Introdução
A paralisia cerebral é um distúrbio não-progressivo provocado por um dano nos centros de controlo motorizados do cérebro em desenvolvimento1. A incidência da paralisia cerebral varia entre 2.12 a 2.45 por 1000 nascimentos vivos1,2. Em mais de 75% dos casos os danos cerebrais ocorreram durante a gravidez. No momento não existe cura para a Paralisia Cerebral3. O tratamento com células estaminais autólogas parece ser uma terapia promissora para melhorar a condição do paciente com paralisia cerebral4.
Métodos
45 pacientes com Paralisia Cerebral foram tratados com células estaminais autólogas pelo XCell-Center. A injecção das células estaminais foi efectuada por punção lombar. 200 ml de medula óssea foi extraída da crista ilíaca e foi concentrada para transplante usando centrifugação gradiente (o número referência de células doadas foi de 6.000.000). Depois do tratamento os pacientes foram avaliados usando uma sondagem pós-tratamento. O resultado dos 45 pacientes tratados é apresentado neste poster.
Resultados
A idade referência dos pacientes tratados foi 9.8 anos e a idade de 50% dos pacientes tratados dói inferior a 6.5 anos. O paciente mais velho tinha 44 anos de idade. A distribuição por género foi praticamente igual. Quase 70% pacientes tratados mencionou melhorias (figura abaixo).
O tipo de melhoria incluiu uma diminuição da espasticidade, uma melhor coordenação, um aumento na função motora, um aumento da estabilidade postural e uma melhoria das funções mentais, resultantes de uma melhoria da comunicação. Sentar sozinho, manter-se em pé e mesmo caminhar sem ajuda foi reportado. Melhoria da articulação e capacidade de falar melhor foi observado em 40% dos inquiridos. Foi ainda reportado por quase 17% dos pacientes uma diminuição significativa ou mesmo ausência de ataques epilépticos.
Todas as melhorias foram notadas nas 8 semanas seguintes à aplicação de células estaminais autólogas. Os resultados não apresentam nenhuma correlação aparente entre o resultado positivo e o número de células estaminais administrado.
Conclusões
Em resumo, as células estaminais autólogas injectadas na cavidade espinal demonstraram ter uma grande e positivo efeito no estado de saúde de quase 70% dos pacientes tratados. O transplante de células estaminais parece ser uma terapia poderosa e potencial para este grupo de pacientes. A prova científica será obtida por um ensaio clínico duplamente cego aleatório de controlo planeado
Sem comentários:
Enviar um comentário