O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sábado, 8 de maio de 2010

Nova avaliação.

Ontem fomos mais uma vez, e como é habitual todos os meses, à terapeuta A.M. para outra avaliação do Guguinha.
Como era de prever e porque é aquela questão para a qual queremos rapidamente uma resposta, perguntámos-lhe logo no início da sessão:  "O nosso Gonçalo tem Distonia??" Respondeu-nos com toda a segurança que sim!! Que o Gonçalo é, sem dúvida, um distónico.
Perante isto, perguntei-lhe se lhe parecia um caso grave. E ela respondeu-me, de forma curta e grossa (como eu gosto e prefiro) que o caso do Gonçalinho não é grave, mas também não é ligeiro!! Para além disso, considerou que o malandreco tem mais competências do que aquelas que demonstra! Mostrando ser uma criança moldável!

Óptimo!!! Temos que trabalhá-lo!! Ainda mais!! Como diz a minha amiga Paula, "é só mais um danoninho"!!

Também questionámos a terapeuta relativamente à anca do Gonçalo e também ela partilha da opinião que não se trata de uma luxação. Considerando que não temos que ficar preocupados. No entanto vamos realizar na mesma os exames pedidos pela ortopedista, e caso se verifique alguma anomalia procuraremos a melhor resposta ao problema.
Foi uma sessão muito proveitosa, dado que conseguimos esclarecer uma série de dúvidas relativamente ao estado do Gonçalo e relativamente a técnicas de manuseio e posicionamentos.

Também conseguimos boas orientações no que diz respeito à Terapia da Fala, facto que nos tem preocupado bastante, devido às dificuldades que tenho encontrado em alimentar o Gonçalo (porque faz birra sempre que lhe coloco a colher na boca e entra em padrões de hiper-extensão, tornando-se praticamente impossível dar-lhe a papa ou a fruta). A terapeuta A.M. recomendou-nos, então, uma Terapeuta em especial. A terapeuta L.L.considerada por muitos a terapeuta com mais habilitações para trabalhar com  crianças portadoras de Paralisia Cerebral.
Perante estas referências mostrámo-nos altamente interessados em fazermos uma avaliação com ela, e vamos lá só ...daqui a 2 HORAS!!! ;)

No final da sessão, e por muito estranho que vos possa parecer, até porque as novidades não são animadoras, senti-me aliviada!! Apesar de saber e crer que os diagnósticos não têm grande importância! Mas sempre me permitem traçar um caminho, nomeadamente no que diz respeito às estratégias de intervenção, terapias e alternativas!!
E porque, sobretudo, não sou uma pessoa capaz de VIVER NA DÚVIDA!!! Preciso de certezas!! Até para que me consiga conformar e enfrentar toda esta situação com maior sobriedade.

Depois de tudo isto tomei mais algumas decisões (já que essta semana foi uma semana decisiva para vários factores), que julgo serem as mais correctas para o Gonçalinho!! Uma delas é que o Guga vai fazer, caso a terapeuta tenha oportunidade, fisioterapia com a A.M. para além das sessões que faz no NAPC de Paços de Brandão.
As outras, oportunamente, direi quais são!!

4 comentários:

  1. olá Ana:
    gostei da determinação !
    beijinhos nos piolhos e um grande para ti mommy !!
    Paula - mãe de um Afonso

    ResponderEliminar
  2. como estou feliz por ti maninha.. nao ha nada pior do que a incerteza! a duvida! o desconhecido... nao e o caso, mas por mais dura que seja a verdade, todos somos mais felizes se soubermos, de certa forma, com o que podemos contar!!
    na incerteza, a esperança anula toda a tranquilidade e serenidade. dois aspectos essenciais para sermos verdadeiramente felizes e aceitarmos a nossa vida da forma que ela é, tirando o maior proveito de todos os momentos!
    Adoro-te do fundo do meu coração e seja qual for a decisão, irei apoiar-te incondicionavelmente, so quero que sejas feliz, a tua, a nossa maneira, mas feliz!

    ResponderEliminar
  3. Olá Xana

    De tempo ao tempo. A poeira vai baixar. Lute p/ conseguir tudo que pode (e o que não pode) da medicina.

    Amanhã comemoramos aqui o Dia das Mães, e te mando 1 enorme beijo por esse dia, mesmo sabendo que vcs aí comemoram em outra data.

    Bjs

    ResponderEliminar
  4. amiga tens te revelado mais uma vez...e sem ninhuma duvida da minha parte UMA MULHER EXTRAORDINARIA,POIS EU E AS TUAS AMIGAS DO BLOG DIA A DIA FICAMOS COLADAS AO NOSSO«NINO«SIM PORK ELE JA E SEM DUVIDA UM POUCO NOSSO NE...««E TU TAMBEM MAS NEM DE TODOS,NAO CONVEM,O MEU AMIGO RICAR,FICARIA CIUMENTO.PORTANTO JA SABES AS TUAS,VOÇAS,OU DE TODOS SERAM COM CERTEZA O MELHOR PARA O GUGUINHA LINDO,CHEIROSO K NOS,EU,TANTO ADORO......ATE BREVE.TITINA.BJOCAS BOAS NO QUEIXINHO

    ResponderEliminar