O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 28 de março de 2011

NOVIDADES

E porque já não dou novidades há bastante tempo e me dedico só a partilhar imagens, embora algumas falem por si , aqui estou eu, novamente...

Relativamente ao tratamento, as coisas estão a correr, mais lentamente do que o que pretendiamos, mas mais rapidamente do que é habitual!!!
O Gonçalo tem manifestado melhorias de semana a semana. Algumas são mais notórias que outras, mas que elas têm aparecido, têm!!!
Ou seja, desde que iniciámos o tratamento (há um mês e meio) notamos:

  • Um melhor controlo de cabeça (que é a mudança mais significativa, dado que quase nunca a deixa cair) que lhe permite uma postura mais correcta (como se pode constatar nas últimas fotos que publiquei).
  • Um melhor controlo de tronco, que embora ainda seja muito débil,  permite ao Gonçalinho ficar sentado sozinho por alguns segundos com o apoio das mãos!!
  • Maior mobilidade, dado que começou a virar-se sozinho (da posição de decúbito dorsal, para a posição de decúbito ventral).
  • Melhor "manipulação" dos objectos e mais sucesso nas tentativas de levar os objectos à boca!!!
  • Uma mudança RADICAL no comportamento, manifestando-se bastante mais calmo e receptivo a várias situações que anteriormente rejeitava a 100%, nomeadamente às alternativas ao colo (a cadeira de alimentação, onde fica sentado por períodos superiores a 30 minutos a brincar, o sofá, o chão, o banco sueco) assim como às terapias, onde tem mostrado uma colaboração fantástica e uma satisfação enorme durante as sessões!!! 
  • Se anteriormente já considerávamos que o Gonçalo estava muito bem cognitivamente, actualmente não temos dúvidas nenhumas!!! Compreende tudo! Faz tudo aquilo que se pede!! Vira-se quando lhe pedimos, levanta os braços sempre que quer colo, faz borboletas (pisca os olhos) quando alguém as pretende, dá xi-coração, mostra os sapatos se alguém lhe pergunta por eles, etc, etc, etc... Está também  mais comunicativo, reactivo e interage maravilhosamente bem!!! Surpreendeu-nos também, pela positiva, quando iniciámos os simbolos SPC (comunicação aumentativa) dado que os entende perfeitamente e os relaciona com as actividades e os objectos!! 
  • Uma mudança enorme na alimentação! Actualmente o Gonçalo abre e fecha os lábios sempre que recebe a colher! O que anteriormente não acontecia, dado que a comida era depositada na sua boca, sempre que havia oportunidade de introduzir a colher. Geralmente aproveitávamos um sorriso ou uma vocalização para o fazer! Actualmente, mastiga e deglute grande parte dos alimentos sem dificuldades, embora por vezes, devido aos quatro molares que decidiram romper ao mesmo tempo, necessite da comida ligeiramente mais moída ou em forma de puré! Controla melhor a água na boca, conseguindo bebe-la sem se engasgar!
  • Uma dimunuição enorme no uso de babetes!!
  • Um aumento considerável de vocalizações e sons diferentes!
Como diz o Dr. Devesa: A hormona funciona!!! É preciso é dar-lhe tempo!!! Tudo chega!!!!


Mas não somos só nós e aqueles que nos rodeiam que verificam as melhorias!! Também a terapeuta que acompanha o Gonçalinho foi verificando algumas alterações ao longo das sessões e constatou-as através da escala Gross motor e comparação de videos.

Nas consultas que efectuámos ultimamente também nos foi transmitido esse parecer. Assim como a enorme satisfação por parte da pediatra que o acompanha desde que nasceu!! 








6 comentários:

  1. Que maravilha... óptimas noticias! Fico muito contente por saber que as coisas estão a correr muito bem! Beijinhos muito grandes para todos!
    :)

    ResponderEliminar
  2. Magnifico!!! É um espectáculo ver como estas alterações s deram em tão pouco tempo (sei q para vocês parece uma eternidade,mas acredeitem q ñ é). Graças a Deus que está a correr tão bem, espero de coração que cada dia que passe os ganhos do Guguinha sejam mais e melhores! Mil Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana…


    É muito bom ouvir notícias boas sobre o desenvolvimento do Gonçalo. Sei também que para vocês o tempo por vezes passa devagar e que anseiam por respostas que ainda demoram em chegar… mas virão certamente.
    Espero que o Gonçalo seja bem sucessivo em todas as suas batalhas e que seja sempre acompanhado pelo enorme amor da sua família e amigos.


    Beijinhos

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana!

    Não podia ficar mais feliz com todas as novidades e que positivas!!!
    Eu que sempre acreditei não fico surpreendida, pois sei bem que tudo isto é fruto de muita Força, Coragem, Perseverança e sobretudo muito AMOR.

    Acreditei nos pais maravilhosos que são, na família extraordinária que a apoia, nos amigos que encorajam, mas acreditei e ACREDITO acima de tudo no Guga.
    Vamos ficar todos estupefactos com o sucesso do tratamento e da aceitação do "nosso" menino.

    Iremos todos subir à torre desse bendito castelo que já leva bastantes pedrinhas.

    Eu continuarei aqui a acompanhar e a congratular-me com as vitórias.
    Beijos para todos, muito particularmente para o Guga que já fez 16 meses e para a Mãe Coragem.

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  5. Fico muito contente com as novidades e tenho fé que muitas mais virão... é preciso é dar tempo ao tempo e ter perseverança. Gonçalinho força continua no bom caminho, tu vais conseguir e dar à tua famílias pouco a pouco as maiores alegrias que poderão receber. Força para todos!!

    Beijinho

    Deolinda

    ResponderEliminar
  6. Fico muito feliz por ele e por você. Somos mães desses tesouros e a cada pequena evolução é um passo mais próximo de um futuro mais tranquilo.
    Acompanho dia-a-dia, com muitas esperanças.

    Parabéns!!!
    Elizabete

    ResponderEliminar