O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Às vezes penso...

...que tem sido, que está a ser e que provavelmente será muito difícil...acordar todos os dias e enfrentar esta nova rotina a que tivémos que nos habituar à força!!! Sem alternativa!!!

Nestes últimos meses ouvi várias opiniões no que diz respeito à aceitação de um filho especial...houve quem dissesse que o primeiro ano é o pior...outros disseram que os primeiros três, quatro anos é que custam bastante...outros que logo, logo me vou habituar e aceitar...outras que nunca irei aceitar, o segredo é aprender a ir aceitando...etc...etc...
O que é certo, é que custa muito...dói que se farta!!!

E por isso estes dias não têm sido nada fáceis!!!
Talvez porque têm sido dias com os pré-requisitos essenciais para serem bons dias (calor...piscina e espreguiçadeiras à disposição...). Dias por que ansiei tanto no ano passado e em que pensei que por esta altura o Guga já estaria grande e provavelmente já se deslocaria para todo o lado, aproveitando os dias quentes de Verão...a piscina da avó Ana Maria como fazemos todos os Verões e os Domingos, certamente,  seriam mais felizes ainda e cada vez melhores!!! Imaginei-o, por diversas vezes, a gatinhar na relva, a chapinhar nos degraus da piscina, sentado na sombra do guarda-sol a brincar com a irmã à espera da hora de dar um bom mergulho...

E afinal...

O que é certo é que hoje sei e sinto que não há condições!!! Provavelmente nem para ir de férias!!! Porque o Guga, infelizmente,  não fica sentado sozinho em lado nenhum...não gosta de ir à piscina...fica "aflito" com o sol...e infelizmente...não se desloca!!! O que implica que esteja sempre alguém por perto (muito perto) e de preferência que esse alguém seja a mãe!!!

Antes de o Guga nascer pensava muitas vezes no que sentiriam as mães, que por motivos de força maior,. não podiam dar aos filhos o que eles desejavam...e isso "matava-me" por dentro!!! Não gostava sequer de imaginar...

Hoje penso...não será pior ter o poder de proporcionar tudo...e os filhos não serem "capazes" de usufruir??

Acreditem que é bem pior!!!!

E isso leva-me mais uma vez a pensar no futuro...em como será???
Também penso como seria se os prognósticos iniciais se tivesses concretizado...e isso, de certa forma, dá-me alegria!!! Porque poderia ter sido pior!!
No entanto...está muito longe do que sonhei!

Era suposto estarmos bem mais felizes do que estamos!!

Eu sei que tenho uma filha que pode e usufrui de tudo o que quer!!! E isso deixa-me muito feliz!!

 Mas não consigo deixar de pensar nas coisas mais simples e belas da infância...e se algum dia o Guga as conseguirá realizar, como po exemplo:
...saborear um gelado sozinho!
...fazer bolinhas de sabão!!!
...comer um balde de pipocas!!
...nadar!!
...fazer castelos na areia e fugir das ondas, na praia!
...correr!!
...andar de bicicleta!
...lançar um papagaio!!
...dançar!!
...pintar, recortar e colar!!! Dando asas à imaginação!
...fazer de conta que é...(tudo aquilo que imaginar)!
...fazer bolinhos e lamber os dedos no fim...
...fazer zapping no comando e escolher os canais infantis!!
...brincar à cabra cega...a apanhada...às danças de roda...
...cantar!!
...chamar por mim!!! Dizer que me ama!!
...

Não era suposto Deus permitir que todas as crianças o fizessem???

Então porquê o nosso Guga??? E tantos mais...???

E por isso...choro e choro e choro...e nunca me secam as lágrimas!

12 comentários:

  1. Oh Xaninha...Imagino como deve ser mesmo muito difícil conviver com todas essas expectativas e com todos esses receios mas sei também que o Guga tem a sorte de ter uns pais fantásticos que de tudo fazem para lhe proporcionar tudo o que de melhor há...E o resultado é que ele é um menino muito feliz e de certeza que o vai ser sempre porque vocês vão descobrir com ele formas de ultrapassar as dificuldades e, aquelas que não puderem ser ultrapassadas, de certeza que com o vosso amor e carinho ele vai saber conviver com elas e contorná-las da melhor forma!

    Vou pegar só num pormenor do teu discurso e fazer-te uma pergunta...Será que o Guga já não te diz muitas e muitas vezes o quanto te ama? Será que há muitas mães que se podem orgulhar de ter um filho de apenas 7 mesinhos que já demonstra de forma tão intensa esse amor? Eu acho que nunca vi tantas demonstrações de amor de uma criança tão pequenina como vejo entre ti e o nosso Guguinha. E quanto ao gritar que te ama muito...tenho a certeza que com o vosso empenho ele o vai fazer a plenos pulmões.

    Um beijinho muito grande carregado de força para ultrapassares estes momentos em que a angustia parece ser mais forte que tudo!

    Ps: Não te esqueças que estamos aqui para dar uma ajuda para o Guga e a Maggui poderem usufruir deste verão...é só ligares que nós estamos prontos e com vontade de passar umas tardes com vocês na prainha, e de certeza que o Guga vai aprender a adorar a praia...

    ResponderEliminar
  2. Xana...o teu Guga é feliz e vivo..ao teu lado é feliz..ele quer viver com a mãe..ele ama a mãe a melhor amiga dele..e isso não é bom?..é maravilhoso..não sente medo ctg por perto e tu tb não..ele adora-te ..tu és a musa ..a mais q tudo..tens q te sentir compensada por tanta adoração.
    Agora vou-te fazer uma pergunta:conseguirias viver sem o teu menino?
    Claro q não,ele faz parte de ti e só tu consegues estimula-lo tanto, para q ele aos bocadinhos ultrapasse cada objectivo.
    Xana esta missão foi-te dada a ti e não foi a "toa"..tu consegues..não podes desesperar...
    um beijinho e "força nas canetas",tu és linda.

    ResponderEliminar
  3. Olá Xana, imagino q deve ser mto dificil ñ conseguirem realizar os vossos sonhos e expectativas, mas penso q o melhor é pensares q dás ao Guguinha e a Magui o melhor q eles podem ter e q os 2 aproventam mto bem, é o vosso AMOR de pais, qto às férias pensa q estão adiadas,ñ perdidas. Realmente ñ sabes o q o futuro vos reserva,cm o q podem contar, mas acredita q d formas diferentes acontece cm mtas pessoas (eu mm há poucos dias imaginava q daki a uns meses teria 2 bebés a encher-me a casa e d 1 dia para o outro fiquei só cm 1 vazio enorme). Ñ percas a fé d q um dia o Guguinha irá fazer mtas coisas e continuará a ser mto feliz, pq tem os melhores pais q podia ter!!!! Bjnhos Gdes Eleonor

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana, é dificil escrever o que o meu coração te quer dizer...e por vezes as palavras poderão não surtir o devido efeito.
    Sobre a aceitação de uma criança especial, por mais que nós digamos que aceitamos, vamos aceitando, que custa é no princípio, a minha opinião pessoal é que nunca aceitamos e não aceitamos porque estamos tristes e revoltados e porque no fundo do coração esse não era o nosso desejo, o nosso desejo era ter um filho saudável e não um filho especial.
    O que nós vamos aprendendo é a lidar com esta nossa nova realidade, mas essa aprendizagem não é um sinónimo de aceitação, é sinónimo de crescimento e de maturidade num processo que é bastante desgastante.
    O importante neste momento és tu e só tu poderás superar esta situação e sabes que mais, não tens de aceitar, mas tens sim de viver o melhor do dia-a-dia do Guga e esse melhor dar-te-á forças para enfrentares os dias menos bons.
    O mais importante não é focalizares-te no que ele poderia estar a fazer neste momento, mas sim no que ele já faz e encarares isso como grandes desafios que ele já superou.
    Não olhes para os diagnósticos iniciais/ intermédios, olha para o Guga e segue o teu coração de mãe, que melhor que ninguém saberá o melhor caminho a seguir.
    Não é fácil não...demora algum tempo...demora, mas quando conseguires verás que a tua vida será bem mais fácil.
    Como dizes têm tudo para estarem felizes, por isso minha amiga aproveita tudo o que tens nem que para isso tenhas de dar mil e uma voltas para conseguires alcancar a felicidade que desejas e que mereces.
    Ainda hoje nós temos de fazer muitas concessões para agradarmos a todos cá em casa, a nossa vida é feita em função dos horários/rotinas do Guilherme, e apesar de isso ser mais complicado eu prefiro assim, pois sei que nesses momentos todos estamos felizes, pois se for ao contrário sei que é bem mais desgastante.
    E como te digo não é aceitação é aprendizagem...pois vamos aprendendo a viver com a diferença.

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. Olá a todas,
    Obrigada pela força!!!
    Mas tem sido, de facto, muito dificil!!
    Dificil aceitar o que aconteceu com o Guga...
    Porque não me é difícil aceitar o Guguinha...pelo contrário!! Amo o meu filho como amo a minha filha!! São os dois extremamente importantes para mim...Aliás, o que tenho de melhor nesta vida!
    Continuo a achar que ambos foram o melhor presente que Deus me deu!!

    No entanto...não consigo deixar de pensar Porquê? e em como será daqui para a frente!!

    Mas julgo que se não fosse assim, não seria normal, não acham??

    Beijinhos grandes e obrigada pela força mais uma vez!!

    Sozinha seria bem mais difícil!!

    ResponderEliminar
  6. ...Não somos poupados a sofrimentos, mas é-nos dada a possibilidade de reagir e continuar a avançar. Se temos saudade do que ficou atrás, também nos é permitido sonhar com o que está adiante. Se conservamos o sabor das derrotas que tivemos, também planeamos as vitórias que se seguem.(Paulo Geraldo.
    ...Apesar de em consciência a Ana estar a viver este momento e saber muito bem o que a espera (obstáculos, derrotas, vitórias, alegrias, tristezas, sorrisos e choro), não tem como não deixar de pensar em toda esta situação tão injusta que vos aconteceu, à Ana, ao seu marido, à sua filha, avós, etc.... mas a quem efectivamente aconteceu foi ao Guga, esse ser maravilhoso que derrotou tudo e todos para estar convosco nesta vida...
    Por muitas palavras e conselhos que lhe possam dar, não há nada que apazigue essa dor, tem que ser a Ana a saber lidar com toda esta luta e dar todo o seu melhor ao Guga e restante família. Não imagino o quão desgastante e desesperante deve ser... mas no fim, acredito que basta um sorriso e mais uma etapa ultrapassada para que a Ana olhe para trás e diga que não valeu a pena tanto sofrimento...
    É fácil para mim dizer tudo isto à Ana... quando em Março tive o meu menino em perigo, não havia (e não há) uma única palavra que consiga descrever o quanto sofri, e nos meses seguintes o quanto revoltada fiquei por nos ter acontecido a nós e a ele (principalmente a ele..), mas não há explicação Ana... temos que ser nós, sozinhas ou com ajuda, que temos que dar a volta por cima...
    Chore, grite, espernei..faça "trinta por uma linha" para se sentir melhor, mais leve, mais solta... mas aproveite o que a vida lhe está a dar... há uma razão, que se calhar ainda não descobriu, para a Ana ser a Mãe de um menino tão especial...
    Quanto às questões mais práticas Ana, aceite toda a ajuda que lhe dão, arranjem uma sintonia para conseguirem dar a volta por cima, a Ana apesar de ser Mãe também é Mulher e Esposa...

    Um beijinho e um abraço do tamanho do Mundo e que Deus vos proteja e acompanhe sempre...

    ResponderEliminar
  7. Obrigada Paula,
    Pelas palavras, pela força, pelo apoio, pelo cuidado e por "caminhar de mãos dadas" connosco.
    Um beijinho muito grande para si, também.Ana

    ResponderEliminar
  8. pois e amiga nao esta a ser facil nem ninguem sabe(SO QUEM TEM O MESMO EM CASA)o k vai no teu intimo,nem nos k estamos tao proximo sabemos...POIS NINGUEM DIZ TUDO NEM DEMOSTRA NO TOTAL O K ESTA CA DENTRO.portanto e um dia de cada vez e.............
    nao te recrimines pois nao es perfeita,ou seja ninguem o e tu ja estas a ser a melhor mae k qualker criança poderia ter...acredita,pois eu mias k ninguem o sabe.VA BOLA PA FRENTE K O NINO JA E UM CAMPEAO.....E DOS BIG.GOSTO MUITO DE TI NAO TE ESQUEÇAS DISSO.Á E FERIAS É ONDE O HOMEM QUISER....NAO É?CHEIRINHO NA TOLINHA.

    ResponderEliminar
  9. A tua família é linda! Tu és o exemplo para todas as mães! Tens uma força indestrutível e o Guga é a prova disso e de todo o vosso amor!
    Ele está maravilhoso... tem uma sorte imensa em ter a família que tem!
    As coisas menos boas, não passam de areias... as verdadeiras pedras preciosas... essas sim vale a pena guardar... a areia desparece com o vento... tudo vai melhorar... só pode! Acredita!
    Estamos contigo... sempre!
    Muitos beijinhos e um xi especial ao Guga!
    Cristina

    ResponderEliminar
  10. Olá Cristina,

    Antes de mais...que bom que é ter-te de volta!!! ;)
    Obrigada amiga...tens o dom da palavra!!!
    De facto tudo isto não passa de uma tempestade de areia!!! É isso mesmo!!! E como estamos quase em Agosto, faz parte!!! Afinal somos do Norte e temos nortadas!!!
    Um beijinho muito grande e obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Querida Xana,
    As pessoas justas, com um "bom coração" (como tu), orientam a sua vida por valores nobres. Nas escolhas que fazem no seu dia a dia procuram a rectidão, são guiadas pela bondade.
    Sucede que na vida real nem tudo corresponde ao que desejaríamos, nem tudo é satisfatório.
    Imagino que muitas vezes tenhas dúvidas, tendo em conta os desafios que vocês enfrentam é normal, com as emoções que sentes, é natural até que em alturas fiques confusa.
    Não deixes que isto te retire o ânimo e o optimismo, precisas dessa força toda que te caracteriza para continuares o caminho, para levantar o castelo.
    Forte abraço,
    Gonçalo (primo Filipe)

    ResponderEliminar
  12. Obrigada primo!
    Quando apareces??
    Continuo a aguardar...
    Xana

    ResponderEliminar