O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ser mãe de um filho especial

Como é ser mãe de uma crianca especial?
Apesar de ainda só terem passado cinco meses e meio, julgo que os primeiros meses são os piores. 
Talvez porque nenhuma mãe sonha em ter um filho especial!  E quando isso acontece sem contarmos, de surpresa e sem antecedentes que o fizessem prever!! É DEVASTADOR...passamos por um turbilhão de emoções indescritíveis, em que a Tristeza, o Medo, a Dor, a Frustração e a Revolta se misturam dando origem a sentimentos sem nome, que não constam no dicionário...porque só quem é mãe de um filho especial os compreende, embora também não os consiga definir!
São sentimentos que facilmente nos derrubam, impossíveis de combater!! Alguns até, impossíveis de eliminar do nosso caminho, acabando por nos "acompanhar" até ao fim da vida...

Portanto,

Ser mãe de um menino especial... é  saber viver num mundo de questões para as quais não temos respostas: Porquê? Porquê eu? Porquê nós?

Ser mãe de um menino especial é...nunca aceitar o que nos aconteceu e aprender a ir aceitando!!

Ser mãe de um menino especial é... perceber em cada sorriso, em cada conquista, em cada vitória a nossa missão...e encontrar nesses pequenos GRANDES gestos algumas das respostas!!

Ser mãe de um menino especial é... sensibilizar todos aqueles que nos rodeiam para a diferença, tentando facilitar a integração dos nossos filhos num mundo que também lhes pertence!! Tendo sempre como princípio, que apesar da patologia, das dificuldades, das limitações...os nossos filhos são HUMANOS e tal como todos nós...também podem ser felizes...se a maioria o permitir e os encarar com igualdade!

Ser mãe de um menino especial é ...demonstrar a tudo e todos que o amor de mãe é mais forte do que qualquer deficiência ou  preconceito!! E que cada preconceito é pequeno demais diante da grandiosidade e pureza do amor que sentimos pelos nossos filhos.

Ser mãe de um menino especial é...perceber que nós também temos muito que aprender, e que os nosso filhos têm muito para nos ensinar...Ensinar que vale a pena lutar... pela vida, tal como o Gonçalinho que já nasceu lutando. Lutando contra a morte, contra uma infecção generalizada e contra incompetência médica.
Lutou,venceu e vai vencer muito pela vida fora...mostrando o quanto a vida é linda e vale a pena!! Mostrando o que é ser Especial!

Ser mãe de um menino especial é...querer acreditar que nada acontece por acaso!! Acreditar que a chegada de um filho especial aconteceu porque Alguém quis fazer de nós pessoas melhores, pessoas especiais, capazes de valorizar as coisas mais simples da vida... Porque Alguém considerou que éramos capazes de assumir essa responsabilidade!

Ser mãe de um menino especial é ... saber viver um dia de cada vez, com esperança, nunca deixando de acreditar!!

Ser mãe de um menino especial é procurar, investigar, experimentar e esgotar todas as possibilidades!!
Ser mãe de um menino especial é...chorar muito mas também sorrir q.b.. É  lutar com todas as forças e saber levantar quando se é derrotada, nunca desistindo. É acreditar com convicção. É ser capaz de tudo, até mesmo do impossível!!

Ser mãe de um menino especial é...sobretudo SER MÃE!!

10 comentários:

  1. É´ISSO MESMO AMIGA CABEÇA PARA CIMA,MESMO K AS VEZES NAO APETEÇA MAS TU ES A MAIOR...OUVISTE!?FORÇA.

    ResponderEliminar
  2. Olá, Olá

    Ser mãe de um menino especial... é AMAR DE FORMA INCONDICIONAL!

    Quem ama assim os seus filhos, como tu, vais conseguir!

    Eu ACREDITO!

    Continua a ACREDITAR!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. SER MÃE DE UM MENINO ESPECIAL....É SER ESPECIAL TAMBÉM (vc esqueceu dessa frase).

    Não é qualquer mãe que é especial para receber (sem pedir) a missão de amar um nenem lindamente especial.

    Xana, o que existe de mais especial no Guguinha é sua beleza...além de um olhar profundamente lindo e sapeca.

    Especial para vc é estar superando obstaculos e sei que vc passará por todos eles só c/ alguns espinhos, nada mais.

    Força menina.....tudo vai dar certo. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Olá,acho que neste ultimo texto descreveu perfeitamente o que uma mãe de uma criança especial sente..... Eu também sou mãe de uma menina especialíssima ;) Eu sei e também já passei por esses sentimentos e situações, e continuo a passar. Muita força!!!!

    ResponderEliminar
  5. olá Ana:
    ... NÃO ME PARECE QUE SEJA MUITO MAIS QUE ISTO ! (e já não é pouco!!!)

    OBRIGADO pelas palavras!! e pela partilha ...
    beijinhos no "Guloso" e na Magui e um grande para ti mommy !
    Paula - mãe de um Afonso também especial

    ResponderEliminar
  6. Querida sobrinha,
    Ser mãe de um filho especial é, como muito bem diz a Denise,ser especial também. Quem sabe ou pode contrariar os designios de Deus? O Guga já nos ensinou como conseguir superar a negligência médica e a estupidez de quem deveria ser profissional.
    Ser mãe de um filho especial é obrigatoriamente ser uma eterna aprendiz da vida....Aprender com ele e tentar ensinar-lhe o que ele quiser aprender...
    Força, querida sobrinha. Parabéns pela tua coragem!

    ResponderEliminar
  7. És sem sombra nenhuma para duvidas uma mãe hiper mega especial e com a tua força e dedicação tornas o nosso Guguinha cada vez mais especial - muito alegre, muito lindo, muito interactivo...

    És sem sombra de duvidas neste momento a mãe mais especial que conheço! Admiro toda a tua força e coragem para enfrentar e ultrapassar as dificuldades, consciente delas mas disposta a tudo para não as deixar levar a melhor.

    Um beijinho muito especial para uns pais verdadeiramente especiais

    ResponderEliminar
  8. Adorei ler essas palaveras, tenho 19 anos e tbm sou mae de uam criança especial, foi erro medico
    mas e uma bençao ter um filho especial.
    Forças pra vc.
    um Abraçõ...
    Rafaela

    ResponderEliminar
  9. olá amiga ser mae é a maior conquista q podemos ter e ser mae de um filho especial é mais q uma luta e uma missao de deus .....se mae e tudo forças sempre adorei ler sobre sua historia ...

    ResponderEliminar
  10. Olá querida, q blog lindo e abençoado...
    Já estou te seguindo, quando puder da uma passadinha
    lá no meu pedacinho, ficarei muito feliz...bjos
    Deus abençoe sua vida e seu blog, sempre!

    ResponderEliminar