O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Pedras de Santiago!!

Hoje fomos a Santiago de Compostela, mais precisamente à Clínica FOLTRA, para uma avaliação de rotina após alguns meses de tratamento.

Confesso que ia um pouco apreensiva, porque apesar do Guga ter evoluído, ainda está muito longe do quadro que o Dr. Devesa considerou que ele pudesse ter atingido nesta altura! E por isso, pensei que ele pudesse, de alguma forma, mandar suspender o tratamento...o que não era, de todo, a nossa vontade!! Principalmente depois das últimas aquisições!!

Mas felizmente, enganei-me!!!

O Dr. Devesa ficou muito contente com o Gonçalo e com as evoluções que nele constatou e considerou que o tratamento PODE E DEVE continuar. 

Porque continua a ACREDITAR que o PROJECTO FOLTRA ainda pode fazer MUITO pelo nosso "piolho"! 

Sendo assim, fez alguns ajustes ao protocolo e aumentou a dose da hormona! 
Para além disso, considerou que o Gonçalo em muito poderá beneficiar com a abertura do novo Centro FOLTRA e com os novos equipamentos/terapias que lá existem e aconselhou-nos a passar uns meses em Espanha.  
Explicou-nos que o Centro dispõe de outras terapias, para além das convencionais e está altamente equipado com máquinas de fisioterapia robotizadas de última geração (mais potentes que o Lokomat) e que prometem revolucionar a reabilitação física e motora.

Perante esta sugestão, ficámos um pouco confusos e apreensivos!! Até porque esta situação implica uma série de alterações à nossa rotina familiar! Para além de implicar outros custos! 

Mas perante a nossa "confusão", o Dr. Devesa só disse o seguinte: "Temos que prestar atenção à idade do Gonçalo, e quanto mais rápido actuarmos, mais eficazes e positivos serão os resultados, com toda a certeza!!"

...estas palavras soaram-nos a "prlim pim pim"!! 

E como queremos e tentamos fazer, desde sempre, o melhor para o nosso filho!! QUEREMOS MUITO PODER AVANÇAR COM ESTA POSSIBILIDADE!!!

Por isso, se tudo correr como esperamos que corra, talvez em Março já lá estaremos!!


Torçam por nós!!


Quem sabe não poderemos regressar com caixas e caixas de "Pedras de Santiago" e construir de uma vez por todas este CASTELO!!



Antes de terminar...
Quero dizer que o meu coração transborda de FELICIDADE, ESPERANÇA, GRATIDÃO, ORGULHO...e tudo aquilo que de bom há para sentir!!

E que por este sorriso...


... VAMOS AO FIM DO MUNDO!!!

10 comentários:

  1. Olá Ana,

    é mesmo um sorriso que empolga, anima e nos faz esquecer das dificuldades que existem em todos os caminhos...que bom que as pedras que o Guga guardou nos seus caminhos permitiram que ele subisse vários degraus em direção ao seu castelo, que mesmo ainda não finalizado já é a casa dos seus sonhos.

    sorte, coragem e felicidades em todos os seus tratamentos e terapias.

    bjos da Sandra e da Heleninha

    ResponderEliminar
  2. Ana

    E afinal Espanha é já ali ao lado, não no fim do mundo...

    São notícias espantosas e encorajadoras para que esse bendito tratamento continue.

    É claro que esse sorriso do Guga é um sinal de que nem deve hesitar em ir passar esse tempo em Santiago. E quando regressar vai ter que vir de camião TIR para transportar todas as pedras necessárias à construção do castelo do nosso Herói.

    Um feliz 2012 para toda a família incluindo a Bea.

    Beijos

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana!
    Não me conheces nem eu a ti mas acabei por ficar seguidora deste blog por vários motivos.
    Eu sou de Ovar embora viva em Madrid à quase 3 anos. Fui aluna do teu pai e o meu namorado também (se calhar a ele conheces...).
    Como o facebook é um mundo, recentemente através do perfil do teu pai encontrei este blog e não consegui deixar de ler e reler os teus corajosos e fantásticos relatos.
    Quero por isso deixar de ser uma seguidora anónima e apresentar-me: sou a Sandra! E quero dar-te os meus sinceros parabéns pela extraordinária mulher que pareces ser e pela maravilhosa família que tens. Sinceramente torço por vocês e pela vitória da vossa luta!
    Curiosamente estou também grávida de 23 semanas de uma menina e curiosamente quando fui visitar a minha tia há dias aí em Portugal ela comentou que a "patroa" também estava grávida de uma menina e do mesmo tempo mais ou menos. Curiosamente, eu perguntei quem era para ver se conhecia e essa pessoa és tu! Assim que tive mais um motivo para sair do anonimato :)
    Espero que tenhas uma excelente gravidez e deixa-me que te diga o quanto admiro a tua coragem e a vossa família. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. PS: Espero que não leves a mal o facto da minha tia ter referido a tua gravidez. Não foi de todo com má intenção, estavamos a partilhar alegrias... Ela tem muito carinho, admiração e respeito por vocês.

    ResponderEliminar
  5. Olá Sandra,
    Antes de mais obrigada pelo carinho!
    Eu não faço nada de especial! Aliás...canso-me de dizer isto!! :) Sou simplesmente MÃE!!! Faço aquilo que qualquer mãe faria ou deveria fazer!! Tu em breve, vais ver que é mesmo assim!! Pelo bem dos nossos filhos...tudo nos parece inato!! E nada é transcendente! :)
    Quanto à tua tia, nunca ficaria melindrada por tal situação....Gosto muito dela!! Aliás, não sei o que seria de mim sem ela!! Já faz parte da casa!! E sei que o que partilha é com a melhor das intenções!! :)

    Antes de me despedir, desejo-te as melhores felicidades do mundo!!

    Beijinhos para vocês

    E sejam bem-vindos ao Castelo do Guga!!

    ResponderEliminar
  6. Olá Ana..
    O que escreves-te são realmente notícias muito boas e muito promissoras no que diz respeito ao futuro do teu menino.

    Fica imensamente feliz e esperançosa num futuro próximo de novas notícias e de novos resultados na vossa vida.

    um beijinhos muito grande para o Gonçalo...

    e que tudo corra bem...

    beijinhos

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  7. òptimas Notícias! E mais uma vez... No que eu puder ajudar... Podem contar! :)

    ResponderEliminar
  8. Olá Ana,



    Em primeiro lugar um ano de 2012 repleto de saude, alegria, esperança, concretizações....enfim tudo aquilo que sempre desejamos.



    Em seguida... há tanto para te dizer!

    Quando dizes que não fazes nada de extraordinário e que fazes o que o teu coração de mãe manda, tenho que concordar contigo pois como mãe sinto precisamente isso mesmo! No entanto, não posso deixar de refletir um pouco nestes teus últimos 2 anos. Passaste por tantas provações que, acredito profundamente, só um ser extraordinário consegue ultrapassar. Lembro-me do teu sorriso e orgulho quando estavas grávida do Guga e depois a transformação física e psicológica que sofreste após o nascimento do menino; lembro-me bem do desespero que transmitias nas tuas mensagens quando estavas já em casa e, com o passar dos meses, a diferença que encontravas quando comparavas o Guga com outras crianças; lembro-me também que continuavas com um sorriso na cara pela tua filha que estava a viver de uma forma intensa a vossa situação e o esforço que fazias para te manteres viva, muitas vezes à tona da água, numa linha muito ténua entre a escuridão e um túnel de luz. Sem falar também da revolta que foste sentido ao longo dos meses com a estupidez dum sistema de saude sem escrupulos e tantas vezes sem qualquer sensibilidade e compreensão com o próximo.

    E foram tantas as pessoas que acompanharam deste lado a tua luta, as tuas angustias, as tuas vitórias e alegrias.

    São tantas as memórias ...E 2 anos volvidos, há tanto para recordar! para rir e para refletir.



    É sem dúvida um balanço positivo e alegra-me muito saber que encontras-te o teu caminho, seja ele para Santiago ou para outro destino qualquer. Saberes que há um momento para tudo e que finalmente estás a saborear a tua vida como ela está.



    Ana, mais uma vez te agradeço pelo ser extraordinário que és, acredita que não há muitas pessoas iguais a ti. Sei bem que há outras mães que vivem situações idênticas a ti e, à sua maneira, são também seres extraordinários, mas há um luz qualquer que te guia e isso é tão raro acontecer, tão raro! e definitivamente é um orgulho, um previlégio e uma sorte ter-me cruzado no teu caminho.



    Não me alongo muito mais...muita força para este ano e que tudo corra como desejas para os teus 3 filhos e restante família, e claro está, um beijinho muito especial para ti Ana.



    paula coutinho

    ResponderEliminar
  9. Paula:

    Bem...estou sem palavras!!

    Conseguiste fazer uma retrospectiva destes dois anos como ninguém...

    De facto, foram dois anos complicados, mas parece que agora, apesar de tudo, as coisas começam a ter outro "rosto"!

    Não vou dizer que deixou de doer!! Que deixei de fazer comparações! Que deixei de ter recaídas!! Que deixei de desejar um milagre!! Aliás...acho que nunca vou deixar de o sentir, de as fazer, de as ter e de o desejar!!

    Mas uma coisa é certa! Finalmente redescobri a felicidade!!

    Uma felicidade pura!! Uma felicidade bem ao nosso jeito...ESPECIAL, SABOROSA!!

    E isso, graças a TI e a todos os que estão sempre "por aqui", de mãos dadas comigo, e que nunca me deixaram "sozinha"!! Foram vocês que me ajudaram a perceber o lado positivo de uma situação que inicialmente quase me arruinou a vida, e me fez preferir, por várias vezes, deixar de viver!!

    Mas, felizmente...

    Descobri que aquilo que parecia castigo!! Que não tinha explicação por mais que a procurasse...Não é nada mais, nada menos que uma BENÇÃO...uma benção que Alguém guardou e decidiu entregar a MIM!!

    E muito sinceramente é isso que sinto!!
    Sinto-me abençoada...por ter um menino fantástico...por ter uma criança como eu nunca vi!!

    Uma criança lutadora... com uma capacidade de resistência absurda...
    Com uma força de vontade extraordinária...
    E com um olhar...Bem!! Um olhar que irradia ESPERANÇA!! Muita esperança!! Já para não falar no sorriso!!

    Eu sei que sou suspeita!! Ora não fosse eu mãe!!

    Mas de facto, tenho um orgulho enorme pelo meu filho...um orgulho que não cabe em mim!!


    E é isso mesmo amiga...acho que encontrei de facto o nosso caminho!! pelo menos sinto-me confiante! :)

    A gravidez também veio dar um valente empurrão, é certo! E como das outras vezes...cá ando eu a saltitar de alegria, desde que me levanto até que me deito!!
    Ansiosa por ter nos braços mais um filho!!
    Bem...que sensação!!
    Tomara eu poder ter um filho por ano!! :))


    Ah!! E não me agradeças o facto de ser como sou, ou de teres cruzado no meu caminho!! Porque como já o disse e volto a repetir...eu não me considero assim tão especial!!

    Eu hoje sou o que sou graças aquilo que vivi....às pessoas que conheci (e tu és uma delas)...ao apoio e carinho que recebi...a todos vocês...

    E disso eu nunca me vou esquecer!!
    E aqui sou eu quem tem que agradecer!

    MUITO OBRIGADA...a Ti e a quem está sempre "por aqui"!

    Um beijinho do tamanho do mundo para ti e para a tua família!!
    E um ano repleto de coisas boas!

    Ana

    ResponderEliminar
  10. Daniela:
    Muito Obrigada!! És uma querida!
    Muito obrigada mesmo!!
    Muitos beijinhos para ti e para a tua Magui!
    Xana

    ResponderEliminar