O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Mudanças!!

Por motivos de força maior tomámos a decisão de fazer algumas mudanças na rotina do Guguinha!!

Sendo assim...

Em primeiro lugar, mudámos de fisioterapeuta!! Não por insatisfação...porque isso nem se põe, sequer, em causa!!! Aliás o terapeuta é EXCELENTE e tem um forma de trabalhar completamente diferente daquilo a que os Centros de Paralisia nos habituam.  E em pouco tempo proporcionou ao Gonçalinho grandes e tremendas conquistas!! A única questão é mesmo a distância e o cansaço que as longas viagens nos proprocionam!!
Sendo assim não fazemos intenção de perder o vínculo com estas "mãos milagrosas", mas sim reduzir o número de vezes ou talvez até consultá-lo de vez em quando para uma avaliação ou ciclos intensivos de 15 dias.
Ainda estamos a analisar essas e outras possibilidades!!

Estamos muito satisfeitos com o trabalho da nova fisioterapeuta que utiliza um método muito semelhante (senão idêntico) ao terapeuta anterior e, sobretudo ,estamos muito pertinho de casa. O que permite ao Gonçalo viagens bem mais curtas e por si só bem mais tranquilas e sem birras!!!
Além do mais, e uma vez que não perdemos metade do tempo em viagens, o Gonçalo começou a fazer as sestas em casa, tranquilo e durante muito mais tempo (1/2horas) ao invés de o fazer no carro (onde "dormitava" somente 20 minutos e o resto do tempo birrava!!).

Também conseguimos desta forma incluir outras terapias, nomeadamente a hipoterapia e a hidroterapia, sem que os horários se tornem asfixiantes e intensivos!! Porque também é importante o outro lado...ou seja, o lado do lazer, da família, do lúdico, do "dolce fare niente" próprio de qualquer criança da sua idade!! O que anteriormente ficava aniquilado, quer pela sua exaustão quer pela irritabilidade consequentes das longas e cansativas viagens!!

Ainda ponderámos mudar de residência...mas essa situação comportaria grandes e significativas mudanças!! E não seria, de todo, racional!!
Por isso mudámos de terapeuta...com a esperança de voltar uma ou duas vezes por semana (se assim for possível) ou de vez em quando para, como referi anteriormente, uma avaliação ou ciclo intensivo!!

Para já, e porque as coisas estão a correr muito bem, e porque ganhei um menino com outro temperamento...mais calmo, com menos irritabilidade ...vamos continuar assim!!! Com fisioterapia diária, hidroterapia à segunda-feira, hipoterapia à quarta-feira, terapia da fala à terça-feira e terapia ocupacional à sexta-feira!! O resto do tempo, como é óbvio,  é gasto, com muito trabalho caseiro (muita estimulação, 2  períodos diários de 30 minutos de standing frame e uma hora de tapete, onde trabalhamos de tudo um pouco).

Portanto... se o Gonçalo está bem, nós também estamos bem!!!

Ora bem...sinto-me na obrigação de acrescentar, antes de terminar (para que não hajam mal entendidos...eh eh eh) que ainda não tenho um" menino de coro"!!
Aliás, ainda estamos um pouco longe disso...
Digamos que deixei de ter um GRANDE "pestinha" com um tremendo mau feitio e com imensas birras para dar!!!

E passei a ter um PEQUENO (mas ainda) "pestinha"...com menos "truques na manga"!!!

2 comentários:

  1. Olá Ana,
    encontrar esse equilibrio é fundamental para todos. Às vezes é muito difícil de estabelecer porque queremos sempre mais e mais....
    E cada família, em cada altura da vida, tem se sentir o seu ponto de trabalho e lazer confortável e ainda sentir-se sem qualquer culpa.
    A mim parece-me que neste momento encontraste o vosso.
    Espero que sim, porque se todos estiverem tranquilos, pais e bebé, vai ser muito, muito bom. Beijinho grande

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,

    passo pelo mesmo dilema com a helena...acabamos viajando dois dias na semana 100 km para que ela tenha acompanhamento na capital do meu estado aqui no Brasil e eu e meu marido sempre nos questionamos o quão válido é e o quanto cansativo se torna para ela estas viagens...é sempre bom estar em casa e se deslocar pouco para fazer os tratamentos...espero que logo tenhamos esta sorte tbe...bjos a todos

    ResponderEliminar