O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Reunião com as Educadoras do Gonçalo

Hoje reuni com as educadoras do Guga de forma a "desenharmos" algumas estratégias de facilitação à sua inclusao e planearmos, em conjunto, como vamos proceder em relação à sua integração.

Foi uma reunião muito positiva, onde ouvi o que gostaria de ouvir. Onde referi o que mais me preocupa nesta "nova aventura"!! E sobretudo onde "respirei" tranquilidade e percebi que posso confiar plenamente em ambas.

A Educadora da sala eu já conhecia, aliás é minha amiga e colega. E é, sem dúvida, uma das melhores educadoras que já conheci. Com uma sensibilidade e predisposição para as crianças, difícil de encontrar, nos dias de hoje!! Transpira paixão pelo seu trabalho em cada palavra, em cada gesto...criando uma empatia "automática" junto das crianças!

A Educadora do Ensino Especial não conhecia, mas após alguns minutos de conversa chegámos a conclusão que fez a sua Especialização em Educação Especial com o meu pai! Portanto, modéstia a parte, está muito bem formada!! :)) 

Agora, sem brincadeiras, parece-me uma pessoa muito interessada e também completamente disponivel para todas as necessidades do meu Gugolas. Gostei bastante do interesse que manifestou em relação ao Guga e sobretudo da prontidão em encontrar soluções!

Tal como solicitámos ao agrupamento, aquando da elaboração do PEI (Plano Educativo Individual), a Educadora do Ensino Especial vai estar com o Guga durante todas as manhãs, já que este ano não está nos nossos planos frequentar a pré da parte da tarde, estando esta dedicada às suas terapias. A não ser que ele o pretenda (e assim espero, porque será um excelente sinal) e tenhamos que fazer novas adaptações e alterações à nossa rotina. Nada que não se consiga!! Principalmente quando se tem uma equipa sempre predisposta a alterações se isso contribuir para o bem estar do Guga, como a "nossa"!

A partir de amanha o Guga inicia a Pré-Escola e combinámos que durante esta semana eu estarei "por perto" dentro da sala, ou não fosse eu uma super mãe galinha a ajudar na sua integração, assim como a orientar, discretamente, as educadoras relativamente a posicionamentos, comunicação, manuseamento de materiais, etc etc. E matando, também, as saudades do "activo"!!! 

No entanto na próxima semana, e porque já me foi declarado,  estou PROIBIDA de lá ficar!! :)) 

Ficou combinado também que eu levaria o standing frame e a cadeira de posicionamento, uma vez que estes equipamentos lhe permitem outras oportunidades, assim como outros materiais que eu considere adequados e pertinentes.

Estivemos também a escolher um local discreto e sobretudo privado para a higiene do Gonçalo, assim como a avaliar o espaço da sala por forma a facilitarmos a sua deslocação na cadeira.

Confesso que o único fator que me preocupa são as possíveis "barreiras" exteriores!! Já que, pelo fato da escola ser muito antiga, são péssimas.
Mas eu sou teimosa! E o Guga vai fazer o mesmo percurso que as irmãs e ponto final! Só se essa escolha, algum dia, for altamente prejudicial ao seu bem-estar é que ponderarei essa teimosia!

Para já tento pensar que as vantagens de lá estar são, de longe, muito superiores às desvantagens!!

Mas também, onde existem boas condições de acessibilidade em Portugal???

Quem sabe nao será até melhor aprender a lidar com estas dificuldades logo desde pequenino?? Não é? Digam que sim por favor!! 

:)

A ver vamos...

Amanhã começamos um novo caminho!! 










1 comentário:

  1. Olá Ana

    sem dúvida que os próximos dias vão ser cheios de novas experiências e novas etapas a ultrapassar, mas tudo se há de conseguir pouco a pouco e como tu o escreveste existem realmente excelentes profissionais (Educadores e outros profissionais)por perto para que tudo corra bem... que há de correr certamente para o Gonçalo.

    beijinhos enormes...

    ResponderEliminar