O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

THERASUIT em Portugal

SIM!! É VERDADE!!!

Eu própria ainda não acredito!!

Finalmente vamos ter o método THERASUIT em Portugal!


O que é excelente!! Uma vez que a dificuldade de integrar os nossos filhos neste tratamento é cada vez maior.

Ainda há dias recebi  resposta  ao email que enviei ( pedindo mais informações e perguntando o que era necessário para integrar o Gonçalo neste tratamento) à Fundacíon Nipace (Espanha), e obtive a seguinte resposta:

"Buenos días:

                Según nos ha solicitado le paso toda la información sobre el tratamiento intensivo Therasuit

                Este tratamiento se realiza en niños de los 3 a los 13 años, durante un mes, de lunes a viernes 3h. diarias. Consiste en un traje que a través de unos elásticos simula los músculos del niño y con una serie de ejercicios específicos se consigue un progreso mayor, equivaliendo a un año de fisioterapia.

                Una vez que se consigue plaza, antes de realizar el tratamiento se realiza una valoración fisioterápica ya que este tiene una serie de contraindicaciones específicas (como la luxación de caderas o la epilepsia no controlada) que se bareman en una ficha médica tras rellenarla los padres. Además valoramos la necesidad o no del tratamiento para cada uno de los pacientes;  ya que es individual y se hace de manera independiente para cada niño. También al principio y al final del tratamiento tienen una valoración de la neuropediatra.

                Para el año 2012 tenemos todas las plazas cubiertas.

Actualmente estamos tomando los datos de los padres para avisarles de todas las novedades que surjan en cuanto a las plazas, tratamientos, etc.

Le adjunto catalogo de Therasuit donde viene todo más explicado y tarifas provisionales del año 2012.

                Si tienen alguna consulta no dude en preguntarnos."



Ou seja, vagas para 2012, NADA!!!

E segundo aquilo que pude averiguar junto de algumas mães espanholas é que quando abrem as inscrições, em poucas horas esgotam as vagas existentes.

De qualquer forma ainda não era possível integrar o Guga devido à sua idade, uma vez que só o poderá fazer quando tiver 3 anos.
Mas mesmo assim fiquei muito desanimada, mais não seja pela dificuldade que existe em conseguir uma vaga! E o facto de não sabermos quando será possível é desesperante!


Mas como o Guga tem uma fisioterapeuta espectacular e extremamente interessada em tudo aquilo que envolve os meninos com quem ela trabalha. Assim como está sempre predisposta a aprender e a fazer mais por todos eles!! Ela própria, depois de investigar um pouco mais acerca do método Therasuit e de acreditar na sua eficácia, decidiu (juntamente com a sua sócia) trazer este tratamento para a sua clínica . Garantindo desta forma, um lugar para o Gonçalinho e para outros meninos, em 2013 e em PORTUGAL!!

Sendo assim, a terapeuta e a sua sócia deslocar-se-ão, já na segunda semana de Fevereiro, aos Estados Unidos para uma formação intensiva ( NEW 2012 THERASUIT METHOD®TRAINING SCHEDULE) dada pelo próprio Instituto Therasuit, e se tudo correr como o previsto, comprarão também em Fevereiro todo o material necessário e iniciarão os tratamentos já em Março de 2012!!

Para além disso a clínica está a tentar estabelecer protocolos (pensão completa) com Hotéis e Pensões da zona. Assim como com financeiras, de forma a poder facilitar ainda mais a integração das crianças neste tratamento.

Quando tiver mais novidades publico!!
De qualquer forma mantenham-se atentos aos jornais, Rádio e Televisão...Porque a qualquer altura a divulgação nos MEDIA será feita!

Se alguém estiver interessado ou pretender mais informações pode contactar-me ou então contactar a Clínica Kinésio.


3 comentários:

  1. Bem, tu és uma máquina!! Estou muito interessada em obter informações. Não sei se para o Afonso dá, ele tem agora 18 meses. Mas de qualquer forma é sempre bom saber que cada vez existem mais soluções para ajudar crianças com PC.
    Bjs
    Mara

    ResponderEliminar
  2. Olá Mara!
    Como estás? E o Afonso? Espero que esteja tudo bem!
    Eu passo-te toda a informação que disponho, fica tranquila!
    O método é espectacular! Dizem, os que já experimentaram, que um mês de Therasuit equivale a um ano de fisioterapia e que os resultados são fantásticos!
    Eu, pessoalmente, estou ansiosa por experimentar!
    Quanto à idade do Afonso, julgo que ele ainda é pequeno, porque das informações que recebi, só crianças com mais de 3 anos podem fazer este tratamento. No entanto, quando tiver certezas digo-te mais alguma coisa, ok?
    Beijoca grande cheia de carinho para todos!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Ana Figueiredo.
    O meu nome é Rui Ferreira Amaral e represento a Fundação S. João de Deus.
    Ao longo deste ano de trabalho deparámo-nos com diversas situações de pedido de ajuda de famílias carenciadas para comparticipação de tratamentos por este método. Na verdade, como somos uma instituição criada pelos Irmãos de S. João de Deus em Portugal, temos diversos Hospitais espalhados pelo pais. Gostávamos de pedir a sua ajuda para perceber se, na sua opinião, se já existem e se seriam necessários centros destinados apenas a este tipo de tratamento... se sim podemos eventualmente propor algo... deixo o meu contacto (Ruy Ferreira Amaral, presidente@fundacao-sjd.pt; 966723369) Obrigado

    ResponderEliminar