O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 29 de maio de 2012

Primeiros dias...

E num "abrir e fechar de olhos" eis que estamos quase a completar um mês desde o nascimento da Beatriz!!

Se o mês de Abril, por todos os motivos e mais alguns,  foi extremamente lento e quase me enlouqueceu  ... o mês de Maio "voou" !!

Parece que foi ontem que regressei a casa!!

Confesso que esse regresso, apesar de muito ansiado, não foi fácil!

Primeiro porque a recuperação de uma cesariana em nada se compara à recuperação de um parto eutócico. É muito, mas muito pior! Eu odiei a experiência! É certo que o meu nervosismo em nada ajudou...e o estado em que entrei no bloco operatório em muito contribuiu para que esse momento fosse assustador!! Mas como se diz por aí: "Gato escaldado de água fria tem medo", e eu tinha todas as razões para estar assim!! Apesar de saber que estava tudo bem com a minha bebé não consegui evitar questionar-me uma centena de vezes: " E se acontece outra vez??"!!

Felizmente a minha Beatriz nasceu bem...
É linda!
Saudável!



E só por isso tudo valeu a pena!
Tudo se torna pequenino perante esta grandiosidade!! Inclusivé tudo o que lá passei nesse mês!!


Depois, porque o cansaço acumulado na maternidade durante o internamento era (e ainda é)  imenso!!
Tal como descrevi aqui há algum tempo, o mês de Abril foi, sem dúvida, um dos piores meses da minha vida! Foi um mês de muita ansiedade, muito medo, muitas saudades de casa e dos meus e também de muito cansaço!! Sim, porque o repouso nessa condição é relativo! O facto de estar na cama todo o dia não é, de forma alguma, sinónimo de descanso!! É desgastante!! É por assim dizer insuportável! Assim como é extremamente difícil dormir em ambiente hospitalar (internamento)!! Nem com tampões nos ouvidos e medicação para dormir foi possível dormir mais de 4 ou 5 horas! E nos dias em que conseguia dormir esse periodo seguido era óptimo!! Porque na maioria das vezes o sono era interrompido!! Já para não falar no que me passou pela cabeça...e no quanto o meu coração sofreu!!

E regressar a casa assim...exausta, desgastada e talvez até um pouco deprimida (embora eu não goste de o admitir, porque o descomprimir  de tudo deixou-me de facto muito abatida) para iniciar uma "nova vida", uma nova rotina é muito complicado! Nas duas primeiras semanas, e apesar do apoio dos avós (aproveito para agradecer, mais uma vez, todo o apoio) não foi nada fácil ter em conta os horários.   Ora para comer, ora para dormir...enfim! Para tudo... Eu mal me conseguia mexer...e pouco ou nada podia fazer já que o meu tempo era praticamente todo absorvido pela amamentação! No entanto conseguimos manter terapias, escola, actividades!! Mas que não foi fácil, não foi!!


E para "ajudar à festa" a pequena Beatriz só gosta de dormir de dia! Ou seja, se antes até dormia 4 ou 5 horas, agora ou não durmo ou durmo 2 ou 3 horas!!
E assim já conto dois meses a dever muitas e muitas horas à cama!! Porque durante o dia é muito difícil conseguir descansar... Há roupa para lavar...há almoços e jantares para fazer...banhos para dar...ou seja, uma vida para organizar!!

Mas lá está!! Isso passa!!!
A qualquer altura a Beatriz vai entrar no nosso ritmo!!
Pelo menos assim espero...e bem preciso!! ;)


Apesar de tudo, posso dizer que não fossem as noites longas, tudo parece estar encaminhado! Já conseguimos conciliar todas as tarefas, cumprir a maioria dos horários e sobretudo ter  tempo em família!

E, embora seja complicado, está a ser bem mais fácil do que aquilo que eu julgava que ia ser. Porque já sabíamos que não ia ser fácil...não somos tontos! Nem somos um casal inconsciente! Mas pensámos que para além das alterações à nossa rotina, o temperamento do Guga fosse outro!! Ou seja, fosse pior! Pensámos que o Guga fosse ficar com imensos ciumes e inclusive "andar para trás" em algumas coisas. Pensámos que o seu comportamento fosse piorar a "olhos vistos", já que é um menino (felizmente) muito mimado!!

Mas felizmente enganámo-nos. Mais uma vez o nosso menino surpreendeu-nos pela positiva! E mostrou ser um "homenzinho"!! Logicamente,  está mais sensivel, precisa de mais atenção do que o normal...mas desde o primeiro momento em que viu a irmã que gosta imenso dela! Adora pegar nela ao colo, fazer miminhos...e nunca, mas nunca faz beicinho quando me vê a dar de mamar, ou a pegar na Beatriz ao colo!! Tem tido um temperamento bestial!!

Aliás, no dia do nascimento, a primeira vez que a viu eu estava a dar de mamar e eu fiquei muito preocupada com a reacção dele! . No entanto ele achou o máximo! Tanto que lhe perguntei se queria levar aquela bebé para casa, e ele respondeu (com a cabeça) imediatamente que sim!

E desde que cá estamos todos que a "marmelada" tem sido imensa!!

A Beatriz é uma menina de sorte!! Sem dúvida!! Tem dois irmãos apaixonadíssimos por ela!! Já para não falar nos pais!! :)

Somos, sem dúvida, uma família feliz!!
















Sem comentários:

Enviar um comentário