O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Após uma semana...

Hoje completamos uma semana de tratamento. Uma semana, que ao contrário das anteriores, passou "a voar", talvez porque incluímos mais umas quantas horas de terapias , e dessa forma ficámos com o tempo, ainda mais, limitado.

O tratamento está a correr pelo melhor, o Guguinha está a reagir muito  bem à administração da hormona. Também não poderia ser de outra forma, dado que a sua administração é muito simples e INDOLOR!!
Também a melatonina tem ajudado bastante no ritmo do sono, assim como na tranquilidade e boa disposição (desde que não o sentem em cadeiras) que demonstra ao longo do dia!!

Resultados???
Pois bem...
Tenho as minhas dúvidas!!

Não sei se as recentes evoluções se devem à administração da hormona em conjunto com as terapias, se só à fisioterapia, uma vez que a fazemos diariamente há duas semanas.
Acho precoce atribuir os últimos resultados à GH, no entanto nada é impossível!!! E não posso dizer que tenho o mesmo Gonçalo! Felizmente!!!!

Mas então, quais sãos os progressos que nos "saltam à vista"?

O nosso Guguinha tem manifestado um melhor controlo cefálico e de tronco. Conseguindo ficar sentado (no meu colo), com o apoio das suas mãozinhas, cerca de um minuto.

Também deixou de babar como babava. Entenda-se que o Guga tem para mais de 200 babetes, chegando (no passado) a usar cerca de 20 babetes por dia. E agora...usa no máximo 3 a 4 babetes diários, incluindo os que utilizamos nas refeições!!! Parece-me que de facto, estamos a adquirir um melhor controlo.

Embora a sua atenção, interesse pelo que o rodeia, interacção com o outro, compreensão...já fossem excelentes!! Agora está ...não sei como possa designar...mais do que excelente!!!!

E como não poderia deixar de ser, deixei o melhor para o final...

Ontem enquanto preparava a administração da hormona virei o Guguinha de barriguinha para baixo em cima da cama, já que lhe iria administrar a injecção no rabinho. E qual o meu espanto, quando me dirijo à cama, e constato que o pestinha está de gatas. BEM!!!! FIQUEI CONTENTÍSSIMA!!! Nunca o tinha feito!!! O mais engraçado foi que queria que ele se deitasse, porque assim evitava a contracção dos músculos (facto que pode dificultar a administração da medicação), mas ele não deixou!!! Fez força com os braços, com o tronco e manteve-se naquela posição, até terminar todo o processo!!!


Parece-me que é este o caminho!
Vamos vivendo como até aqui... um dia de cada vez!

11 comentários:

  1. Ai que boas notícias! Acho bem que estejas como quem pisa ovos, mas realmente parece-me evidente a evolução!! Um dia destes já anda por aí a rabiar e a bater com a cabeça nas esquinas, vais ver!! Beijinhos Gigantes e se calhar amanhã vemo-nos outra vez na festa! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana
    Mas que bom.
    Estou muito contente e a torcer para que tudo corra pelo melhor.
    Sabes, já estava preocupada pois todos os dias vinha mais que uma vez ao blogue e não havia notícias. Mas ainda bem que o tratamento está a resultar... seja a dita hormona... seja a fisioterapia.
    Espero que muitas coisas boas venham ainda, pois vocês todos merecem.
    Acredito que tenhas ficado muito muito feliz, e acredita que tens muita gente a torcer para que tudo corra bem e pelo melhor.
    Devagar devagarinho vamos apanhando todas as pedrinhas
    Beijo grande e força para esta nova caminhada.

    Ana Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Que óptimas novidades...fiquei super feliz

    Não interessa se é da hormona, se é da fisioterapia, se é um bocadinho das duas, se é o que for...o que interessa é que pelo que descreveste o nosso Guguinha está a melhorar a olhos vistos...

    E eu vou querer ver com os meus próprios olhos :)

    Um beijinho muito grande para este nosso lutador.

    ResponderEliminar
  4. Que BOOOOOOM!
    Vou já buscar a minha ao frigorifico! Não aguento esperar mais!!!!!
    Beijinhos e que continue tudo a correr bem!!!

    ResponderEliminar
  5. AMIGA SÓ TE POSSO DIZER DUAS COISAS...UAUUUUUUUU...MAS COMO SABES NAO ESTOU ASSIM MUUUIITO ADMIRADA POIS JA DA ULTIMA VEZ DEU PARA REPARAR NISSO...E AGORA A OUTRA ADVERTENCIA....COMPRA UMA(GRADE)POIS ELE VAI CHEGAR Á TUA CAMA Á POIS É PAPÁ.ATTENTION OU LALA.BEIJAO MEUS LINDOS.

    ResponderEliminar
  6. Mas que bom ler estas notícias! tornam o nosso dia/noite mais felizes...obrigada também por isso. Um beijo grande para todos

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana…
    Estou muito feliz com as notícias… estas são realmente muito boas e promissoras para o futuro do teu menino.
    Compreendo as tuas dúvidas, mas o que realmente importa é sem dúvida os progressos do Gonçalo… e acredita que o tempo trará consigo as respostas que como mãe sei que precisas.

    Um dia de cada vez, mas em passos largos…

    Beijinhos… e muita força…

    Tânia Silva


    “A Fé é o complemento aperfeiçoado da razão”
    (Manuel García Morente)

    ResponderEliminar
  8. FIQUEI TÃO CONTENTE, espero que o Guga continue no bom caminho e que esse caminho nos traga ainda muitas mais alegrias. Desejo-vos a toda a força necessária para o conseguir.

    Um grande Beijo ao nosso guerreiro e a todos os que o ajudam na sua batalha

    Deolinda Santinha

    ResponderEliminar
  9. Mas que boas noticias, optimas mesmo!!!! :)

    Fico muito contente com as melhorias do Guguinha!!! e tenho a certeza que à medida que o tempo vai passando, cada vez vão ser mais e melhores :)

    Beijinho enorme da tia Ana****

    ResponderEliminar
  10. Ola Guga ficamos contentes com o teu progresso espero que continues a ter bons resultados no teu tratamento. somos os pais do Ricardo um menino muito bonito e muito espeçial pois tem 5 anos e nasçeu com epilepsia nao foi facil de controlar e que deichou muitas sequelas(atraso cognitivo grave). ouvimos falar no projeto FOLTRA e gostavamos de converçar com os teus pais para um encontro visto ser-mos de perto(vila nova de Famalicao). O meu meil e jorge@cuncortave.com nº tel/965763763 o blog do Ricardo e www.sorrisodoricardo.blogspot.com

    Beijinhos dos pais do Ricardo

    ResponderEliminar
  11. Que excelentes notícias, Aninha :D E, agora, a cada dia, serão sempre mais e mais as boas notícias! Continuo rezando por vocês e, em especial, pelo Guguinha :)
    Beijinho grande com muito carinho e saudade*

    ResponderEliminar