O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sábado, 30 de janeiro de 2010

O Porquê do Blog...

Porquê escrever um Blog?? Nem eu sei bem...
Talvez porque seja uma forma de extravasar sentimentos, de partilhar emoções...
Talvez seja uma terapia para os momentos mais difíceis!!
Talvez seja mais uma forma de mostrar à família e amigos as pedras que o nosso filho vai colhendo para o seu castelo!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Consulta de Oftalmologia

Dado que no Hospital São Sebastião nos prepararm para uma possível cegueira cortical, os dias têm sido muito difíceis de suportar. Apesar de ter, praticamente, a certeza que o Gonçalinho vê. Porque caso contrário não seguia os objectos (julgo eu), não fixava os objectos e, sobretudo, não sorria para mim.
No entanto, no sentido de eliminar essa dúvida, fomos com o Guga a uma consulta de oftalmologia, onde lhe realizaram um exame de potenciais evocados.
De acordo com o exame, o cerébro recebeu informação, o que elimina a hipótese de cegueira cortical. No entanto, o Dr. considerou necessário repetir o exame daqui por dois meses.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Consulta de Neuro Pediatria

Hoje, tivemos a nossa primeira consulta de neuro pediatria. Confesso que toda a viagem fui a tremer, e que nos dias anteriores quase não consegui dormir. No entanto, a consulta até foi, de certo modo, aliviadora. Dado que a Dr. C.G. considerou que o Gonçalo não correspondia aos relatórios dos exames. Mas tal como todos os médicos que já consultámos, alertou-nos para o futuro, pedindo que contássemos sempre com o pior, porque a ressonância do Gonçalo está muito alterada.
Sendo assim, marcou um eletroencefalograma e uma ecografia transfontanelar, para que na próxima consulta os diagnósticos/prognósticos pudessem ser mais precisos.
De qualquer forma, é sempre bom ouvir que o Gonçalo está melhor do que os diagnósticos/prognósticos indicam.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Consulta de Pediatria

Hoje fomos com o Gonçalinho à Dr. C.S. (Pediatra), para a primeira consulta.
O Gonçalinho pesa 5560kg, mede 56cm e o perimetro craneano está a ter um desenvolvimento normal (factor que nos alíviou bastante, dado que na consulta com o Dr. O.C. ficámos bastante alarmados), estando no valor 40.
Para além disso, e com todas as reservas (tal como afirmou a Dr.C.S.), o Gonçalinho está como qualquer bebé da sua idade. A Dr. chegou mesmo a afirmar que se não tivesse conhecimento do quadro do Gonçalo, diria que ele está perfeitamente normal. No entanto, pediu-nos que tivessemos calma, uma vez que ainda é muito cedo para prognósticos, e que só o futuro nos poderá responder às perguntas para as quais tanto queremos respostas.
De qualquer forma, é sempre bom saber que ainda não existem manifestações exteriores da patologia.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Consulta de Pediatria

Hoje fomos a uma consulta de pediatria ao Hopital Privado da Boa Nova, com o Dr. O.C.
A consulta não correu da melhor maneira, porque o Gonçalinho estava bastante irritado da viagem, uma vez que não gosta da cadeirinha do carro, e chorou durante a consulta toda. Tanto, que tivemos imensa dificuldade em ouvir o que o Dr. dizia, assim como ele a nós. No entanto, perante os relatórios dos exames que levávamos connosco e com a avaliação que fez do Gonçalo os prognósticos foram assustadores. O Gonçalo era de facto um forte candidato a uma paralisia cerebral e das graves. Diagnosticou-lhe uma hipertonia do lado direito e considerou que o choro dele era uma choro gritado, próprio de crianças com alterações neurológicas.
O Dr. O.C. sentiu necessidade de marcar uma consulta de neuro pediatria para a Dr. C.G dado que a Dr. T.T estava de baixa devido a uma intervenção cirúrgica.
Relativamente ao crescimento, o Gonçalinho está a pesar 5120kg e a medir 56cm. Quanto ao perímetro craneano, o Dr. alertou-nos relativamente ao crescimento do mesmo, dado que havia uma ligeira queda no percentil.
Claro que saímos da consulta "de rastos"!!

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Consulta de Pediatria

Hoje dirigimo-nos com o Gonçalo ao Hospital de São Sebastião para uma consulta de Pediatria com o Professor Dr. R.C, que considerou que "o Gonçalo ainda tem alguns reflexos que já não devia ter, e  não tem outros que já devia ter". No entanto, tranquilizou-nos afirmando que ainda estamos numa fase de transição e que isso pode ser normal.
O Gonçalinho não se portou lá muito bem, dificultando um pouco a consulta! Porque será??