O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sábado, 22 de outubro de 2011

Junta Médica: terceiro episódio!

Finalmente chegou o Atestado Médico de Incapacidade do Guga.

E mais uma vez, fomos surpreendidos (embora, neste processo, já nada nos espante) com o seguinte:

"Atesto que, de acordo com a TNI, aprovada pelo Decreto-Lei nº352/2007, de 23 de Outubro, o utente é PORTADOR DE DEFICIÊNCIA (...) com uma incapacidade PERMANENTE global de 70%., susceptível de variação futura, devendo ser reavaliado no ano de 2012".

E agora pergunto eu:

70%??????  Só me ocorre a seguinte afirmação: "está tudo louco!" Mas vá lá...assim sempre pode usufruir daquilo que é dele por direito!! Sempre valeu a pena contestar...lá nos deram mais 15% pelo menos...

Se o Guga é portador de deficiência porque necessita de ser avaliado, novamente, no próximo ano?? Porque é que não é reavaliado daqui a 5 ou 6 anos, como fazem com a maioria dos utentes?? Será que o meu filho tem uma grande possibilidade de se encontrar com uma fada madrinha durante este ano e deixar de ser portador de deficiência de um momento para o outro????

Enfim...

3 comentários:

  1. Nossa Ana!!! Que burocracia aí tb!! O Brasil tb é mais ou menos parecido... ficam avaliando, avaliando, afffff dá até nervoso!!! Mas fique calma, tudovai dar certo.. Bjinho

    ResponderEliminar
  2. Olá! Realmente isto tudo é uma vergonha... Só vos posso dizer que tenham calma (dentro do possivel) mas nunca deixem de pedir tudo o q tem direito, pq infelizmente todos os materiais e equipamentos q o Guguinha precisa são muito caros e as comparticipações quase nulas... Enfim que cambada de anormais!!! Acredito que fiques fula com tanta incompetência por metro quadrado, pq realmente estas situações tiram a paciência a um santo.
    Tenho a dizer-vos q são uns Pais maravilhosos e q vos admiro muito (sigo sempre o blog, embora comente pouco...). Um Bjnho mto grande para os 4 da Eleonor e do Diniz!

    ResponderEliminar
  3. Olá, olá

    Realmente não se percebe...

    Como conseguem atribuir com a mesma lei e as mesmas tabelas, graus de incapacidade tão diferentes?

    O Afonsinho tem 95% de incapacidade motora atribuida e tem que ser avaliado até dezembro de 2013 (mais de 5 anos após a emissão de certificado.

    Outra coisa que não entendo é como é que atribuiram incapacidade global...

    Fizeram alguns testes para perceber o grau de incapacidade a nivel mental?

    Quando o Afonsinho foi à junta médica, informaram-nos que era um atestado de incapacidade motora e se houvesse incapacidade mental, teriamos que tirar outro certificado...

    Tu não percebes, eu não percebo, penso que ninguém percebe...

    Obviamente, que não é um papel que melhora ou piora a condição real dos nossos meninos mas, tem que haver alguma justiça nestas situações.

    Não vão ter acesso a uma série de direitos, os 70% não vão permitir, por exemplo, o lugar de estacionamento individualizado...

    Penso que deves, realmente, pedir uma re-avaliação da situação e lutares pelos direitos a que o Gonçalo tem "direito"!!

    Beijinhos

    Dina

    ResponderEliminar