O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Consulta de neuropediatria???

Ontem dirigimo-nos ao Porto para a, tão ansiada, consulta de neuropediatria com a Drª T.T., dado que algumas decisões a tomar estão pendentes da sua opinião. Assim como algumas dúvidas estão por esclarecer!! Mas quando chamaram pelo nosso Gonçalo fomos novamente surpreendidos pela ausência da mesma, tal como na última consulta. Só que desta vez, não tivémos o privilégio de sermos atendidos pela Drª  C.G., e fomos atendidos por um Dr. F. que após justificar a ausência da Drª T.T., ouviu o que de novo tinhamos para contar e quando o questionámos relativamente às novas alterações, respondeu não ser a pessoa mais indicada. COMO???? MAS AFINAL DE CONTAS O QUE ESTÀ ESTE SENHOR A FAZER NA CONSULTA DE NEUROPEDIATRIA??? Percebemos depressa que, provavelmente a sua especialidade é só Pediatria, uma vez que as suas preocupações se centraram somente  na papa que o Guga está a comer(e se era preparada com água ou com leite), quantas vezes come papa por dia, quantas vezes bebe o leitinho, se está a ter um crescimento normal (e o desenvolvimento???).
Depois pediu que despissemos o Guguinha e fez-lhe um "exame", isto é, colocou o Guga na posição de decubito ventral e de lado (perdendo dois minutos do seu precioso tempo) e terminou a consulta.
COMO?? JÁ ESTÁ?? Parece que sim!
AH!! Minto! Preocupou-se, ainda, com a possibilidade de estarmos a necessitar de alguma receita médica, disponibilizando-se para o efeito.
E agora pergunto: Não é suposto numa consulta desta especialidade medir o perímetro cefálico?? Assim como avaliar possíveis assimetrias, se é que existem (porque nem isso fomos capazes de perceber), ou dar  importância aos novos dados transmitidos por nós (e que tanto nos preocupam), nomeadamente os espasmos de flexão que o Gonçalinho tem manifestado ultimamente, uma vez que podem ser indicadores de uma possível epilepsia.
NÃO!! PELOS VISTOS NÃO!!
Como não fiquei conformada, procurei de imediato a possibilidade de consultarmos a Drª T.T no privado, mas infelizmente, a Drª tem exclusividade com o Hospital.
Sendo assim, contactámos o pediatra Dr. O.C. que nos aconselhou a ligar, imediatamente, para o Hospital e a contactarmos a Drª C.G, que é a neuropediatra que acompanha o Gonçalinho desde o início.
Assim fizémos...e fomos imediatamente "convidados" a comparecer no Hospital amanhã de manhã, para avaliarmos todas as alterações e realizarmos novos exames, se necessário, de forma a prevenir e despistar possíveis convulsões.
Portanto, lá estaremos mais uma vez com o coração apertadinho e altas expectativas!!!

5 comentários:

  1. Tem calma, moça...

    O JP também fazia coisas normalíssimas que eu achei que podiam ser convulsões e não eram...
    Consulta rapidamente um médico para descansares e te mandar fazer um EEG. Mas não fiques já a pensar que ele tem convulsões...fica tranquila. O mais provável é não ter nada. De qq forma as convulsões com medicação tb se controlam e podem passar com o tempo.

    Realmente é incrível ...duas doses de seguida. O perímetro cefálico nesta fase é importantíssimo !!! Muito mais do que a marca da papa. Deve crescer uniformemente no mm percentil com que nasceu e isso deve ser vigiado todos os meses ou de 2 em 2 meses. Uma boa alimentação é fundamental.

    Boa sorte. Que tenhas um dia melhor amanhã. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Oi minha querida!

    Realmente continuamos a lidar com uma data de incompetentes que se auto-intitulam de MÉDICOS quando o que eles são uns verdadeiros ANORMAIS.

    Continuo a dizer que este tempo todo no andebol serviu para alguma coisa e que se precisares podemos ir ensinar alguma coisa a essas pessoas... ao Gonçalo já prometi que lhe ensinava por isso! :)

    Só te quero dizer que o nosso pequenino é um lutador e que não precisa de carimbo nenhum a não ser esse mesmo de LUTADOR! Esses anormais que aprendam a ser profissionais e que não falem do que não sabem!

    Beijinhos grandes com muitas saudades
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Vai correr tudo bem !!! Espero novidades entao da consulta...

    Beijnhos e muita força... :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana

    Acho inacreditável o que descreveste.
    E pelo que contas só podia ser mesmo um pediatra, mas mesmo assim e com o historial clínico do Guga não percebo como é que ele não fez outro tipo de perguntas, já para não falar da importância do Perímetro Cefálico que nessas consultas é sempre avaliado.
    Bem, mas o que importa é que conseguiste marcar outra consulta, só espero que saiam de lá com as respostas às vossas questões.

    Beijinhos especiais

    ResponderEliminar
  5. OLÁ!

    JÁ VI QUE NÃO CORREU NADA BEM AS TUAS CONSULTAS, MAS NÃO DESESPERES, POIS O QUE TE ACONTECEU VAI-TE DAR FORÇAS PARA ANDAR PARA A FRENTE! EU TAMBEM TIVE E TENHO DESSAS PESSOAS QUE SE DIZEM MEDICOS, QUANDO VOU COM A CATARINA, MAS ELAS SÓ ME DÃO FORÇAS PARA LUTAR! COM O TEMPO TAMBEM NÃO ME CALO,PORQUE SOMOS TODOS IGUAIS E ELES NÃO SÃO MAIS QUE EU POR TEREM UM DIPLOMA, O MEU DIPLPMA É O MELHOR DO MUNDO, QUE É O DIPLPMA DE MÃE DE UMA CRIANÇA ESPECIAL!

    BEIJINHOS E FORÇA!

    PAULA MÃE DA CATARINA

    ResponderEliminar