O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sábado, 3 de setembro de 2011

Ainda sobre o NF Walker...

Finalmente responderam ao email que enviei!!

A empresa que  comercializa o NF Walker em Espanha, a http://www.pitxuflitos.com/, disponibilizou-se a marcar uma avaliação ao Gonçalo para podermos experimentar o andarilho.

Foram extremamente simpáticos e enviaram imensa informação. Assim como se disponibilizaram a procurar a melhor solução para o Guguinha caso o NF Walker não seja o mais indicado.

No entanto, e uma vez que outras mães que conheço também estão interessadas, estamos à espera que nos respondam à possibilidade do técnico dessa empresa se deslocar a Portugal e fazer, assim, a avaliação aos três meninos.

Na informação que enviaram, o que mais me surpreendeu foi o facto deste andarilho se adequar também a crianças que não têm controlo cefálico, controlo do tronco ou até mesmo, que ainda não façam grande carga nas pernas. O que é extraordinário, porque permite às crianças mais afectadas a possibilidade de se verticalizarem e deslocarem no espaço ao mínimo movimento.

Para além disso, a simples utilização do NF Walker por si só é terapêutica, uma vez que permite um correcto alinhamento corporal, estiramentos activos da musculatura e uma melhoria do controlo cefálico e do controlo do tronco.

Com o seu sistema de cintas permite à criança suportar 80- 90% do peso do corpo. Sendo os restantes 10-20% suportados pelas cintas, o que permite uma desgravitação , o que por si só facilita a marcha.

Também previne as retracções e contacturas musculotendinosas, previne a osteoporose e fracturas patológicas, previne úlceras de pressão, possibilita a diminuição e controlo da espasticidade, melhora a função renal e  cardiorespiratória, assim como melhora a coordenação e o equilibrio em geral.

Tem também um sistema de sustentação único, que impede uma postura viciada. Consiste num par de botas reforçadas para corrigir deformidades posturais não estruturadas (como por exemplo o pé equino). Assim como umas cintas para os joelhos que impedem padrões próprios das patologias associadas à Paralisia Cerebral (como por exemplo a "tesoura").

O que distingue este andarilho dos os outros, é a possibilidade da criança manter grande parte do corpo livre e desta forma ser capaz de mover livremente as extremidades superiores e as extremidades inferiores. O que permite a aprendizagem de diferentes movimentos (mais não seja, por repetição)

Portanto...é só vantagens!!!
Mas não fica por aqui...

O NF Walker tem outras tantas qualidades:

Tem uma base ampla com 4 rodas, sendo as rodas traseiras fixas e as da frente giratórias. O que impede possíveis quedas. Mesmo que a criança seja empurrada, ou faça força contra uma parede, ou mesa... o aparelho gira sobre si mesmo e nunca cai.

Facilita a integração da criança junto das outras crianças, uma vez que ficam ao mesmo nível.
Assim como permite jogos de chutar à bola, ou outros.
E uma vez, que desta forma a criança se sente em igualdade de condições, favorece a sua auto-estima, o bem estar físico e emocional.

As cintas das pernas facilitam a marcha recíproca e impedem que os pés avançem de forma descoordenada, ou seja, sempre que um joelho se flexiona o outro estende.

É uma parelho que pode ser utilizado por bastante tempo, uma vez que suporta até 50kg e é evolutivo.
Normalmente fazem-se avaliações de 3 em 3 meses para efectuarem possíveis alterações. Ou porque a criança cresceu, ou porque alterou o padrão de marcha, ou porque precisa de umas botas maiores...

Mas como tudo, o NF Walker também tem algumas contra-indicações, nomeadamente nos seguintes casos:

-Deformidades estruturadas;
-Crianças que não têm capacidade cognitiva suficiente para identificar o perigo (escadas, estradas, etc) quando não estão a ser supervisionadas.
- Crianças que conseguem caminhar com o apoio de moletas, ou bengalas...porque pode dificultar a marcha!

Um dos maiores inconvenientes do aparelho é mesmo o preço, que ronda aproximadamente os 6000 euros (na melhor das hipóteses, porque o preço varia consoante os acessórios).


Antes de terminar,

Visitem o site http://www.pitxuflitos.com/
Vale a pena!!!

Eles têm opções fantásticas para standing frames, cadeiras de posicionamento, etc. feitas em gesso (pelo menos é o que me parece) e personalizadas. Podem ser pintadas à mão e tudo. São feitas  à medida de cada criança e permitem, de igual forma, posturas correctas assim como são facilitadores da sua aceitação.

Eu gostei, particularmente da opção que têm para o sentar com as pernas abertas. Eles fazem o molde na própria criança (estando esta sentada), com um ligeiro apoio nas costas, e a criança depois encaixa nessa estrutura (que vai das costas à sola dos sapatos) e mesmo que faça força nunca cai para trás nem para a frente.

Vejam a imagem seguinte, em que a criança está sentada:

5 comentários:

  1. obrigada pela informação!! espero que traga bons frutos para o seu pequeno. bjnhos
    sonia

    ResponderEliminar
  2. Isto é um ferrari!!!! espero q se adapte bem ao Guga, pois realmente parece muito eficaz!!!! ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana...

    Espero que seja favorável a avaliação do aparelho para o GUGA.
    Caso precises de alguma coisa, eu estou cá para ajudar.


    beijinhos

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana,
    Estive de férias e só agora vi a troca de mensagens e informação sobre o NF Walker. Ficámos muito, muito interessados. Será que podemos fazer a avaliação convosco? Para esse efeito, devemos contactar também a empresa? Obrigada. Mtos beijinhos para todos e, em especial para o principe. Sandra Amorim

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana! Vi hoje a informaçao sobre o NF Walker..também estou interessada e tenho as meassm questoes que as da Sandra Amorim...como faço? Bjinhos.. mae do Adam

    ResponderEliminar