O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 30 de maio de 2012

Um bicho papão chamado pré-escola...

A semelhança de qualquer outra mãe com outro filho de 3 anos (e eu falo por experiência própria, quer como mãe, quer como Educadora de Infância) deixar um filho na pré-escola é de facto um "bicho papão"!!!

E quando se tem um filho com necessidades educativas especiais esse "bicho papão" ganha outra forma e torna-se ainda mais assustador!!

Por isso evitei tanto a sua matrícula e até mesmo falar no assunto!! Descartáva-me sempre com algo do género:"Depois vê-se!".

Mas o pai aproveitou a "minha estadia" na maternidade e "deu o passo" que faltava!! Sendo assim o Guga está matriculado e as ajudas técnicas para a escola já estão pedidas!!

No entanto, e apesar de querer muito que tudo dê certo, é inevitável questionar-me em relação a alguns aspectos:
Será que ele vai ser feliz em contexto de Jardim de Infância?
Será que as outras crianças vão aceitá-lo com normalidade?
Será que a Educadora vai ser suficientemente profissional e capaz de o integrar de forma harmoniosa? 
Será o meu Guguinha capaz de se defender, fazer entender perante os amiguinhos, etc.?
Será que não se vai sentir muito triste por não poder fazer uma pequena parte das actividades  que os outros fazem?
Será que o vão negligenciar, ignorar e "encostá-lo a um canto"? E neste caso só tenho uma certeza: se assim for "desapareçam do mapa" porque nem eu própria sei do que seria capaz numa situação destas!!!
Será que vai continuar a ser o menino alegre que é?
Será que esta etapa é mesmo uma decisão acertada?
(...)

Enfim...
Milhentas questões!!!
Que só poderão ter resposta depois de experimentarmos, é certo!!!

Mas "dar esse passo" é muito difícil!!
O medo de vermos o nosso filho sair "ferido" de uma situação que nós lhe impusemos é enorme!!
E eu não sei, sinceramente, se conseguiria lidar com essa culpa!!


Depois há outras questões! Questões comuns a todos os pais:

Jardim de Infância público ou privado??
Pré-escola ou Jardim de Infância?

Bem...
Neste caso, e porque já trabalhei em ambos os contextos, isso a mim não me diz nada!!

O que me interessa, de facto, é a Equipa Educativa e o Ambiente Educativo!  


 Não quero saber se se trata de uma pré-escola,  jardim de infância ou colégio!! Muito menos qual deles é o mais conceituado! 

Nem sempre o Jardim de Infância mais "clean", moderno, com as batas mais bonitas, com mensalidades exuberantes e com excelentes condições é o melhor local para deixarmos os nossos filhos! Nem sempre o que pareçe é!!!


Por isso, e porque se a história do Guga tivesse sido diferente, ele seguiria exactamente os mesmos passos...assim será!!! Não vai ser a sua condição física que me vai fazer alterar os planos que tinha para ele ainda na minha barriguinha!! E por isso  ele está matriculado na pré-escola que a Margarida frequentou e que a Beatriz vai frequentar!!

É uma pré-escola antiga, simples, humilde assim como a maioria das pessoas que lá trabalha! Não tem as condições físicas que eu gostaria que tivesse, é certo, mas tem muitas outras vantagens, entre elas:
  • Fica a 50 metros de casa;
  • Conheço a maioria do pessoal que lá trabalha, assim como já trabalhei com quase todas as educadoras do ensino especial desse agrupamento;
  • Uma grande parte das crianças (amiguinhos da Margarida e crianças de quem fui educadora) que frequenta o primeiro ciclo (que funciona no mesmo edifício) já conheçe o Guga;
  • Nos intervalos, tenho a certeza que, terá muitas vezes o apoio da irmã (Margarida);
  • Poderá vir almoçar a casa todos os dias;
  • E conhecerá e integrará já no grupo que (se tudo decorrer normalmente) o acompanhará no primeiro ciclo! E assim evitamos uma nova integração nessa fase!
No entanto isto, como tudo, são planos, perspectivas, expectativas...nada é certo!
Se me conheço bem, ao mínimo descontentamento mudarei de opinião!!
E por isso arrisco-me a dizer que não hesitarei em retirar o Guga da pré-escola ao primeiro sinal de infelicidade!

Porque isso sim é o que mais me importa! A sua felicidade!
A felicidade dos meus filhos!




4 comentários:

  1. ao há ada a dizer sobre isso, tu ja sabes... tudo o que eu te possa dizer, alguma vez ja terás dito também a qualquer mae! Portanto, deixa ir um dia de cada vez, facilitando o maximo possivel a integração gradual, e tudo vai correr bem de certeza absoluta!!! :D

    ResponderEliminar
  2. Olá. Vais ver que vai ser uma boa decisão!
    O Quico está na mesma escola desde Outubro e hoje quando o deixei, mais uma vez os meninos todos vieram a correr ter com ele, e uma das meninas veio-me logo dizer que a L. era a namorada do Quico. E eu, embaraçada, disse-lhe que se calhar são só amigos. E a própria L. olhou para mim com um ar de que diz "oh sogra, eu é que sei se sou namorada ou não!".
    Portanto, vais ver que tudo vai correr bem!
    Bj grd
    Sara

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana...

    A tua preocupação é legítima sem dúvida, pois é uma etapa nova e uma decisão até complicada, mas acredito que terá mais prós de que contras, até porque o facto de ser um ambiente familiar para vocês facilitará muito mais a integração dele também.
    Apenas posso dizer que o teu menino está a crescer … e será um grande homem…

    Beijinhos Tânia Silva

    ResponderEliminar
  4. Ana, acabei de lhe enviar um e-mail e vi agora que Guga foi matriculado. Quando começa?
    Pra Matias (matiaspresentededeus.blogspot.com) tem sido maravilhso. Temos que cnfiar na capacidade dos nossos filhos e que eles vão ter que aprender mais cedo ou mais tarde a se virar sozinho. Fico tão feliz que agora matias tem sua turma, um espaço que é so dele. Em relação as crianças...olha é um amor so com matias, principalmente as meninas :) querem cuidar sabe, como se ele ainda fosse um baby :) é lindo de ver tanto carinho...vai dar tudo certo, entre erros e acertos! Em relação a escola escolhi uma que tem mais experiencia com inclusão, Matias como não anda tem uma auxiliar o tempo todo com ele fora as auxiliares da turma e a professora. Bom, tem sido uma maravilha!!!

    ResponderEliminar