O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

domingo, 9 de maio de 2010

Avaliação com Terapeuta da Fala

Ontem, conforme o combinado com a terapeuta A.M, dirigimo-nos ao seu gabinete para uma avaliação do Guga com a terapeuta L.L. (terapeuta da fala).
A avaliação foi muito interessante dado que foi feita pelas duas terapeutas (duas "craques" ) em conjunto na tentativa de encontrarem a melhor solução para sentar o Guga e quebrar o padrão de hiper-extensão que adopta com muita frequência.
Após várias experiências e tentativas, chegaram à conclusão que mais temia: O Guga só quer o colo da mãe!!! Não se senta em lado nenhum para além do colo da mãe!! Portanto, nesta fase, não é possível sentá-lo em nenhuma tumble form, em nenhuma cadeira triangular, muito menos para comer. Caso contrário, vamos criar uma "fobia"/rejeição à cadeira e em simultâneo à alimentação por tentarmos que aceite duas coisas que não gosta ao mesmo tempo.


Portanto a estratégia adoptada, nesta primeira fase, será sentá-lo no meu colo por longos períodos de tempo de maneira a que aceite esta posição (principalmente para fazer coisas que gosta, como por exemplo: ver o Pocoyo)  quebrando o padrão, e só depois  começaremos a sentá-lo em locais alternativos. Ao mesmo tempo, vou tentando e continuando a alimentá-lo conforme tenho feito até agora, e quando aceitar melhor a papa e a fruta, iniciarei, então, o difícil (mas não impossível) processo de sentá-lo numa cadeira para comer.


Para além disso, ambas as terapeutas ficaram surpreendidas com a "manha" do nosso pequenito!!Que mostra ter uma grande PERSONALIDADE e já percebe que através do choro consegue ter tudo aquilo que pretende. Portanto...só necessita de chorar!! Não precisando de fazer mais nada para obter o que deseja. 
Parece-me que criámos um "Lord"!! ;)
Sendo assim é extremamente importante e urgente desfazer todos estes condicionalismos!
Portanto vamos "negociar" com o "pestinha" o "desmame" do colo da mãe e "fazer ouvidos moucos" ao seu choro!! Interagindo com ele só quando está caladinho e calminho.


Na próxima quinta-feira teremos mais uma sessão com a terapeuta A.M e a terapeuta L.L (que entenderam ser mais proveitoso e positivo trabalharem em simultâneo) e vamos experimentar outras formas/técnicas de o  sentar, como por exemplo: colocá-lo dento de um cesto da roupa!! ;) É verdade!! Elas lá sabem... E eu confio!! Até que me provem o contrário!

2 comentários:

  1. Olá Ana

    Ao menos conseguirão chegar a algum sítio e delinear estratégias para atingirem o objectivo do sentar.
    Agora o importante mesmo é estimular o melhor possível e sempre dentro do razoável para não criar situações de desconforto para todos.
    Boa sorte para o vosso trabalhinho e espero bem que o desmame da mamã não seja muito complicado, pois se o Gonçalo tiver uma personalidade tão vincada como o do Guilherme não sei não!
    Muito amor e muita mas muita paciência....ahhhh e uns bons head phones!

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  2. Eles adoram sítios aconchegadinhos....parecidos com a barriguinha da mamã !!! São uns malandros... beijocas

    ResponderEliminar