O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Junta Medica: um novo episódio!!

E quando eu pensava que mais nada poderia acontecer... eis que recebo um telefonema insólito (passadas 3 semanas) a informar-me que o atestado de incapacidade (que já deveria ter sido emitido e entregue há uma semana)ainda estava em análise e que um dos documentos solicitados  não poderia ser emitido porque "AS DIFICULDADES DO SEU FILHO SÃO TEMPORÁRIAS, E SE OLHARMOS PARA O GONÇALO E PARA QUALQUER OUTRO MENINO DA SUA IDADE, AS DIFERENÇAS QUE ENCONTRAMOS SÃO MUITO POUCAS"... e sendo assim não tem direito ao solicitado!!


Pois muito bem...não demorou um segundo a "saltar-me a tampa"!!!
Embora tenha pedido imensa desculpa antes de começar a falar e ter explicado à Sr. Dra que estava muito alterada e sobretudo incrédula com aquilo que estava a ouvir..."soltei-lhe os cães"!!!!
Não me lembro de alguma vez ter falado desta forma  a alguém...


Parece impossível!!!

NÃO CONSIGO ENTENDER como é que este tipo de situações pode acontecer...e muito menos porque é que só me acontecem a mim!!!


Mas será possível que 10 olhos não foram capazes de visualizar que a patologia do meu filho não é ligeira?...não é moderada?...mas sim, GRAVE!!!

Tomara eu que todas estivessem correctas...mas perante os relatórios que levei comigo (uma vez que é só isso que fazem: analisar relatórios) esta equipa não foi capaz de perceber as dificuldades que daí podem advir??? Assim como atribuir com exactidão (ou o mais próximo disso) um grau de incapacidade ao meu filho???

Se o meu filho NÃO SENTA, NÃO ANDA, NÃO FALA, NÃO SEGURA A CABEÇA, NÃO É SEQUER CAPAZ DE LEVAR ALGO À BOCA...como pode ele estar ao nível de qualquer criança de dois anos????????

Mas estamos a brincar????
Afinal de contas onde tirou esta gente o curso?? Terá sido na mesma universidade do nosso antigo primeiro ministro????

Se não tivesse a perfeita noção daquilo que tenho em mãos...hoje seria o dia mais feliz da minha vida e a esta hora estaria a deitar borboletas e arco-iris pelos olhos!!! Pois então...TUDO isto não teria passado de um susto!!! E o meu filho daqui a uns tempos (uma vez que as suas limitações são temporarias) estaria perfeitamente normal em termos do seu desenvolvimento motor!!!

Mas será possível????
Não consigo parar de me questionar em relação a isto!!!
Como pode ser??

É obvio que contestei tudo aquilo que me foi dito...
É óbvio que "me passei"!!
É óbvio que questionei...
É óbvio que disse tudo aquilo que deveria ser dito e mais alguma coisa...

E fui recebendo como respostas o seguinte:

"NÓS SÓ ESTAMOS A CUMPRIR AS REGRAS DA DIRECÇÃO REGIONAL DE SAÚDE!"  (pois claro que sim!!! Então façam favor de atribuir aquilo que é de direito ao meu filho!!!! Aquilo que qualquer um na sua situação pode usufruir...ou até isso lhe querem tirar???)

"NESTA JUNTA AS COISAS FUNCIONAM EXACTAMENTE COMO NAS OUTRAS" (sim....por isso mesmo é que só se atribuem disticos de estacionamento a quem elas acham ter peso e tamanho suficiente que justifique o mesmo, etc.etc., porque nem vale a pena falar, disse eu...)

"EU VOU FALAR COM A MINHA DIRECTORA E VAMOS VER O QUE PODEMOS FAZER!" (como?? O que é que podem fazer??? Podem simplesmente fazer aquilo que é suposto: cumprir a lei!! Mas afinal de contas qual é o grau de incapacidade do Gonçalo, porque nem isso foram capazes de me dizer??)

"POIS  O GRAU DE INCAPACIDADE EU NÃO SEI...AGORA NÃO ME LEMBRO!! DEIXEI O DOCUMENTO NA JUNTA!! (pois claro que não se lembra...pois fique sabendo que o grau de incapacidade que costuma ser atribuido nestes casos é bem elevado (infelizmente) e nunca,  em circunstância alguma, põe em causa a atribuição de benefícios...não sei em que é que se basearam para fazer a avaliação do meu filho...mas de uma coisa tenho a certeza: está muito mal feita!!! Mas também como poderiam saber, se nem sequer pegaram nele para o avaliar??")

Eu nem quero imaginar sequer o grau que lhe foi atribuido...
Mas de facto, se o impede de ter acesso às POUCAS regalias que o Sr. Estado dá a crianças com deficiência...deve ter sido uma perfeita aberração!!!!!!!!! Ou seja, inferior a 60%!

Conclusão:

Aguardarei até quarta-feira por uma resposta!!
Com a certeza de que caso não considerem a actual condição física do meu filho entrarei com um recurso ou com uma queixa!!

Até lá...tentarei esquecer mais este episódio pelo bem da minha saúde mental!!!

6 comentários:

  1. Olá Ana!

    Infelizmente as juntas são um autêntico circo e com uma qualidade muito baixa! É lamentável...para ir ao circo prefiro ir ao circo Chen, tem mais qualidade...
    Os médicos apenas se baseiam pelos relatórios e nada mais!. A 1ª vez que fui a uma junta com o Tiago deram 65% de incapacidade logo qd ele era pequeno. Perguntei se sabiam o que era a Trissomia 21, ninguém respondeu. Perguntei se dali a não sei qto tempo, que deveria voltar para uma nova junta, se calhar uma filho estaria curado e já não teria T21...Da segunda vez disseram que segundo o relatório da pediatra de desenvolvimento era muito bom e por isso ele estava muito bem?!?!?! Sim uma criança com 3 anos que não verbalizava quase nada, usava fraldas, autonomias eram muito poucas estav muito bem, pois tá claro! A última já não entrei~, foi o meu marido e disse-lhes poucoas e boas e perguntou se achavam normal um miudo com 7anos não dizer uma frase, dizer poucas palavras e mal, não saber abotoar um casaco, calçado calças...Se achavam normal com 7 anos ainda usar fralda de noite (devido à falta de maturidade neurológica), etc...sei que deram muito mais incapcidade. É lógico que eu sei das capacidades do meu filho e não a porcaria de um papel que lhe vai tirar essas capacidades, mas perante o estado ele tem direitos (poucos infelizmente)mas são dele e disso não abdico! fazes bem em lutar pelos seus direitos, poucos ou não são dele e ele tem de ser protegido. Dificuldades temporárias...ora realmente dá vontade de desatar ao estalo a cada um desses senhores!Se tivessem alguém na familia com as mesmas dificuldades "temporárias" provávelmente viam com outros olhos.

    Espero que tudo se resolva em bem do Gonçalinho.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Absolutamente inacreditável !!!

    Temporário....claro. Deus queira...mas não se esqueçam que mesmo que estivessem a cometer um erro, também o atestado é temporário e só é válido por 5 anos !!! Então façam cumprir a lei e atribuam o que o Gonçalo tem direito.
    Por aqui na zona tb há casos aberrantes.

    Conheço um deficiente motor que nunca conseguiu um atestado de incapacidade, só porque consegue por vezes andar certos dias (todo mal e com canadianas). Tb não tem paciência para se chatear...mas devia.
    Mas até precisava do atestado para poder comprar um carro adaptado e usufruir de um distico e benefícios e o delegado recusa-se a passar.

    Se não se resolver, reclama, sim. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá. Descobri agora o seu blog!!! Parabéns. Tenho uma filha com Paralisia Cerebral (13 anos). Quando li sobre o Atestado de Incapacidade recuei anos.... aconteceu-me a mesma coisa!!!! Pedi reavaliação e o diagnóstico foi igual e depois tive que pedir recurso tendo sido formada uma Junuta Médica especial...até me pediram desculpa. Mas é um caminho dramático. POr favor não desista. Berre, escreva, denuncie, não desista. Um abraço solidário

    (tb li o que escreveu sobre o projecto Foltra... estou tb indecisa...)

    Ana Luísa Forte

    ResponderEliminar
  4. Ana,
    Isto é um atentado e nos mães temos que começar seriamente a pensar em formas de denunciar o que se passa neste pais!
    Tudo custa uma fortuna!
    Ando dd junho a pedir a fisiatra uma avaliação do posicionamento, que todas as semanas me diz que já pediu junto da appc. Desde junho! E nao me marcam, já liguei para lá desesperada a dizer que só precisava da avaliação, nao lhes ia pedir dinheiro para pagar as coisas (ao ponto em que cheguei para conseguir uma p... Duma avaliação, porque ninguém quer saber que um miúdo destes ande num carrinho de bengala da pré-Natal)! A minha Mae é que tem razão, isto tem que ser denunciado e obrigar o estado ou as mesericordias ou quem quer que seja a pagar! Sim, porque uma pessoa tem que pagar que ninguém nos da nada...
    Sorry, acabei por desabafa pq fiquei doida com a tua história...
    Bj grd

    ResponderEliminar
  5. Pois é meninas, é mesmo urgente fazer algo!! O país está pouco sensibilizado a estas questões, e as pessoas acham-se no direito de cumprir ou não a lei!!
    Ás vezes até parece que quem proprociona esses benefícios fiscais são as pessoas que estão atrás do balcão!!
    Parece impossível!
    Mas afinal para que é que descontamos??
    Ah! Já sei! Para os rendimentos mínimos...
    enfim...

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana…
    Confesso que só hoje li……….. e …. li… voltei a ler… e ainda me dou a tentar entender o que vai na cabeça destes ditos profissionais de saúde, que segundo dizem servem os Portugueses e Portugal. Como é possível tais resultados ou diagnósticos, anda-se mesmo a brincar com a vida das pessoas.
    Realmente em Portugal existem muitos profissionais de saúde e outras áreas em que se atribui-se responsabilidades e poderes que ditam a vida das pessoas, é preciso que estes ditos médicos não ERREM… e ERREM… continuamente e nunca se esqueçam que são de pessoas que tratam de vidas reais e nunca de números ou estatísticas.

    Um beijo muito grande e muita força….

    Tânia Silva

    ResponderEliminar