O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Esvaziar a alma...

E porque a necessidade de esvaziar a alma é tremenda, aqui vai...

Antes de mais, peço desculpa a quem possa magoar ou ferir susceptibilidades...mas quem me conhece sabe que uma das minhas carateristicas é a frontalidade...A autenticidade no que diz respeito ao que me vai na alma!!

Sendo assim, ao longo destes oito meses experienciei várias emoções, algumas até então desconhecidas e bem difíceis de suportar...vivi momentos de alegria, momentos de angústia, momentos de aflição, momentos de medo, momentos de ansiedade, momentos de dor e sofrimento, momentos que não sou capaz de definir...mas ultimamente quem vence é o cansaço, a exaustão...não há lugar para mais nada...

E isto porque tenho vivido muito acima das minhas capacidades...tenho "empurrado" os dias com muito esforço e muito acima dos meus limites!!! E embora tenha feito "ouvidos moucos" sempre que me disseram: "Vai com calma, tens que descansar!! As forças não duram sempre!!! " Agora, sinto-o na pele e em cada músculo do meu corpo. No entando a verdade é só uma...não tive outra alternativa!!!

Porque "tenho remado este barco" praticamente sozinha!

As pessoas dizem-me que o Guga está muito ligado a mim e que é urgente deixá-lo por curtos espaços de tempo para que se processe a desvinculação...
As pessoas dizem-me para não me esquecer que para além de ser Mãe, sou Mulher, sou Esposa!!!

E as alternativas?? E as possibilidades de o ser?? De o fazer?? Onde estão??

Mas... sinceramente, o que sinto é que sou´, única e exclusivamente, mãe e por vezes só do Guguinha...porque infelizmente NÃO CONSIGO, prestar a atenção e cuidados que desejaria à Magui. E isso faz-me sentir pessimamente!!

A minha vida. neste momento, não me permite fazer nada...não me permite ser alguém!!!

Tenho saudades do tempo em que ficava aborrecida porque não tinha nada para fazer!
Tenho saudades do tempo em que achava uma perda de tempo ver um filme na TV!!
Tenho saudades do tempo em que por não ter nada para fazer, dava-me ao luxo de ir a um cabeleireiro, a uma esteticista...a uma ida à praia e a uma sesta de tarde!!!
Tenho saudades de ver uma revista de fofocas...
Tenho saudades de ler um livro...
Enfim...Tenho saudades de ser Mulher!!!

Tenho saudades de jantar fora com o meu marido!!!
Tenho saudades de fazer uma noitada com os amigos!!
Tenho saudades das conversas, dos nossos momentos!!
Tenho saudades de ser Esposa!

Tenho saudades de MIM!!!

No entanto não trocava a minha vida por nada!! Não queria que tudo voltasse a ser como dantes!! E que por magia estes últimos meses desaparecessem...Porque amo o meu filho, aliás os meus filhos, mais do que tudo na vida! Querias somente ter uma "vida normal" como tantas mães...

Para além disso,

Tenho saudades do tempo em que não me sentia sozinha...
Tenho saudades de sentir que tinha amigos...
Tenho saudades de sentir que a família era enorme...

Mas infelizmente, e perdoe-me quem se sentir ferido, hoje sinto que pelo simples facto de o Gonçalinho ter Paralisia Cerebral, muitas pessoas se afastaram...

E digo para mim mesma...é só uma Paralisia Cerebral...não é uma doença contagiosa!!!
É o MEU/NOSSO FILHO!!! O que por si só faz dele neto, sobrinho, primo (em primeiro ou segundo grau) de alguém mais...o que faz dele o filho de um casal amigo (como sei que várias pessoas nos consideravam)!!
E hoje não é bem assim...o Guga está rodeado de algumas pessoas...mas não de todas a que tem direito!!!

Não é uma doença...é uma característica...assim como ser negro, branco, amarelo, careca, etc...É uma PESSOA como, ou melhor do que, as outras!!!

Infelizmente sinto-me muito magoada com várias pessoas...principalmente com aquelas que julguei não serem capazes de nos "abandonar"!! Que julguei serem, para além daquelas que estão sempre presentes e prontas a ajudar, as primeiras a disponibilizarem-se para o que fosse necessário!!
Mas enganei-me!!

Infelizmente há pessoas que ainda não "deram" nada pelo Gonçalinho...por nós!!!
Escusado será dizer que não me estou a referir a bens materiais ou até mesmo a questões monetárias...porque não é disso que falo!!

Quando digo que não deram nada, estou-me a referir a passar uma tarde com ele, brincando com ele (Sim!! Porque ele também brinca!! Ele até pode não ter algumas competências, mas tem as mesmas necessidades do que qualquer outro bebé.)...ou até mesmo reflectir um pouco sobre nós e tentar encontrar soluções, estratégias de amenizar um pouco as nossas rotinas...se é que elas existem!!

Se isto é um pedido de ajuda?? É!!!

Estou cansada de ver várias pessoas envolvidas nos nossos "problemas"...e de as ver fugir na hora de encontrar soluções!!

Sinto-me extremamente CANSADA...fisicamente, psicologicamente...não sei por quanto tempo vou aguentar!! E isso assusta-me!!! Porque estou-me a acabar!! E o caminho ainda é muito longo!!

No entanto não posso deixar de agradecer às poucas pessoas que nunca se afastaram...que fazem esta caminhada de mãos dadas connosco...e que NUNCA, mas NUNCA se negaram a ajudar!!

Agradeço, do fundo do coração, a todas elas o que têm feito por nós!!!

Mas não acho justo serem sempre as mesmas...não me sinto contente com tantos afastamentos!!! Até porque sei que a maioria se afastou porque não sabe o que dizer!!!

Basta dizer "Olá!"...Basta deixarem tudo ser como era dantes!!!

E tudo seria bem mais fácil!!

E antes de terminar...
Deixo uma questão: Pelo simples facto de termos um filho com deficiência, não temos direito a ter uma vida normal???
Não temos direito a sentir o carinho...o calor da amizade que outrora sentíamos??
Não temos direito a sentir a força que une uma família??? Capaz de ultrapassar qualquer barreira, qualquer dificuldade??

E por isso faço um apelo...

APAREÇAM!!!
MOSTREM QUE AINDA CÁ ESTÃO!!
AJUDEM-NOS!!

Basta que se façam presentes!!!

Mas apareçam com vontade...não porque quase supliquei!! Façam-no sem ser por caridade!! Sim...porque julgo que ser amigo de pessoas NORMAIS como nós não é caridade!
Apareçam com as qualidades que nos fizeram gostar de vocês e sentir a vossa falta...


E agora pensem...
Por este sorriso...NÃO VALE A PENA???


10 comentários:

  1. Obrigado por esvaziar a alma ! Esvaziarão muitas quando lerem este post !
    É com imensa alegria que sigo o teu blog ; é a minha maneira possivel de estar presente... por esse sorriso , vale mesmo a pena !!!

    Um beijinho nos piolhecas e um grande para ti mommy

    ResponderEliminar
  2. por esse sorriso vale tudo ;)
    é um menino encantador é pena nem toda a gente ver isso mas acreditem que é verdade e uma criança como todos nós já fomos.....

    Pensei no quanto vocês podem ajudar esta criança e esta mãe que anda cansada, pensem no quanto podem ser úteis e nu quanto podem fazer feliz este doce de menino :)
    Até me dá uma dor no coração só de pensar que ainda ah pessoas assim :(
    Guguinha as tuas Titis estão sempre aqui meu amor para tudo <3

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!
    Estou sem palavras mas não muito surpreendida com o que sente em relação a quem julgava serem os amigos que afinal, e se calhar não o eram assim tanto.
    Este blog é a minha primeira visita da manhã, todos os dias desde que tive conhecimento dele, pois do seu problema eu soube quase nos dias imediatamente a seguir ao parto.
    Apesar de não ter deixado muitos comentários é o livro que diàriamente desfolho, várias vezes ao dia, sempre que o meu netinho (que vai fazer 6 meses para a semana) me deixa uma vez que por enquanto fica comigo.
    Os amigos não são os que frequentam a nossa casa para as patoscadas e farras ao Sábado à noite ou para as tardadas à beira da piscina.
    Amigo é aquele que está lá mesmo quando está longe, é aquele que nos apoia mesmo quando acha que estamos a seguir o caminho errado, é o que nos conforta só com um olhar cúmplice, é o que tem sempre a porta de sua casa aberta ainda que esta seja um "palheiro".
    E acho que a Ana está a sentir essa faceta até agora desconhecida.
    A sua disponibilidade é reduzida, a sua prioridade é a sua família (e não só o Guga), o seu tempo é cronometrado como se duma competição se tratasse.
    Os compromissos são mais que muitos, o cansaço está atràs da porta e isso não dá com a Amizade.
    Desculpem os seus verdadeiros amigos, mas esses não vão sentir-se certamente ofendidos pois sabem o significado da palavra. Os outros, esses, não interessam e quem fica a perder são eles.
    Sim, a perder e muito!
    A vossa família é LINDA de morrer. Viva essa sensação e cada minuto como se fosse o último.
    Não podemos deixar escorregar por entre os dedos as sensações boas de cada dia, os sorrisos dos nossos filhos, os olhares carregados de ternura que nos devolvem a cada gesto que lhe fazemos como dar a papa ou mudar a fralda.
    Não pense agora nos outros que não pensam em si.
    Pense no seu bébé, na sua princesa e no seu marido, nos seus pais que a ajudam a levantar a cada tropeção.
    Esse pedregulho que lhe colocaram no caminho ainda há-de quebrar e ficar em mil pedrinhas que vão ajudar na construção do tal castelo que sonha para o Guguinha.
    Eu estou longe e limitada a algumas condicionantes, mas creia que se estivesse perto, teria o maior prazer em ser sua companheira de luta e certamente ajudava a tomar conta desse bebe. Infelizmente estou desempregada e a idade (não sou velha nem nada que se pareça) não ajuda a arranjar novo emprego o que é neste momento um dos meus grandes problemas.
    E, já lhe disse isto uma vez mas vou fazê-lo de novo: a Ana foi escolhida para uma missão, porventura a mais nobre: criar uma criança especial, uma criança que não poderia ter melhor MÃE.
    Os medos, o cansaço, as dúvidas fazem parte dessa missão que está a desempenhar na perfeição.
    Deixo-a com um pensamento: o sorriso do Guga é o sorriso mais ternurento, enche de luz o universo e é todinho para si!

    Um beijo de gratidão pela MULHER e MÃE que é e que deve orgulhar todas as mulheres e mães.

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  4. Sozinha, tu não estás! E acho mesmo que NUNCA estarás, mesmo que, por vezes, sejas tu a tentar o isolamento...
    As coisas não são fáceis. Nunca foram e não vão ser...
    Mas o barco que tens de conduzir não tem de ser, não está a ser e nunca será remado apenas por ti!
    Neste teu "esvaziar da alma", tu própria mostras o caminho a seguir...
    Mas as forças que te faltam, não te esqueças disso, também podem estar a faltar a quem sofre por te ver assim sofrer...
    No meu "optimismo céptico", eu vejo que as coisas ainda podem piorar e que o caminho ainda vai apresentar MUITAS PEDRAS pela frente... No entanto, tenho a certeza, com essas pedras havemos de construir o Castelo a que o Guga tem direito e do qual ele próprio vai ser o "arquirecto"

    ResponderEliminar
  5. palavras para quê? sei perfeitamente o que sentes pois em tempos também o senti,e ainda hoje após 2 anos custa olhar em frente. voltar a trás é impossivel, os ses... só nos trazem mais angustias, temos que levantar a cabeça enchugar as lágrimas e viver um dia de cada vez, sem esquecer que somos mães e mulheres.
    sozinha nunca estarás, mm que sintas isso, lembra-te que nós tb não somos as mm e tb nos afastamos por receio do imprevisto.
    fui mts vezes ao fundo mas por nós os 4 reergui e lutei, até que hoje encaro a realidade com outros olhos, não serve de consolo referir que não somos as unicas, mas tb não temos respostas para o PORQUÊ.
    És uma mãe especial por isso és a mãe do GUGA, fala, chora pois td faz parte desta aprendizagem da vida.
    mt força. inês

    ResponderEliminar
  6. Querida Ana
    Estas palavras foram escritas por ti, mas sentidas por mim e por outras mães que já passaram ou passam pelo mesmo...
    É mesmo assim.
    Entregamo-nos de corpo e alma aos nossos filhos e deixamos as nossas outras facetas de lado... adiamos a esposa, a amiga, a filha, a sobrinha, a mulher. Passamos a ser exclusivamente a MÃE.
    É fácil as outras pessoas bombardearem-nos com essas expressões "não se pode esquecer de si mesma e do resto da família" - blá blá bla.
    Mas não é fácil sentirem como nós. É impossível, a não ser que passem pelo mesmo.

    Acredito que seja necessário deixarmo-nos ir abaixo, bater no fundo do poço para depois nos levantarmos AINDA COM MAIS FORÇA!

    Aconteceu-me não há muito tempo.
    Temos que arranjar uma estratégia de conseguirmos dizer "BASTA!" a algumas situações que nos magoam e nos deitam abaixo, para que daí para a frente as conseguirmos ultrapassar com um sorriso.

    Continuo a sentir falta de algumas pessoas que nos "abandonaram"... mas já não as espero.
    Se aparecerem algum dia, serão benvindas na mesma.

    De vez em quando sinto saudades da Sílvia de outrora... mas sei que nunca mais voltarei a ser a mesma.

    Não guardes as coisas só para ti. Desabafa sempre. Já é meio caminho...

    Abraço forte

    ResponderEliminar
  7. Paulinha,
    Obrigada linda!! Eu sei que me compreendes!!!
    Eu sei que estás sempre por aqui e que acompanhas "de perto" a nossa história!!!Beijinho muito grande para ti e para o Sr Piruças!!

    Vanessa,
    Passei um ano da minha vida, envolvida nos vossos problemas e a tentar tudo por tudo, encontrar soluções para que todas pudessem viver momentos de paz, harmonia e sobretudo felicidade!!!
    Lembro-me que vos disse muitas vezes:"Não se deixem derrubar pelos problemas, pelas dificuldades!! Ultrapassem-nos da melhor maneira!! Se não conseguirem...ignorem-nos!!! Porque a vida vale a pena...e é bem curta!!! Não podemos desperdiçá-la com lágrimas e a viver na penumbra!!Sigam em frente, mancando, saltando, rastejando...mas sigam! " Lembras-te??
    Mas hoje...sou eu que não consigo por em prática os meus próprios conselhos!! As minhas próprias soluções!!
    No entanto tenho que te dizer uma coisa:
    És uma Tia com um "T" grande...Como se diz cá no Norte!!!
    Éstas sempre por aqui...
    Não hesitas em deixar uma palavra amiga, de conforto, de coragem...
    Além disso sinto muita veracidade nas tuas palavras!!!
    Obrigada pelo cuidado!
    Obrigada pela tua presença...embora que seja de forma cibernáutica...mas estás sempre presente!!
    Obrigada por tudo!
    Beijinho muito grande de alguém que tem muitas saudades tuas...
    Ah!!! Não podia deixar passar...Vamos lá voltar a pegar no dicionário!! ;) Essa ortografia continua a precisar de uns ajustes!!!
    Beijoquinhas e gosto muito de ti!!!

    Ana Maria,
    Para si só tenho algumas palavras, não porque tenha pouco para lhe dizer, mas porque gostava muito de a conhecer pessoalmente!!! E dizer-lhe o que o meu coração tem para lhe dizer...
    Assim como ao X. que certamente terá uma alma linda como a de todos os seus familiares!!
    Apareça.


    Pai,
    Compreendo o que dizes...até porque vocês vivem esta história intensamente comigo...partilham-na diariamente comigo...e se assim não fosse não sei como seria!!!
    Mas tenho uma pergunta:
    Como podem as pessoas de quem me queixo, ou seja, as ausentes...estarem cansadas de me ver sofrer se não estão comigo, se não me vêem???

    Não consigo compreender...principalmente a indiferença de quem me é bem próximo!!

    Quanto ao Castelo...tenho a certeza que vamos ter um "Guga Vieira"!

    Inês e Sílvia,
    Obrigada pela partilha...
    Obrigada pela força...
    Obrigada pelas palavras de coragem...
    Obrigada por se manterem por aqui!!!

    Beijinhos muito grandes para todos.

    ResponderEliminar
  8. Olá, olá

    Claro, que obviamente, partilho cada palavras...

    Obviamente, porque os seres humanos que nos rodeavam antes, tinham afinal, muito pouco de seres humanos... pessoas bem formadas, solidários, amigos, com coração...

    A minha experiência diz-me e ensinou-me que os vedadeiro ficam conosco, estão disponiveis, partilham o nosso caminho, amam-nos ainda mais do que nos amavam...

    O caminho é dificil mas, contrariamente ao que eu imaginava é cada vez mais fácil...

    Vamos encarando com naturalidade o dia a dia, claro que as dificuldades com que nos deparamos nos fazem perder a cabeça e sofrer de forma intensa mas, conseguimos ser tão felizes, conseguimos amar tanto, de forma tão poderosa, que é incrivel!!!

    Neste momento, O Afonsinho tem 3 anos e meio, vivo os melhores dias de sempre, as férias estão a ser simplesmente fantásticas e tudo o que me assustava: os olhares, as perguntas, os rumores, não me incomodam nada e digo-te que tenho um ORGULHO IMENSO, do Afonsinho, de mim, do pai, dos irmãos por toda a coragem, por todo o amor que todos os dias demonstramos.

    SOMOS FELIZES!!!

    Muitos beijinhos para todos e ACREDITA!!!

    Ps. Como estou de férias e o sinal da net é muito mau, tenho muita dificuldade para escrever e ler os blogues mas, estão sempre no nosso pensamento e no nosso coração.

    ResponderEliminar
  9. Olá Dina,

    Mais uma vez obrigada pela força.
    E sabes que mais...
    És uma grande mulher!!! És uma grande Mãe!!!
    Beijinhos grandes para todos
    Ana

    ResponderEliminar
  10. São nos momentos mais complicados da nossa vida que nós descobrimos quem são realmente os nossos verdadeiros amigos, aqueles que realmente se preocupam connosco. Com certeza já descobriste os teus....e esses sim valem tudo, esses sim são AMIGOS, são os que te vão ajudar a construir este maravilhoso castelo!
    Os outros, provavelmente foram uma paisagem que passaram no caminho que percorres-te até aqui...só tens que continuar o teu caminho com quem realmente merece, com quem demonstra merecer a tua/vossa amizade, as "paisagens" vão ficando para trás e vamos encontrar outras muito mais bonitas, muito mais interessantes!

    E sim, esse sorriso vale tudo, tudo mesmo... e o teu sorriso e o teu bem estar para o Guga e para a tua familia valem tanto ou ainda mais.


    Um beijo enorme
    Ana Mónica

    ResponderEliminar