O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Consulta de Aromaterapia

E porque as noites têm sido cada vez piores...
E porque o cansaço já é imenso e insuportável...
E porque já não sabemos o que fazer...

Decidimos experimentar outras alternativas e, depois de uma sugestão por parte de alguém em quem confiamos plenamente, optámos por procurar a Aromaterapia para tentar regularizar os sonos do Guga. Ou pelo menos fazer com que ele durma, já que no último mês, o pestinha, demonstrou uma resistência quase sobrenatural ao dormir.  O que nos levou inclusivamente, no desespero,  a recorrer a medicação para o efeito (sob o controlo da pediatra) , de forma a que o nosso menino conseguisse descansar, pelo menos, durante a noite. Mas mesmo assim, ele raramente faz a noite completa, acordando por várias vezes. E sempre que isso acontece ele resiste e luta,intensivamente, contra cada tentativa de o voltar a adormecer. Infelizmente, contam-se pelos dedos as noites em que se manteve, completamente, acordado e com uma enorme birra. 

Mas o que é a Aromaterapia?


A Aromaterapia é a arte e a ciência de usar óleos de plantas em tratamentos. É uma das técnicas mais antigas da história de práticas de cura. Utiliza óleos essenciais, extraídos de plantas (biológicos), que exercem uma influência sutil na mente e no corpo. 
Através da Aromaterapia, a cura pode ser feita de uma maneira gentil e natural. O que me deixa bem mais tranquila do que os fármacos a que temos recorrido.
Uma qualidade importante dos óleos essenciais é a grande variedade de maneiras em que podem ser usados. Podem ser usados em massagens, já que é reconhecido como uma das formas mais importante de tratamento, também podendo ser usados em banhos.  Também, podem ser usados como compressas, tanto quente como frio em circunstâncias diferentes. Os óleos podem ser misturados em cremes, loções para o corpo ou mesmo algumas gotas na travesseira para ajudar a ter uma boa noite de sono. 
Os óleos essenciais são absorvidos rapidamente através da pele e entram na corrente sanguínea, acabando por se "dirigirem" ao "problema" de forma quase intuitiva. 
 Mesmo que as essências sejam usadas em cremes, loções para o corpo, banhos, compressas ou em massagens, uma boa quantidade da essência é inalada. O aroma sozinho tem um efeito sutil e real na mente e no corpo. Assim como cada forma de administrar o mesmo óleo tem efeitos e objectivos diferentes. 
Por isso, é preciso ter muito cuidado quando se usam os óleos essenciais. Quando são usados de maneira correcta, são seguros. Mas se forem usados de forma errada podem ser altamente nocivos ou até fatais. Por isso devem ser tratados e usados sempre sob a orientação de alguém creditado nesta terapia.



Sendo assim, na passada quinta-feira tivémos consulta com uma psicóloga (mestre de Reiki e aromaterapeuta creditada pela Florame, uma empresa portuguesa que comercializa óleos essencias biológicos e controlados pela Infarmed) que sugeriu a aplicação tópica de um óleo biológico e vegetal, todas as noites. Não vou mencionar o seu nome, porque tenho receio que este possa ser usado por algum leitor indevidamente. Até porque este óleo foi concebido exlusivamente para o Guga e suas características, nomeadamente a idade e o peso.


Encomendámos também um outro óleo para ver se resolvemos o problema do intestino, que insiste em não funcionar.

Só os teremos na próxima semana. Até lá continuaremos "na ignorância" sem saber se esta terapia será ou não a solução!

1 comentário:

  1. Olá Ana
    O João sempre foi difícil na hora de dormir. Desde que nasceu!
    Já tínhamos tentado fazer um estudo de sono que não deu resultado porque foi cancelado: era impossível fazer-lhe o estudo!
    Só este ano é que ele começou a regularizar os sonos, depois daquele internamento complicado no início do ano (em que ele só dormia sedado!). Ao fazer o desmame da sedação p/ dormir iniciou a Melatonina (designação comercial: Melamil) sob supervisão médica. São umas gotas que se devem tomar cerca de 30 min. antes da hora de dormir. Demorou algum tempo (+1mês) a fazer o efeito esperado porque precisámos de fazer ajustes na quantidade algumas vezes... Mas agora já notamos a diferença! Ele próprio pede p/ ir para a cama. ainda acorda durante a noite (mas pq tem acessos de tosse difíceis de controlar), mas depois volta a adormecer com relativa facilidade.
    Fala à pediatra disto se não vires resultado com a aromaterapia.
    Beijinhos

    ResponderEliminar