O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

domingo, 3 de julho de 2011

Dia de praia VS Dia de dúvidas

Hoje depois de uma noite péssima, em que o Gonçalinho nos decidiu "presentear" com uma enorme birra às 5.30h da manhã e que durou até as 8h, e apesar do dia amanhecer sem sol...decidimos sair de casa ao final da manhã e levar a Margarida e o Guga (que tem estado bastante alterado nos últimos dias, provavelmente devido aos três caninos que estão a romper) a passear, mais não seja para desanuviar. Já que a semana não foi fácil.

Sendo assim, fomos até ao Furadouro passear à beira mar!
Ao contrário do tempo que se fazia sentir em Ovar, no Furadouro estava uma manhã muito agradável.
Portanto, ao contrário das nossas expectativas, decidimos ficar por ali...
Passeámos (com o Guga sempre satisfeito no seu carrinho novo), encontrámos alguns amigos com quem estivémos à conversa e decidimos ir almoçar com a bisavó Mena e com a tia Beta.

Fomos almoçar e depois do Guga fazer uma sesta, fomos até à praia com o "tio" Filipe e a amiga Laurinha.

Apesar de estarem reunidas todas as condições para uma excelente tarde de praia, o Guguinha mostrou-se bastante irritado e alterado. Não sabemos ao certo porquê, mas  talvez pela claridade que se faz sentir na praia (motivo pelo qual raramente abre os olhos, pelo barulho do mar, pelo calor... o certo é que foram poucos os momentos em que vimos o seu sorriso. Esteve quase sempre chorão...Não queria estar em lado nenhum nem de nenhuma maneira!! A vontade de regressar a casa era imensa...mas há que insistir!! Portanto, decidimos ficar...até porque à semelhança do ano anterior, os primeiros dias de praia foram sempre assim e depressa se tornaram em agradáveis momentos. Portanto...ficámos!!
 E embora grande parte do tempo estivéssemos a tentar acalmá-lo, conseguimos usufruir de alguns momentos agradáveis...







Regressámos a casa com um menino (ainda) chorão, irritado...que não quis jantar e que lutou desenfreadamente para adormeçer. Agora só esperamos que a noite de hoje seja bem mais calma...até porque a necessidade de descanso já é alguma!!

Estamos um pouco (ou muito) preocupados com esta irritabilidade. Porque não sabemos qual o motivo.
A desorganização que tem manifestado é imensa...Tem-se mostrado muito assustado, agarra o próprio corpo, junto ao peito, com muita força, belisca-nos quando está no colo, não aceita a posição de sentado, e sobretudo não está bem de maneira nenhuma.

Uma vez que este tipo de comportamento se manifestou numa altura em que fez o desmame da medicação que tomava para possíveis convulsões, decidimos fazer um EEG na passada sexta-feira, para averiguar se existe alguma actividade anormal. Só saberemos o resultado na próxima terça- feira e esperamos que nada tenha a ver com este comportamento. Esperamos que seja só um desconforto devido à erupção dos novos dentinhos.

De acordo com a neurologista, estaremos a assistir a uma fase de hipersensibilidade sensorial. Ou então, a um momento de mal estar consequente do estado da mãe, que também não foi o melhor durante esta semana.
O cansaço apoderou-se de mim de tal forma...que o meu estado físico era débil, logo a minha disponibilidade também não era a mesma.
E se eu não estiver bem...como poderei cuidar do Guga???

Também me lembrei que poderá ter a ver com o tratamento que está a fazer com a hormona do crescimento, uma vez que esta restabelece tecido neuronal e isso implica mais actividade cerebral. O que o pode deixar mais desorganizado.

Outra possibilidade é o facto de o Guga estar a adquirir novas funções e estranhá-las. Ou seja, pode estar a adaptar-se ao seu "novo corpo" capaz de fazer outras coisas que até agora não experimentava ou sentia.
Até porque as aquisições têm sido algumas...já se vira sozinho, aguenta mais tempo sentado, consegue arrastar-se no chão, colocar-se de joelhos sozinho, embora não consiga ficar de quatro porque ainda não consegue fazer apoio de braços...

Ou seja, pode ser muita coisa...
Até terça-feira não vale a pena pensar muito nisso e fazer especulações!!!

Quem sabe. não será mesmo uma má fase?
Ou boa??

Sem comentários:

Enviar um comentário