O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 17 de abril de 2012

Já faz algum tempo...

Já faz algum tempo que não actualizo o blog, não por falta de novidades, mas sim por falta de vontade ou oportunidade! Nem sei bem...

Desde as 30 semanas que me foi imposto "repouso absoluto" assim como me foi administrada alguma medicação por forma a amenizar as contracções que comecei a manifestar nessa altura.

Ou seja, como era de prever, alguns dos abusos que cometi durante a gravidez tiveram as suas consequências!

Mas às 34 semanas a situação complicou-se e tive que ficar internada na Maternidade por ameaça de parto prematuro.

Pensei que esse internamento fosse por um curto periodo de tempo, provavelmente por 3 ou 4 dias, tempo necessário para tomar alguns procedimentos habituais nestas situações, nomeadamente a administração da medicação para a maturação dos pulmões da minha "bebé apressada"! Mas uma vez que as contracções não estabilizaram, cá estou eu, duas semanas depois, ainda internada!!!

Têm sido os dias mais longos da minha vida...
As saudades de casa, do meu marido, dos meus filhotes são muito difíceis de suportar...
Assim como tem sido muito difícil controlar as emoções a que estamos sujeitas num local como este, onde depressa fazemos novas e sólidas amizades e de um dia para o outro passamos a "sofrer" também os problemas de quem "vive" ao nosso lado!!

Ainda esta semana revivi muito daquilo que passei com o Guga com uma situação de emergência que ocorreu mesmo ao meu lado...e isso também não ajuda nada!!

Abstrair de toda esta situação também não é fácil...porque há sempre um CTG, uma análise, uma eco, um exame para fazer!!! Há sempre muita ansiedade e sobretudo medo, muito medo, de que algo não esteja bem!! Mas acho que isso é normal...principalmente para quem já passou por uma situação como a nossa!!

Felizmente está tudo ÓPTIMO comigo e com a Beatriz. Aparentemente a situação estabilizou, as contracções embora não tenham desaparecido, parecem estar a diminuir. E ao que parece tudo decorrerá normalmente até ao GRANDE DIA!!! Mas até lá os médicos, por precaução, preferem manter-me por aqui...

Até lá tenho que redobrar a paciência, que confesso já ser muito pouca nesta altura!! Sinto-me cansada, apesar do repouso! Saturada!! Mas tem que ser!! E como se diz por aí: "o que tem que ser, tem muita força"!!!

Daqui por uns dias já terei mais uma "prenda" nos braços!!  E é nisso que tenho de me concentrar!!

Até porque logo logo estarei em casa, junto de quem mais amo e com mais um elemento para juntar à minha querida família, da qual me orgulho mais a cada dia que passa!!

Porque apesar de toda esta situação...e das saudades, os meus filhotes estão bem!!
Têm demonstrado ser ainda mais fortes do que aquilo que eu julgava!! Mais uma vez os meus filhos surpreendem-me pela positiva!! E isso deixa-me tão feliz...mas tão feliz!!!  Até porque a "fraca" sou sempre eu!! :)

O papá, apesar de andar exausto, tem feito de tudo para manter as rotinas habituais e tem conseguido, o que me deixa bem mais tranquila!! Embora por outro lado, preocupada...porque o cansaço já é algum!!Passa os dias a correr de um lado para o outro (terapias, actividades, etc.) e nem sempre as noites são calmas...o que faz com que o cansaço se acumule de dia para dia!! Conciliar tudo isto com as visitas diárias que me faz, não tem sido fácil!! Até porque existe sempre muita coisa para organizar para o dia seguinte, quer para os filhotes, quer para mim!
Felizmente podemos contar com a ajuda dos avós e de alguns amigos, mas mesmo assim não tem sido fácil!

No entanto ambos temos a noção que, mais uma vez, o esforço é por uma boa causa!! Aliás...uma EXCELENTE CAUSA!!!

E como diz a Magui..."O sol brilhará amanhã"!!! E muito em breve estaremos todos juntos novamente e com mais um motivo para continuar sorrir e a ser felizes, como temos sido até hoje!!

10 comentários:

  1. se eu pudesse minimizar... resta-me deixar-te um grande beijinho, cheio de coragem para mais estes dias! ah, e se quiseres lições de crochet online, tb estou aqui! no skype ou msn! apita q adiciono-te e falamos nas horas "mortas"!!!! e parabéns pela tua super-familia!!!!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana!

    Também eu tenho andado "escondida" mas não desatenta ao blog nem ao face, mas sem forças para escrever e comunicar como desejaria e tanto gosto de fazer.
    Mas estou muito atenta às novidades e a torcer por esse bendito ser que aí vem.

    Apesar de não estar num bom momento quero dizer-lhe que a Ana continua a ser uma pessoa especial e só por isso merece receber a Bea no seu melhor. Mas tem que estar em forma, como diz, não está a ser fácil mas vai ser compensador, muito ... muito bom quando sentir mais um fruto desse amor nos seus braços. E isso só a Ana vai sentir, é demasiado grande e poderoso, intransmissível, impossível de traduzir em palavras por muito sábia que se seja. A emoção de ser Mãe é única e só a Mãe sentirá ... os amigos partilham apenas a nossa felicidade, ficam felizes mas aqueles momentos são só nossos.
    Não sei se concorda comigo, mas eu sempre vi assim a maternidade, uma coisa indescritível que não dá para partilhar.

    Digo-lhe isto aqui hoje para a encorajar a aguardar serenamente o parto que desejo seja abençoado e reservar as suas forças para quando receber a sua bébé nos braços.
    A sua família toma bem conta desses anjos, a Ana deve "beber" os momentos das suas visitas e reserva-los para saborear enquanto está "sózinha". E descanse bem, pois depois vai ser muito mais complicado.

    Perdoe-me não ter sido uma grande ajuda, mas mesmo assim tinha que falar um bocadinho, precisava de lhe dizer que estou consigo e lhe desejo o MELHOR do fundo do coração.

    Beijo muito grande

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  3. oh, amiga...vim para saber novidades e soube...
    É de facto chato, mas como tu dizes, é por uma causa maravilhosa, senão a mais maravilhosa que temos. O tempo passa a correr e não tarda está aí a Beatriz....um beijinho grande

    ResponderEliminar
  4. Olá menindas! Façam o favor de andar tranquilas!
    Aproveitem para descansar e repor as muitas energias que vão ser precisas...

    Um beijinho muito, muito grande Ana! Tudo vai correr bem!
    Um Xi-Coração grande de saudades...
    Rita Vieira

    ResponderEliminar
  5. Bom dia Ana
    Tenha paciencia que tudo valera a pena, esqueca o que aconteceu com o Guga foque neste momento na Beatriz, ela vira ao mundo perfeita,nao tenha medo continua a ser essa mulher de garra.Faca seu repouso bem tranquila tente focar apenas na alegria de receber mais um ser maravilhosos em sua vida.Neste momento estou com meu pensamento em Deus pedindo para que tudo de certo e tenho certeza dara.Afinal um anjo ja te escolheu como uma pessoa forte capaz de superar qualquer tipo de amor isso para mim quer dizer mae especial e nao por ter um filho especial.Mae que supera qualquer obstaculo essa sim e mae especial.Amor incondicional isso faz uma MAE ESPECIAL.
    TUDO VAI DAR CERTO E NAO DEIXE DE AVISAR QUANDO A BIA CHEGAR.
    Muitos beijos Alyson Brasil

    ResponderEliminar
  6. Acho que a melhor palavras que te posso dizer é: FORÇA!

    Apesar de achares que és "fraca" és sem dúvida a pessoa com mais coragem e mais forte que eu conheço, pois apesar de tudo continuas a sorrir, e acho muito bem, pois tens uma familia linda, maravilhosa!

    Por isso muita FORÇA para vocês! Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana...


    Muita força... só falta mais um bocadinho para estarem todos juntos e felizes...

    beijinhos

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  8. Fernanda Villas - Brasil20 de abril de 2012 às 00:25

    Espero que o seu bebe seja menos "apressado" e chegue no tempo certo, cheio de saúde e trazendo muitas alegrias a toda a família.

    ResponderEliminar
  9. Olá Ana,

    Começo a ler o que escreve enquanto está na maternidade e começam as lágrimas a correr.. Fez-me voltar no tempo, tempos tão duros, mas que depois se transformaram em tempos compensadores. Essas horas que parecem não ter fim, esses dias que teimam em demorar a passar.. terá um grande fecho de palco, você sabe.. mas é duro, sim. Muito difícil!

    Deixo um xi coração cheio de força, espero que consiga sentir a energia que lhe mando através destas palavras.

    Uma mãe supera tudo, Ana. Esta é apenas mais uma prova.. mas no fim quem leva a medalha é você, indiscutivelmente. Ok?

    Vá, hora de limpar as lágrimas, de enfrentar todos os medos, enfrentar e dar um "chega pra lá" nessa nostalgia.

    Poderá ser o seu "último" parto, por isso aproveite bem cada momento, aprecie a vida e aproveite para refletir como a nossa vida muda a cada nascimento.. e SEMPRE para melhor.. não concorda?

    Pense em coisas boas, não se deixe contaminar pelos maus pensamentos.. Na hora de chorar, CHORE, na hora de rir, RIA,na hora de gritar, GRITE.. seja aquela mulher a que nos habituou a seguir como exemplo.

    Estamos todas aqui a torcer por vocês..

    Um enorme xi coração (de uma seguidora)

    Catarina, Lobão

    ResponderEliminar
  10. Olá Ana,

    sei bem o que vc está sentindo pois fiquei internada durante 38 dias antes do nascimento dos meus filhos. O ambiente hospitalar muitas vezes mais cansa do que descansa, é verdade. Mas uma coisa posso lhe garantir quando vc estiver com a Beatriz nos braços este período será esquecido e como digo eu faria tudo de novo pela presença luminosa da Helena em nossas vidas.

    estou em oração por vc e sua família

    grande abraço

    ResponderEliminar