O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Consulta de Nutrição

Hoje fomos com o Gonçalo, pela primeira vez, a uma consulta de nutrição. Não porque tenhamos sentido alguma necessidade especial de a fazer (aliás, nunca tinha pensado nisso), mas porque a terapeuta da fala o sugeriu, principalmente depois de termos afirmado que o Gonçalinho revela alguns problemas de obstipação.

Sendo assim, e porque FINALMENTE encontrámos uma Equipa de Intervenção Precoce competente, atenta a todas as necessidades e sinais de alarme, lá fomos...

E ainda bem que fomos!!!
Porque embora já seja uma mamã de "segunda viagem" e educadora de infância, todos os meus conhecimentos e experiências relativamente aos bons hábitos alimentares na infância de nada me serviram até à data!! Lá está, como diz o povo "Em casa de ferreiro, espeto de pau!".

A questão é que ao longo destes dois anos, fui ouvindo/lendo aqui e ali que as dietas alimentares das crianças com lesões cerebrais devem ser ricas em calorias (porque o cérebro necessita de ser alimentado) e isto associado ao trauma (e eu assumo que o tenho e que não é nada pequeno) que tenho com a alimentação dos meus filhos foi o suficiente para "encher" o Guguinha de Cérelac de todos os sabores, Danoninhos, bolachas, leites hiper calóricos (bolacha, cereais, etc.), bananas, boiões de fruta...ou seja, tudo aquilo e que existe no mercado e é considerado como obstipante!! A somar a isto tudo temos também a falta de água, porque quando eu pensava que o meu filho bebia o suficiente, ele estava a beber só metade daquilo que é aconselhável.
Ou seja, no final chegámos à conclusão que os meus medos relativamente ao seu baixo peso associados à tentativa de lhe proporcionar uma alimentação calórica, estavam a prejudicar seriamente a sua alimentação e consequentemente o normal funcionamento do intestino.
Portanto, as únicas refeições que  Gonçalinho tem feito de forma adequada são o almoço e o jantar, onde ingere diariamente sopa de legumes, prato principal e fruta (principalmente as mais aconselhadas, nomeadamente a manga e a papaia).

Portanto, como devem calcular as alterações à sua dieta alimentar foram imensas.
Em primeiro lugar, tudo aquilo que mencionei anteriormente foi expressamente proíbido!! A partir de agora, nada de cérelac, de leites carregados de açúcar, de boiões de fruta, de queijos disfarçados de iogurtes!!

A sua dieta a partir de hoje consiste no seguinte:

Pequeno almoço:
Sopas de leite (com pão e um pouco de açúcar), ou Corn Flakes (entenda-se Corn Flakes e não Chocapic, Estrelitas...), ou leite com bolachas maria ou de aveia.

Meio da manhã:
Iogurte Activia de qualquer sabor, ao qual poderemos juntar um pouco de bolacha caso seja necesário.

Almoço e Jantar:
Sopa de legumes, prato principal e fruta.

Lanche:
Idêntico ao pequeno almoço ou uma papa de fruta+iogurte+bolacha, ou uma papa de tapioca.

Ceia:
Leite com  bolacha maria ou de aveia.

Uma vez que disse à nutricionista que o Guga não tolera muito bem o leite normal, ela aconselhou o leite com 0% de lactose.
Assim como aconselhou também, em casos que o justifiquem, como por exemplo, num passeio, numa ida à praia, etc., uns boiões de água com sabor em forma de gelatina (da Nutricia) que se vendem em farmácias.

Portanto, vamos iniciar esta dieta com algumas estratégias de desmame dos alimentos a que esteve habituado até agora e esperar os bons resultados.

4 comentários:

  1. Olá, olá

    O Afonsinho também é (era) obstipado, na ultima consulta a nutricionista mandou colocar 2 colheres de linhaça nos cereais por exemplo e ele regulizou.

    Não sei se a alimentação do Guga seria ou não a melhor mas tudo faz falta e nós por vezes fazemos uma alimentação super saudável e existe obstipação na mesma...

    Beijinhos

    Dina

    ResponderEliminar
  2. Eh pá!! eu como educadora de infância, e mãe de 1ª viagem, acho que sim senhora muito bem, mas nada de radicalizar!!! qual é o mal de uma vez ou outra comer um suissinho? de sobremesa por ex? ou um dia que saias comer um boião de fruta, ou um leite com cereais da cerelac? é uma vez... não é sempre, e aliado ao resto da alimentação saudável, não vai de certeza provocar muitos estragos... agora é preciso regularizar, mas aos poucos... uma gulodice! o Guga merece, e nós todos gostamos, verdade?

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pela dica Dina!! ;)
    Vou experimentar!!!
    Beijocas para todos em especial para o Afonsinho

    ResponderEliminar
  4. Ah ah ah!!
    Daniela,
    A dieta do Guga vai ser como a minha!!! Muita teoria...
    Lógicamente vou ter em consideração o que a nutricionista me disse, mas não vou privar o meu filho das poucas coisas que a vida tem de doce!!
    Beijocas para ti e para a tua princesa

    ResponderEliminar