O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

O meu nome hoje é FELICIDADE!!!

Hoje sinto-me MUITO FELIZ!!

E quando uma mãe se sente assim feliz, o motivo só pode ser um: OS FILHOS!!! Certo?

Sinto-me feliz, porque conseguimos alcançar mais um objectivo de extrema importância para o Guga!! Conseguimos adquirir a cadeira de transporte que há muito era necessária, uma vez que o Guga já pouco ou nada andava no carrinho devido à má postura que adoptava e ao desconforto que isso implicava!

Além disso, esta cadeira não é só uma cadeira, é também uma  ESPERANÇA!! Ao adquiri-la estamos também à adquirir:

- A esperança de (ao proporcionarmos um posicionamento adequado) conseguirmos prevenir deformidades, principalmente numa fase de crescimento (como é o caso do Gonçalo), em que o mau posicionamento pode deixar marcas e sequelas incorrigíveis que podem piorar a sua condição!
- A esperança de proporcionar novas e agradáveis experiências, e desta forma conseguirmos uma maior aceitação da posição de sentado, o que é fundamental à sua aprendizagem.
- A esperança de oferecer ao Guga uma outra forma de explorar o espaço (mais adequada, mais prazerosa e sobretudo, mais segura) o que é essencial ao seu desenvolvimento.

Desde que o Gonçalinho nasceu que tentamos ( e disso eu tenho a certeza que temos conseguido ) proporcionar-lhe TUDO aquilo que poderá ajudar e fazer TODA A DIFERENÇA na sua reabilitação!
Sim!! Porque desde o momento em que ele nasceu que essa é (e sempre será) a nossa prioridade!! Fazer tudo aquilo que é possivel e impossível para o seu bem-estar!!

Confesso que não tem sido fácil!! Que, apesar das ajudas, temos andado muito acima das nossas capacidades físicas e sobretudo financeiras!!

Relativamente ao cansaço...amanhã é outro dia!! E o que lá vai, lá vai!!

No que diz respeito ao dinheiro, tenho a certeza que esse é e sempre será o dinheiro mais bem gasto das nossas vidas!! Eu nem gosto de falar em "dinheiro gasto"...porque para nós não se trata de gastar dinheiro, mas sim de uma espécie de "investimento" para um futuro mais risonho!

E o simples facto de ver reflectida no rosto do Guga a satisfação por ter conseguido dar mais "um passinho", faz-nos esqueçer imediatamente o cansaço e todas as dificuldades que isso implica ou implicou... e faz-nos, também, olhar para o passado com um sorriso nos lábios!!
Porque, efectivamente, para uma criança que se encontra "presa" no próprio corpinho, como é o caso do Guga!! Num corpo que não responde a 100% ao que ele quer... o simples melhoramento do controlo cefálico, do controlo de tronco, dos braços, das pernas, etc., por muito que aos olhos da maioria das pessoas  pareça pouco, é uma GRANDE VITÓRIA!!! É uma ESPERANÇA!! É um sinal de que o futuro pode ser diferente...e é sobretudo a prova de que VALE A PENA continuar a "investir"!!!

É como diz a bisavó do Guguinha: "Para a frente é que é o caminho do nosso menino!! E enquanto existirem motivos para acreditar, vamos acreditar!! Porque se não o fizermos, quem o fará??".

E neste circulo de "investimentos", principalmente em terapias e no tratamento com a hormona de crescimento,  existem também os " investimentos" em ajudas técnicas, ou seja, materiais de apoio (que como referi anteriormente, constituem por si só uma esperança)  fundamentais à sua reabilitação. Como foram por exemplo o standing frame, a cadeira de posicionamento e desta vez, a cadeira de transporte... Equipamentos que fazem toda a diferença!! E os quais só conseguimos adquirir graças às pessoas maravilhosas que temos ao nosso redor e a quem ficaremos eternamente gratos por ACREDITAREM no nosso herói, por sentirem que por este menino nada é impossivel, nada é sacrificio...tudo vale a pena!!

E é por isso que me sinto feliz!!

Por estar rodeada de objectivos concretizados... que até hoje têm merecido SEMPRE a satisfação estampada no rosto do Gonçalinho!!

Nada tem sido em vão!! Tudo tem valido a pena...TUDO!!!

E por isso me sinto imensamente grata a quem nos "estendeu a mão" e nos ajudou a levar para a frente os nossos objectivos e a superar as necessidades do Gonçalo!! E desta forma, contribuiu para mais um sorriso maravilhoso como é o do nosso filho!! Um sorriso que transborda esperança!!

Por isso, o meu nome hoje é FELICIDADE!!
Por isso o meu dia hoje, foi mais feliz que o de ontem!!!
Por isso  meu dia de amanhã vai ser mais feliz que o de hoje!! Disso tenho a certeza!!

Porque juntos continuaremos a acreditar e a fazer o caminho...

OBRIGADA!!!!

De coração!!



O Gonçalo à saída da APPC do Porto, no seu primeiro passeio na cadeirinha nova!!

3 comentários:

  1. POIS ENTAO OLA FELICIDADE...ERA DESTE DIA K EU ESTAVA Á ESPERA,E DOS K CONTINUARAM A VIR CLARO...QUEM FALA ASSIM NAO É GAGO...ADORO-TE AMIGA MUITOOOOOO.BEIJINHO GRANDE.TITI CRISTINE.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana...

    Fico muito feliz por tudo estar a correr bem...
    São concretizações muito esperadas... mas pelas tuas palavras, sente-se que valeu bem a pena a vossa espera.
    São passos largos nesta caminhada... são sobretudo passos vitoriosos.

    beijinhos

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelas conquistas e que sorte a deste menino ter uns pais 5*****. Desejo-lhes as maiores felicidades do mundo. Deus vai recompensá-los. Vou tentar ajudar o meu aluno Tiago a ir à Espanha.
    Mariza

    ResponderEliminar