O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Consulta de Oftalmologia

Na última consulta de oftalmologia efectuada ao Gonçalo, foi-lhe diagnosticado  um estrabismo convergente. Nada que nos tivesse surpreendido, até porque já o tinhamos constatado.
No entanto, e no intuito de procedermos a uma correcção, o Professor Doutor A.considerou que seria essencial a aplicação de pensos oclusivos durante o dia por um periodo de 6 meses e só depois avaliaríamos a necessidade de continuar, ou não, o tratamento.  Já que (e esta sim foi a novidade) numa situação de estrabismo, o cérebro recebe uma imagem dupla (sobreposta) e como essa informação é desagradável, o cérebro em forma de rejeição vai retirando a visão ao olho afectado, caso não se proceda à sua correcção. Ou seja, para que o Gonçalo não começasse a ter perda de visão no olho afectado, tivémos que intervir imediatamente.
No entanto, as coisas não correram bem, e o Gonçalo não reagiu bem à  aplicação dos pensos. Mostrou-se sempre muito alterado, irritado e só acalmava quando os pensos eram retirados. Foram poucos os dias em que conseguimos manter o penso por uma manhã. Nunca conseguimos manter o penso por um dia inteiro.
Sendo assim, decidimos pedir uma segunda opinião, e fomos hoje ao Centro Cirúrgico, a Coimbra, para uma consulta com o Professor Doutor E.S.
Desta vez, as coisas foram bem mais animadoras. O Professor E.S. considerou que os pensos não eram, de facto, a melhor alternativa e decidiu proceder à correcção do estrabismo através de fármacos. Sendo assim, receitou uma só gota de Atropocil (colírio) no olho "bom" uma vez por semana, com o ojectivo de proceder à sua dilatação e desta forma obrigar o olho afectado a um esforço maior durante esse período. Ou seja, assim conseguiremos que o cérebro continue a "considerar" que ambos os olhos são essenciais!! E a não "menosprezar o papel" do olho esquerdo.

Para além disso o Professor E.S. afirmou que a visão do Gonçalo está fantástica e  que não tem nenhuma dificuldade visual. O que é de louvar, dadas as lesões cerebrais que apresenta!

Considerou também que é normal isto acontecer nas distonias e que, na sua maioria, todas as crianças conseguem fazer a correcção sem entraves!

Uffa!! Menos um pedregulho nas costas!! ;)

4 comentários:

  1. Ana,

    Pois não precisamos nada de pedregulhos, apenas queremos as pedrinhas boas para o castelo, certo?
    As coisas boas vão acontecendo, a sua persistência e a sua força aliadas à coragem do Guga e à vontade de vencer têm dado fruto e vão continuar a dar.
    Continue esse otimo trabalho e tenha fé.

    Beijos

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana…
    Ainda vem que tudo vai correndo pelo melhor, mesmo que seja aos pouquinhos.
    O mais importante, são as conquistas do Gonçalo dia após dia, e como me disseste….
    “um dia de cada vez”.

    São grandes notícias, tudo fruto de uma grande força vossa e sobretudo do Gonçalo.

    Muitos beijinhos para vocês…

    Estou cá para o que precisarem…

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  3. mais uma bofetada no destino k lhe queriam traçar,esqueçeram é k nao sabiam com que iam lidar...idiotas da m....!!!!!!!!ainda EXISTEM PAIS,AMIGOS E MAIS UNS TANTOS OUTROS SERES K TORÇEM TODOS OS DIAS POR VOÇES E PELO NOSSO NINO.BISOU,TITI CRIStine

    ResponderEliminar
  4. O Guguinha é mestre a tourear o destino. Nas lides complexas que defronta vai conseguindo, através de persistência e tenacidade, com o seu capote de coragem, fazer frente às dificuldades e pega a vida de caras, essa mesma vida que tantos olharam com pessimismo e descrença. Todos os passinhos somados vão gerar o grande passo rumo à vitória, dia em que ele sairá, não em ombros, qual toureiro, mas pelo seu próprio pé!
    Um beijo grande
    rita

    ResponderEliminar