O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 11 de maio de 2010

Consulta de neuropediatria

A consulta de neuropediatria pela qual tanto esperámos, ansiámos...ficou muito longe daquilo que expectámos!!
Não porque a Drª não correspondeu às nossas expectativas (pelo contrário, superou-as), mas sim porque foi muito duro ouvir o diagnóstico e sobretudo perceber que o que para nós já era um dado adquirido, deixou de o ser!
Primeiro, porque o técnico que realizou o electroencefalograma (após lhe termos dito que durante o exame o Guga teve dois ou três espasmos) teve dúvidas e foi confirmar o gráfico do exame, acabando por constatar que existe alguma actividade "anormal", de maneira que, e por uma questão de prevenção, a Drªa T.T. decidiu medicar o Guga com um anticonvulsivo e um relaxante muscular.
Por outro lado, porque o diagnóstico/prognóstico foi "menos colorido" do que os que temos ouvido ultimamente. A Drª T.T. considerou (embora com algumas dúvidas) que a hipertonia que o Guga manifesta ao nível dos membros superiores e inferiores pode ser oriunda de um padrão espástico ao invés de ser característica da flutuação do tónus, tipica de uma Distonia. Considerando, também, que existe a possibilidade de alguns movimentos manifestos pelo Gonçalinho se enquadrarem no padrão de uma atetose.

Mas nem tudo foi negativo, a Drª considerou que a nível cognitivo tudo está dentro da "normalidade". E que o "pestinha" é uma "carola"!!

Apesar de todas estas suspeitas e dúvidas (porque ainda é cedo para termos certezas) afirmou aquilo que nos dá e tem dado alento para continuar, com esperança, optimismo e crença: "São só prognósticos!! Só o tempo nos dará a resposta verdadeira!" Sim...porque só o nosso Guga nos poderá dizer até onde pode chegar e de que maneira!!

De qualquer forma não nego que o dia de hoje foi um dia escuro, cinzento!!
Um dia em que chorei muito, em que morri mais um pouquinho por dentro...mas sobretudo um dia em que percebi que esta é a minha/a nossa realidade!! E que ninguém, nem nada a pode alterar!!
É uma dor com a qual teremos que aprender a viver, dia após dia!! Valorizando, festejando, sorrido, amando cada conquista, cada vitória, cada "pedrinha"!!
Tendo sempre como "meta" a FELICIDADE dos nossos filhos!! A nossa FELICIDADE!!

3 comentários:

  1. Querida, não creio que uma forma de paralisia cerebral seja melhor do que outra...

    Seja como for, é uma dura realidade. Sei os teus sentimentos e muita mãe saberá também o que estás a sentir. Faz parte da condição de mãe e ainda mais de mãe de um menino especial.

    Olha para esse bebé lindo e tenho a certeza que encontras a força que precisas. E vais precisar de muita...mas acredita que ele vai dar-ta !!!

    QQ outra coisa estamos aqui sempre para dar uma mão amiga. Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. OLA KERIDA AMIGA...É NESTES MOMENTOS K POR MUITO K AS PESSOAS SE CONHEÇAM,NAO HA PALAVRAS DE ALENTO K NOS FAÇA ALIVIAR A DOR K TENS...MAS PENSA SO NUMA COISA...NUNCA,MAS NUNCA NA VIDA VAIS ESTAR SOZINHA,POIS TENS NOS A MIM E A TODAS AS PESS0AS K KISERES...PELO MENOS PA TE CONSOLAREM UM POUCO...EU SEI K E POUCO MAS AXO K É O POSSIVEL,DE OUTRA MANEIRA,SO INDO VIVER PARA TUA CASA,E MESMO ASSIM,NADA TE VAI TIRAR O K TAS PASSAR.....POR TANTO....FORÇA AIIIIIIIIIIIIÍ´K O NOSSO NINO VAI SURPREENDER MUITOS....CABROES E CABRAS K ANDAM AI PELO PROPRIO PÉ...MAS NAO SABEM COMO FICARAM.ENFIM,É O K VAMOS TODOS VER,SE DEUS KISER.BEIJINHO AMIGA ESPERO K OS DIAS FIKEM MAIS COLORIDOSO GUGA SIM MERÇE ESSE««« PEKENO««ESFORÇO OK'?BEIJINHOS NO QUEIXINHO A TI TAMBEM....EHEHEH.

    ResponderEliminar
  3. Há momentos da nossa vida que nada nos conforta, nada nos tranquiliza.....nada faz sentido....e nestes momentos torna-se muito dificil para quem esta "deste lado" dizer algo que faça sentido, algo que possa ajudar num sorriso, algo que possa dar a paz que precisamos...como eu gostava de conseguir dar-te tudo isso!

    Neste momento só te consigo dizer que tens um Anjo de nome Gonçalo, um Anjo LINDO, LUTADOR,FELIZ,com uma vontade enorme de chegar ao topo do seu castelo.....que precisa especialmente de ti FELIZ, TRANQUILA,COM MUITA FORÇA para que pedrinha a pedrinha o VOSSO castelo seja resistente a todas as tempestades.

    Bjs grandes
    Ana Mónica

    ResponderEliminar