestre de Reiki e aromaterapeuta creditada pela Florame, uma empresa portuguesa que comercializa óleos essencias biológicos e controlados pela Infarmed) que sugeriu a aplicação tópica de um óleo biológico e vegetal, todas as noites. Não vou mencionar o seu nome, porque tenho receio que este possa ser usado por algum leitor indevidamente. Até porque este óleo foi concebido exlusivamente para o Guga e suas características, nomeadamente a idade e o peso.


Encomendámos também um outro óleo para ver se resolvemos o problema do intestino, que insiste em não funcionar.

Só os teremos na próxima semana. Até lá continuaremos "na ignorância" sem saber se esta terapia será ou não a solução!

Passeios de Verão

Chega o Verão, chegam os passeios!!
Desta vez fomos visitar, na companhia dos amigos: Rita, Fernando, Beatriz e Inês, uma feira de artesanato em Vila do Conde.

Apesar do Guga não estar nos seus melhores dias, foi um passeio agradável e, sobretudo, uma excelente escapatória à nossa rotina!!
O que sabe sempre muito bem!

Ficam aqui alguns registos: