O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Hipoterapia

Ultimamente, tenho pensado imenso em introduzir esta terapia na rotina do Gonçalinho. Primeiro porque a sua paixão por animais é cada vez maior e depois porque sempre considerei esta terapia excelente pela quantidade de contributos que se reflectem a nível cognitivo, motor, relacional e psicossocial.

Para além disso a hipoterapia é uma terapia dinâmica, e o facto de estar aliada a um ambiente estimulante e descontraído é simplesmente bestial e lúdico.

Por isso liguei esta semana para um centro de Equitação Terapêutica (em Aveiro) no sentido de recolher mais informações, mas quando disse a idade do Gonçalinho, o técnico desaconselhou na hora. Considerou que a introdução desta terapia de forma regular ainda é precoce, porque o impacto que os movimentos do cavalo provocam na coluna e na bacia podem ser, ainda, prejudiciais. Aconselhou-nos a esperar mais algum tempo ou então a praticá-la uma ou duas vezes por mês!

Confesso que fiquei desiludida porque queria muito avançar...

Até porque nas minhas buscas na internet descobri vários benefícios tais como:
- Melhoria na mobilidade articular, no equilíbrio e na coordenação;

- Normalização do tónus muscular;

- Aumento da tonificação muscular;

- Aumento da auto-confiança através do desenvolvimento da auto-estima;

- Melhorias na aprendizagem, concentração e orientação espacial;

- Motivação para definir e atingir objectivos.


E isto tudo porque:
- O  andamento do cavalo a passo produz cerca de 60 a 75 movimentos tridimensionais por minuto, equivalentes aos da marcha humana neurofisiologicamente normal;

- A fisionomia do seu dorso proporciona um correcto posicionamento sentado;

- Proporciona ao Sistema Nervoso Central um grande aporte de estímulos sensoriais;


Características estas que, juntamente com o ambiente onde esta actividade se desenvolve, o tornam um agente facilitador, capaz de alterar a resposta do Sistema Nervoso Central, facilitando padrões de postura e movimento mais normalizantes.


Por isso mamãs,

Deixo aqui algumas questões:

Com que idade começaram os vossos filhos a hipoterapia?
Quantas vezes por semana/mês o praticam?

4 comentários:

  1. Olá Ana

    Esta é uma Terapia que a maior parte dos médicos e Terapeutas desaconselham exactamente pelos motivos que te indicaram.
    Nós iniciámos ou tentamos iniciar a Hipoterapia tinha o Guilherme perto dos 17 meses, no entanto acabámos por desistir pois o Guilherme não gostava do cavalos, tentámos várias vezes com cavalos diferentes e o resultado foi negativo, pelo que no nosso caso e avaliando os prós e os contras o que os contras eram maiores que os benefícios.
    Mas existem outras mães, como a Dina e a Helena que iniciaram os cavalinhos muito cedo também e ainda hoje mantêm essa terapia.

    Bjnhs
    Cláudia Rocha

    ResponderEliminar
  2. Olá, olá

    O Afonsinho começou aos 16/17 meses e fazia 1x por semana, aumentou em setembro do ano passado para 2x semana.

    No caso do Afonsinho não sei avaliar, individualmente, os beneficios que trouxe, uma vez que fazemos uma abordagem multi-disciplinar, com terapias diárias que trabalham os mesmos objectivos.

    Este ano ainda não decidimos se vamos continuar devido ao problema no joelho.

    Beijinhos

    Dina

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana sou a mae do Adam,recorda-de?Só nos conhecemos por tlf e email:)..o Adam faz esta terapia desde os 2 anos meio quase a fazer os 3..na verdade nao foi nenhum médico,nem nenhum terapeuta q aconselhou foi pelo jornal da dica do lidl que uma vez anunciaram um menino que tb tinha paralisia cereb.e que começou a fazer esta terapia qd tinha 3 anos e hje já com 10 anitos já conseguia ter um controle d tronco mto melhor,até mesmo a cabeça já mantinha bem levantada ..daí o nosso interesse..fui inscreve lo da 1a vez ele nem um ano tinha mas qd fez 2 anos chamaram lhe p avaliarem. entao dsd aí o Adam faz a equitaçao 1 vez p semana,nos cmo pais vemos alguma melhoria graças a Deus a nivel de cabeça consegue manter mt melhor e msm a comunicaçao c olhares,simbolos reage mt melho,compreende mas de um tempo p cá o Adam deixou de gostar um pc dos cavalos,faz birras,nao obdece a terapeuta,antes nao era assim no inicio era uma alegria,era tdo novo ficava entusiasmado agora ng percebe a razao deste comportamento dele. O mes de Agosto esteve de férias vao recomeçar na prox semana vamos lá ver como reage,se continuar assim terei que desistir p uns tempos e tentar qd for mais crescido é tb opiniao da terapeuta da equitaçao. Espero a q tenha ajudado a esclarecer alguma duvida,mas qlq coisa esteja á vontade em perguntar estamos cá para isso..ajudar uns aos outros. bjinhos p gonçalo do Adam:)

    ResponderEliminar
  4. Olá a todas! Antes de mais obrigada pela partilha!!
    Hoje fui a um centro hípico aqui na zona e fiquei muito bem impressionada, quer com o terapeuta, quer com o espaço em si!
    No entanto, hoje também foi dia de consulta de pediatria e a pediatra desaconselhou a prática desta terapia, não pelas implicações que pode a ter a nível motor (até porque considera a hipoterapia uma terapia excelente), mas sim pelo risco de infecções respiratórias que acarreta, devido ao pêlo do cavalo e ao pó do picadeiro. Aconselhou-nos a esperar mais um ano, até porque considera que no próximo ano o Guga achará mais piada aos cavalos do que agora.
    Não sei!!! Estou novamente apreensiva e na dúvida...
    beijinhospara todas

    ResponderEliminar