O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sábado, 9 de abril de 2011

Boas novas...relativamente à cadeira de posicionamento!!!

Felizmente a cadeira de posicionamento já se encontra no gabinete da terapeuta A.M. para o Guguinha ir experimentando. Afinal não é a giraffe, mas sim a whale!!


Esta cadeira para além de ajudar imenso no controlo postural, tem a facilidade de subir e descer de forma a podermos proporcionar ao Gonçalo diferentes explorações do espaço.

Confesso, que quando o vi aqui sentado pela primeira vez, morri mais um bocadinho!!! É demasiado aparatosa, apesar do design ser fantástico!!

No entanto o meu filho fica outra criança quando lá está...e o fundamental é que ele GOSTOU!!!

Quando entrei no gabinete após a sessão de fisioterapia, ele nem me viu!! Só passado algum tempo é que reparou em mim e desabou num enorme sorriso que eu, como mãe, interpreto: "Olha para mim!!! Olha onde estou!! É muito fixe, não é??" Tal não era o entusiasmo que todo o seu rostinho manifestava. Então, depois de algumas tentativas em puxar um brinquedo que estava longe do seu alcançe, inclinou-se e a terapeuta A.M. interpretou logo a sua vontade e deu-lho. Bem!!!! Nem calculam...não foi preciso falar!!! O Guga começou a teclar no brinquedo (que tem um pianinho) e olhava para mim!!! Teclava e olhava, teclava e olhava...com imenso entusiasmo, tipo: "Olha para mim mamã!!! Olha o que eu estou a fazer!! E estou a conseguir mamã!! Viva! Viva!!".

Escusado será dizer que nesta altura, o bocadinho de morte que se tinha dado em mim há alguns minutos atrás se transformou numa alegria imensa!! Porque o que eu mais pretendo é a felicidade do meu filho!!! O que importa mais na vida de uma mãe, que os sorrisos dos seus filhos???

É certo que a sua autonomia e independência são também alguns dos meus principais objectivos!! Mas a sua felicidade é o que mais conta!!!


Agora estamos em negociações, porque tal como tudo aquilo que se destina a crianças especiais, este material é extremamente caro...e a possibilidade de irmos buscar uma cadeira destas ao estrangeiro será a opção mais viável, dado que pode ficar mais barata 50%. Ou seja, cerca de 1500 euros menos!!

E algumas pessoas perguntam-me: "E não vais pedir ajuda à Segurança Social??"

Pois...provavelmente farei o pedido!! Até porque se tenho direito, vou usufruir!!! Mas para quê? Se os pedidos são todos indeferidos!!


3 comentários:

  1. O sorriso deles vale TUDO!
    Também acho que o mais importante é a felicidade deles. Não tenho qualquer dúvida disso.ma

    A cadeira é giríssima (imagino o tamanho... já vou estando habituada), mas é o melhor para ele e ainda bem que ele gostou da experiência. Vais ver que se notará, em pouco tempo, a melhoria na postura dele. Toda a gente refere isso em relação ao João desde que ele tem aquela que nós apelidámos de "super-cadeira"...

    Um abraço bem forte

    ResponderEliminar
  2. Olá Sílvia!!
    Não tenhas dúvidas!!!
    Obrigada!
    Beijinho grande para ti e para o principezinho mais lindo!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana

    O que é que os pais desejam para os seus filhos? Que eles sejam muito felizes, acima de tudo o resto, que sejam amados e felizes. Isso é o mais importante do mundo.
    Se neste momento o Guga está feliz é a altura de "investir" e de inventivar essa felicidade. Essa cadeira vai proporcionoar-lhe a autonomia que ele e tu precisam e essa autonomia vai fazê-lo crescer.
    Um enorme beijinho e a cadeira é o máximo.

    ResponderEliminar