O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Como está o Guga?


Ora bem, de forma rápida e sucinta (até porque o tempo é curto), o Guga está óptimo!! 

Está lindo (modéstia à parte), brincalhão, gozão e muito, mas muito mimalho!! :)

Mantém aquele sorriso maravilhoso TODOS OS DIAS e "vida" no olhar!! 


Continua a comprovar que é um menino guerreiro, um verdadeiro lutador!! Um menino persistente e cheio de força de vontade!

Assim como continua muito teimoso! Só faz o que quer, quando quer e da maneira que quer! É um rapaz cheio de personalidade!! 

O que dificulta muita coisa...
Mas por outro lado é super vantajoso!!

Compreende tudo o que se lhe diz...e por isso é necessário ter uma atenção especial aquilo que se fala perto dele!! Inclusivé é de extrema importância poupá-lo a comentários "tristes" que algumas pessoas ainda insistem em fazer!!

Adora passear, ver telenovelas (pelo menos alguém cá em casa gosta de o fazer), brincar, fazer asneiras com a comida e com a água na boca...enfim!! Tem dois anos e meio e está tudo dito!!

Pena que nem toda a gente consiga pensar da mesma forma e continue a olhar para "aquilo" que ele (ainda) não é capaz de fazer ao invés de olharem para TUDO aquilo que ele é!!! E É CAPAZ!!! 

Continua a adorar e a colaborar imenso na fisioterapia e na hidroterapia! E isso tem-se reflectido positivamente na sua condição motora!! 
As melhorias constatam-se de semana para semana...De forma mais lenta do que o que gostaríamos, é certo, mas são, sem dúvida,  uma constante!! O que é, simplesmente, maravilhoso!!

Nas restantes terapias (Terapia ocupacional e Terapia da fala) a aceitação também tem sido maior! O que me deixa bem mais satisfeita! Já que esteve algum tempo (por motivos de força maior) sem as frequentar e sem colaborar!!

No comportamento também notamos algumas alterações. Está mais calmo, já não faz tantas birras. Já aceita ficar sentado na cadeira por periodos mais longos. Assim como já não chora no carro (durante as viagens) nem no carrinho de passeio. 
Adora passear na cadeirinha e, curiosamente, agora adora andar de carro!!

No que diz respeito à alimentação, as coisas continuam na mesma. Come no colo, uma vez que voltou a rejeitar a cadeira para comer. A ver vamos se agora, com muita persistência nossa e com o apoio da terapia da fala e da terapia ocupacional conseguimos modificar isso!!


A "pedra no sapato" continua a ser o sono! O Guga continua a preferir adormecer tarde e a acordar tarde!! Mesmo que vá para cama mais cedo faz uma birra tremenda e adormece tarde na mesma. Para além de ficar nervoso e consequentemente acordar várias vezes nessa mesma noite!! 
Já para não falar no "humor" que apresenta de manhã, a seguir a essas noites!! 

Bem...e porque já está na hora de dar de mamar à Beatriz outra vez, fico por aqui!!









2 comentários:

  1. Boas Notícias GUGA...
    ... é assim mesmo, para a frente é que é o caminho... beijinho grande


    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  2. Olá!
    Vim parar a este blog "por acaso"...e não podia deixar de felicitar esta linda família, pela coragem e determinação, são sem duvida alguma um exemplo do que de melhor o ser humano tem! Parabens pelos vossos 3 lindos rebentos e em especial para o Guga, que sem duvida alguma é um menino muito abençoado e que se Deus quiser irá conseguir construir um lindo castelo, à sua imagem! Fortes abraços

    ResponderEliminar