O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Porque estagnou o Blog??

Durante as últimas semanas várias pessoas me contactaram, por email, preocupadas uma vez que eu há muito que não dava notícias do nosso campeão.

Muitos amigos, pessoas "do outro lado do mundo" expectantes, enquanto aguardam a sua vez, relativamente ao tratamento com a GH, algumas delas extremamente assustadas pensando que algo pudesse ter corrido mal...

Peço desculpa a quem acompanha o Blog e o abre todos os dias à procura de algo de novo... Como já várias pessoas mo disseram!!

Mas, acontece que...
Nem sempre tenho vontade de escrever...
Nem sempre tenho tempo...
Nem sempre tenho novidades para contar!
Nem sempre tenho coragem para escrever o que me "ferve por dentro"!!

Infelizmente desta vez o motivo foi mais um "trambulhão"!!

Quando achamo que já aprendemos a aceitar, que daqui para a frente as coisas vão ser mais fáceis de levar, que já nos habituámos a esta vida maluca, carregada de rotinas e extremamente cansativa...Voltamos a cair!!!

E voltamos "a ficar no chão"!

Não sei se pelo cansaço...
Se pelos estados de alma...
Mas o que é certo é que voltamos a cair!!

E assim voltamos ao início...ao começar tudo de novo!!!

Em que o ojectivo é ganhar forças para continuar, carregar baterias e sobretudo seguir em frente com determinação, garra, objectivos e Fé...muita Fé!!!
Porque enquanto houver esperança, haverá vontade de lutar!!

Mas nem sempre é fácil por em prática!! Porque tem vezes em que o coração manda mais do que a cabeça!! E quando estamos "feridos" o coração dói e não deixa espaço para mais nada!!

Eu sei que é comum isto acontecer e que irá acontecer mais vezes...Mas quando este tipo de situação começa ser imprevisível!! Quando acontece de um dia para o outro, sem contarmos...é arrasador!! Deixa-nos sem rumo...

Enche-nos a cabeça de questões!!
Leva-nos a ponderar comportamentos, opções, decisões...
Leva-nos a "pôr as cartas na mesa" e voltar a estabelecer um plano!!

E eu precisei disso...
De PARAR!!!
De "pôr as cartas na mesa"!!

De tomar outras decisões...sempre pensando no melhor para os meus filhos, nem que para isso eu fique ainda pior!!

Porque me estou a tornar numa pessoa que em nada tem a ver comigo, porque estou a viver uma vida paralela à de todos aqueles que me rodeiam, porque dou comigo a ouvir conselhos, opiniões e a calar-me sem fazer caso!! Seguindo pela "minha estrada" que é aquela que eu acho que nos vai levar a algum lado!!

É muito fácil falar quando não se faz este caminho!!
Opinar sobre isto e aquilo!!
Criticar a forma como educo os meus filhos!!Culpar-me dos seus comportamentos!!

Mas efectivamente ninguém faz aquilo que eu faço!!
Ninguém pensa como eu penso!!
Ninguém luta como eu luto!!

E por muito que me digam isto ou aquilo eu vou SEMPRE fazer o que me vai no coração e seguir SEMPRE a minha intuição de mãe!!!

E algumas pessoas ainda não se aperceberam disso...
E acham que este comportamento que tenho vindo a manifestar não passa de arrogância!!
Essas pessoas esqueçem-se que SOU eu que "levo o barco" sozinha!!
E tenho que ter FORÇA para o fazer TODOS OS DIAS!!!!

É certo que a paciência tem sido muito pouca, até para comigo mesma!!
Mas neste momento estou com um enorme cansaço físico e mental!! Sem tolerância para quem só aparece para dar opinião!! Para ouvir comentários tristes...e sobretudo para dar atenção a quem julga que o Gonçalo é um "mono" e não consegue fazer nada!! A quem se limita a andar com ele no colo!

O Guga adora brincar, ouvir histórias, que falem com ele, que o ensinem, que o estimulem...é uma criança como qualquer outra!! Simplesmente faz e necessita que lhe façam as coisas de maneira diferente!!

E para quem não sabe FAZ MUITA COISA!!! E TEM MUITO PARA DAR E ENSINAR!!!
É UM MENINO FANTÁSTICO!!!
E só não o vê quem não quer!!!


Áqueles que me dão a mão TODOS OS DIAS, o meu ENORME OBRIGADA!!!!! Porque sem eles seria muito, mas muito mais difícil!!! E o meu pedido de desculpas...por necessitar deles todos os dias!!

Áqueles que continuam à espera de um "pedido SOS"...desejo-lhes perspicácia...sensatez e sobretudo intuição!!!

Eu sei que há muita boa gente que se aproxima com a melhor das intenções...
Outras que não se aproximam porque têm medo de estar a incomodar!!
E outras até que se afastaram devido à minha irritação e intolerância para com elas.

Mas nada acontece por acaso! E se me irrito é porque algo acontece!! Porque ouço coisas TREMENDAS, ESTÚPIDAS, SEM NEXO!!!
E sobretudo DOLOROSAS!!!

Ninguém se esqueça que quem carrega a maior DOR sou eu!!! E eu preciso que me fortaleçam e não que chamem coitadinho ao meu filho porque tem que fazer isto e aquilo!!!

O Gonçalo não é nenhum coitadinho!! COITADINHO é aquele que não consegue ver isso!!! E outras coisas!!!
É aquele que acha que por eu ter um sorriso na cara as coisas estão bem...

Eu tenho um sorriso...porque tenho muitos motivos para sorrir!! E o maior de todos são os meus filhos!!
Mas também tenho razões suficientes para chorar...para me sentir magoada...para me sentir ferida e sobretudo muito, mas muito cansada!! Porque ninguém vive, quando só existe para si uma hora por dia e uma noite ao fim de semana!! E quando assim é!!


E então porque estagnou o BLOG??

Por tudo isto...
Por estar extremamente cansada!
Por saber que se tivesse desabafado antes, teria ferido mais susceptibilidades...porque a RAIVA E A DOR estavam ainda muito efervescentes!!

Mas quando criei o blog também foi com este objectivo...partilhar sentimentos e emoções!!

Sinto que me estou a tornar outra pessoa...mas talvez a FORTALEZA que se está a criar à minha volta seja fundamental para o CASTELO DO MEU GUGA!!!!

Ah!! E para quem não saiba: EU SOU FELIZ!!!!

11 comentários:

  1. Belo desabafo amor, e tens toda a razão naquilo que dizes pois mesmo eu como Pai não tenho a noção de tudo o que passas no dia devido a razões profissionais, mas realmente ninguem tem noção do que passas apenas temos "opinadores" e pessoas que deveriam era ter a boca fechada pois só sai mer.....! desculpem o termo mas tambem estou farto de muita gente :(

    ResponderEliminar
  2. Minha querida,

    não preciso de dizer aqui aquilo que penso, pois já te o disse muitas vezes. Admiro-te imenso, como mãe, como mulher, como ser humano! És uma mãe excepcional, uma verdadeira loba a proteger as tuas crias! Falar é muito fácil, para quem está de fora, e toda a gente adora meter a foice em seara alheia. Ignora, segue em frente, não te deixes abalar. És uma força da natureza, tens um instinto maternal e protector fora de série, segue o que o teu coração te dita. É o que tens feito, e vê onde já chegaste! Muito além do que a maioria achou (e infelizmente disse) ser possível. Mas, nunca te esqueças que isto é apenas o começo, e que o teu/nosso Guga vai mesmo construir o seu Castelo, até à última das pedras! E nós, vamos estar sempre aqui, nos bons momentos e também nos menos bons. O Guga é uma força da natureza, vai vencer esta e todas as etapas que o esperam!
    Ser mãe, mulher, namorada, filha, governanta, e tudo o resto que nos é imputado não é fácil. Pois, a natureza tramou-nos, amiga. É o raio da armadilha genética! Mas tens uma família LINDA!!!! Adoro conhecer-vos e é uma honra e um orgulho ser vossa amiga!
    E, lembra-te sempre que, os cães ladram e a caravana passa.
    Um beijo do tamanho do mundo
    Rita

    ResponderEliminar
  3. Compreendo perfeitamente e muitas vezes sinto o mesmo. Por isso às vezes o meu cantinho tb está meio "abandonado".

    Só quem passa por elas é que sabe, quem está de fora apenas opina e maioria das vezes critica. Acho piada quando até dão sugestões de como devemso agir. Então e já tanto criticam e opinam, que tal uma ajudinha, hein? Podiam dizer: "epá vocês andam de rastos, nós ficamos com eles uma tarde ou fds para vocês descansarem". Nada! Mas criticar sabe bem e falar quando não se percebe nada da temática, melhor ainda!. Como eu te compreendo!

    As fases menos boas vão e vêm, é sempre assim. Espero que essa fase menos boa passe depressa!

    O Guga é um menino lindo, desculpa tens uns filhos lindos!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana…
    Confesso que todos os dias visito o teu blogue, todos os dias penso e partilho entre os meus as coisas boas e as menos boas que vão acontecendo na vossa vida através das tuas publicações. Nestes dias em que não escreveste ou publicaste algo, perguntei-me muitas vezes se estaria tudo bem ou se apenas precisavas de espaço para tantas outras coisas que sei que também têm de fazer parte das vossas vidas, e que ninguém tem o direito de te julgar por isso.
    Por tudo o que escreveste, apenas quero te dizer, que é legítimo tudo o que sentes, que é legítimo que nem sempre sintas vontade de falar com o resto do mundo.
    Nenhum de nós sabe a nossa condição de amanhã… por isso ninguém deve julgar nada nesta vida como um dado adquirido.
    O Gonçalo é um vencedor… um Rei de Coração Valente… que desafia continuamente o que lhe foi imposto… e se alguém falhou não foi nenhum de vocês.

    Espero que renoves baterias, sempre que alguém ousar pensar que a tua energia se esgotou…

    Beijinhos para todos vocês,

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  6. Ana… embora saiba que por vezes nada ajuda, deixo-te aqui algumas palavras que um dia escrevi… e espero que um dia possas arrumar por um longo tempo essa tristeza que infelizmente teima sempre em aparecer nas nossas vidas…

    Beijinhos…

    Tristeza...

    Decidi arrumar-te na estante, bem lá no topo, para que me fosses difícil de alcançar.

    Achei eu que ao faze-lo, controlaria o que nunca controlei... acalmando assim em mim a rebeldia de todos os dias.

    Tropecei em mim mesma, em todos os dias que te deixei ficar sem ripostar o que quer que fosse.

    Pensei eu erradamente tantas vezes, por achar que serias o esperado em horas em que nada faz sentido, em que nada se resume a um nada ainda maior.

    Achei eu um dia, que o compromisso eterno que fizera comigo, seria suficiente para que nunca me batesses de novo à porta.

    Mas exaustivamente te convidas a entrar nos meus espaços, nas minhas memórias, nos meus momentos de inquietude sentimental... na minha vida.

    Escolho hoje, que te arrumo como quem arruma o que quer esquecer... sem nunca demarcar o caminho que a ti conduz.


    Tânia Silva (06-04-2011)

    ResponderEliminar
  7. Ana... que a Tristeza que sei que teima sempre em aparecer nas vossas vidas... possa rapidamente e por muito tempo ser arrumada numa estante...

    deixo-te aqui algumas palavras que escrevi, num dia em que também me visitou...

    Muita força e muita fé... para esses dias... nunca desistas...

    TRISTEZA...

    Decidi arrumar-te na estante, bem lá no topo, para que me fosses difícil de alcançar.

    Achei eu que ao faze-lo, controlaria o que nunca controlei... acalmando assim em mim a rebeldia de todos os dias.

    Tropecei em mim mesma, em todos os dias que te deixei ficar sem ripostar o que quer que fosse.

    Pensei eu erradamente tantas vezes, por achar que serias o esperado em horas em que nada faz sentido, em que nada se resume a um nada ainda maior.

    Achei eu um dia, que o compromisso eterno que fizera comigo, seria suficiente para que nunca me batesses de novo à porta.

    Mas exaustivamente te convidas a entrar nos meus espaços, nas minhas memórias, nos meus momentos de inquietude sentimental... na minha vida.

    Escolho hoje, que te arrumo como quem arruma o que quer esquecer... sem nunca demarcar o caminho que a ti conduz.



    Tânia Silva (06-04-2011)

    ResponderEliminar
  8. E mais nada!! Pega no megafone e manda prooooooo... ar!! Beijinhos grandes! <3

    ResponderEliminar
  9. Abraço apertadinho, Ana, com muito carinho*

    ResponderEliminar
  10. Querida Ana,

    Finalmente explodiu e conseguiu deitar cá para fora todo esse novelo que estava bem apertadinho e escondido no recanto mais escondido de si mesma.
    Felizmente que o conseguiu, era inevitável que tal acontecesse.
    Como eu a compreendo, e compreendo mesmo, não é ironia, não sou pessoa de ironizar situações delicadas com pessoas que admiro.
    As ironias ficam para aqueles que... a Ana sabe!
    O seu estado de alma é mais que compreensível, os seus desabafos mais que justos, a Ana é MUITO mais que MULHER E MÃE!
    A Ana é um ser maravilhoso que tem tocado o seu barco para a frente remando contra uma maré barrenta e sinuosa.
    Aqueles que acham o seu (nosso) Guga de "coitadinho" são ignorantes, não de escolaridade mas de vida e não merecem que perca um minuto do seu tempo que é tão precioso e lhe faz tanta falta para cuidar dos seus adoráveis filhos.
    Eu sou mais uma que todos os dias abro o blog para ter notícias e também fico um pouco ansiosa quando as não há, mas vou continuando à espera. Porque eu entendo que a Ana precisa do seu tempo e que o tem que aproveitar ao máximo.
    É humanamente impossível cuidar (e que bem o tem feito)do Guga atendendo a todas as suas solicitações e seguir de imediato para um teclado a informar-nos como se de um jornal noticioso se tratasse.
    A Ana sabe muito bem o que fazer, como e quando o fazer. E nós, deste lado só temos que esperar e agradecer a sua disponibilidade e vontade de o fazer.
    Continue a ser a pessoa que é, acho que todas as mulheres gostariam de ter um pouquinho de Ana Figueiredo, só não o querem admitir.
    A Ana tem Alma e um sorriso capaz de iluminar o Mundo, tem uma alegria contagiante que demonstra bem que é FELIZ, que eu sei.
    Não deixe de sorrir, não deixe de lutar, sobretudo não deixe de VIVER.
    Espero ter contribuido para que retempere forças e continue a sua caminhada rumo ao Castelo do GRANDE GUGA e que a construção prossiga a um bom ritmo para que logo logo o possamos coroar de PRÍNCIPE GUGA.
    Deixo um abraço tão grande quão grande a Ana o merece.

    ResponderEliminar
  11. Falas assim porque dás 100 % de ti e és maravilhosamente lutadora.
    Por isso, há dias que falta um bocadinho a força e que tudo parece sem sentido. Ou então nos revolta quem pense assim.
    Há sempre dias diferentes, Ana. Mas bem sei que és com certeza feliz. Tenta aceitar os dias difíceis ( que TODA a gente tem) . E desfrutar dos maravilhosos. E tenta manter a energia e a garra de lutar. Porque não estás só. Porque nós tb puxamos por ti. O Gonçalinho merece. Acima de tudo isso. E tu também. Beijo apertadinho.

    ResponderEliminar