O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Felicidade Pura

Ontem fomos ao Porto para fazer as análises de rotina habituais, após cada dois meses de administração de hormona.
Quando entrámos no laboratório as 7 recepcionistas, quase como em coro, começaram a dizer: "Olha o nosso menino"! "Olha o Gonçalinho!!!", "Já cá não vinhas há uns tempinhos!!", "Estás grande e forte"!, "Oh mãe é impresssão minha ou ele está melhor?", "Desde que cá vieram que se nota uma grande evolução", "Está mais direitinho, com mais força na cabeça"!, "Não está molinho como antes"!...Entretanto chega outra funcionária e diz: "Ai, este é o Gonçalinho??? Ai!! Nem  parece o mesmo!! Tu cresceste rapaz!! Estás muito diferente!"...

Bem!!! Eu fiquei super feliz!! Num estado  Felicidade Pura! 
Pensar que aquelas pessoas o vêem de quando a quando e notam evolução, é fantástico!! Ainda mais quando são várias pessoas a afirmá-lo!!
É porque ela existe...




Para além disso, tenho recepcionado nestes últimos dias vários emails (feedback do blog),  telefonemas (de amigos e familiares) e vários pareceres por parte dos terapeutas...todos eles unânimes!!!! O GUGA ESTÁ MELHOR!!! ESTÁ FANTÁSTICO!! TEM MELHORADO IMENSO!!

Portanto...mais uma razão para continuar em Felicidade Pura!

E de facto é uma realidade...felizmente constatada por quem nos rodeia!! Porque muitas vezes os nossos olhos vêem o que o coração quer ver!! E podemos ser levados na ilusão!!
Mas desta vez...é REAL!!!

Finalmente começámos a ver "passos mais largos" ...grandes evoluções!!!

O Dr. Devesa sempre me disse, desde o início, que a qualquer altura se daria o pico da evolução!! E julgo que estamos muito perto...

O Guga tem melhorado...é um facto!! E aquilo que parece ser pequenino...ou até imperceptível ou menosprezado pela maioria das pessoas no desenvolvimento da criança...no Guga são EVOLUÇÕES ENORMES DE EXTREMA IMPORTÂNCIA!!

O facto de melhorar alguma competência pré adquirida já é um feito!!!

E nestes últimos tempos a Grande novidade é essa mesma...O GUGA ESTÁ MELHOR!!

Tem um MELHOR controlo de tronco!
Tem um MELHOR controlo cefálico!
A capacidade de se por de pé também está bem MELHOR!! Se o segurarmos na cabeça, consegue levantar-se sozinho!
O sentar-se com autonomia ainda está longe, mas também nesse aspecto está bem MELHOR!! Consegue ficar sentado, com o apoio das mãos (abertas e com os braços esticados e em carga) e com as costas e cabeça direitas, por vários segundos. Já conseguimos atingir um minuto por diversas vezes cá em casa!!
O desempenho no rastejar é cada vez MELHOR! As pernas demonstram mais força e competência. Coloca-se de joelhos com a maior das facilidades para gatinhar...pena que o tronco ainda não se iguala às pernas senão julgo que já gatinharia!
As mãos também estão MELHOR! Consegue agarrar com maior facilidade. Começou a puxar os objectos para si e isso já lhe permite outras actividades, como rasgar revistas, arrancar cabos de alimentação, puxar a toalha da mesa para alcançar o que pretende, por exemplo, e outras coisas mais.
Também o virar está cada vez MELHOR! Vira-se rapidamente sempre que o pretende ou lhe pedimos!!
A novidade esta semana é a linguagem...
Notámos uma evolução fantástica nos sons que emite de forma intencional!! Está constantemente a emitir sons para os brinquedos, para as pessoas, para a TV e durante o conto de histórias.
Já diz :
"Num qué!!" (Não quero)
"é bô!" (é bom)
"áaag" (água)
"pa" (pai)
...e outras tantas coisas que não entendemos!! Para já!! ;)

E é por isto que me sinto em FELICIDADE PURA!





8 comentários:

  1. Olá Ana é de coração cheio de felicidade que leio estas novidades. Todos os dias penso em voçês... muitos beijinhos para o GUGA...

    e não está esquecido o que falamos.... todos os dias passo a palavra... e aguardo ansiosa respostas que infelismente ainda não chegaram... mas tenho fé... que virão.


    beijinhos

    Tânia Silva

    ResponderEliminar
  2. Você não imagina a minha alegria ao ler esse post. Que mudanças maravilhosas!

    Nos vídeos que você posta é possível perceber claramente como ele está progredindo.

    Essas melhoras me dão muita esperança. Quem sabe se a Alice fizer esse tratamento ela não consiga, ao menos, se livrar da traqueostomia?

    Um abraço grande para você e seu menino lindo!

    ResponderEliminar
  3. Parabéns, Gonçalinho!!!

    Aqui do Brasil torcemos muito por você! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. O nosso grande menino no seu melhor!!! Mas mais "no

    seu melhor" virão!


    Um beijo enorme, cheio de energia positiva, dos

    padrinhos e um beijinho muito especial da Teresinha.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana!

    Não fico só feliz, fico radiante com estas notícias que são soberbas.
    Nada em que não acreditasse desde o primeiro dia pela persistência, pelo empenho, pelo Amor que vi brotar de toda essa família.
    É bem certo que os nossos olhos vêem o que o nosso coração quer ver, mas quem está de fora tem uma perceção bem diferente e eu já lhe tinha dado os parabéns pelo trabalho efetuado e pelas melhoras do Guguinha.
    É o sol que brilha mais forte e brilhante e assim aquece e dá alento para o passo seguinte.
    É para continuar sempre a esse ritmo alucinante, pelo menos por agora.
    É pensar que falta só "mais um bocadinho assim..."
    É acreditar que todo este esforço se vai repercutir no futuro deste menino que amanhã vai ser um HOMEM e vai gritar aos quatro ventos - "foi a minha família que me trouxe até aqui" - e se vai sentir orgulhoso e muito PRÍNCIPE lá do seu trono.
    É por tudo isto que sei que vai continuar a ser a mesma Ana e não vai fraquejar.
    Eu, como sempre continuo aqui a seguir-vos e a partilhar das vossas vidas enquanto me permitir fazê-lo.
    Os meus pensamentos continuam com o Guga, mas principalmente consigo. Sim, mais com a Ana porque o Guga é FELIZ, basta olhar para ele, é uma criança igualzinha a qualquer outra criança da sua idade, já a Ana é FELIZ mas uma felicidade que exige muito trabalho e a faz dispender muito de si, o que por vezes a deixa mais fragilizada e a precisar de um "doping".
    Mas...vamos lá em frente, uma das curvas há-de ser a antepenúltima (a última nunca aparece em nenhum momento da vida, acredite!).

    Beijos doces para o Guga e Magui e para a Ana aquele abraço.

    Ana Maria

    ResponderEliminar
  6. Origada a todas...
    Do fundo do coração!!
    Mas um beijo muito especial vai para a minha amiga Ana Maria, por tudo!!!
    Ana

    ResponderEliminar
  7. boa meu amor pois eu tou e nao tou surpreendida porque sabes k foi isso k te disse,o nosso nino vai, porque muita boa gente quer,mandar f....outras tantas gentes.portanto meu fofinho força aí.beijao (titi cristine)

    ResponderEliminar
  8. Xaninha, o Guga É UM VENCEDOR! E provou-o desde o começo, logo na imensa luta e prova de força que deu... Nunca tive dúvidas de que ele vai conseguir chegar à Torre do Castelo. Todos sabemos que não há mundos perfeitos, mas a tua perseverança é absolutamente estonteante! Os resultados que vês com o coração são verdadeiramente visíveis aos olhos de quem te rodeia. São fruto de muita luta, de muito desgaste físico e emocional mas, acima de tudo, de um amor imenso e incondicional. E é esse mesmo amor que o olhar do Guga reflecte quando olha para ti. É mágico. Um beijo do tamanho do mundo. Rita

    ResponderEliminar