O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sábado, 30 de janeiro de 2010

O Porquê do Blog...

Porquê escrever um Blog?? Nem eu sei bem...
Talvez porque seja uma forma de extravasar sentimentos, de partilhar emoções...
Talvez seja uma terapia para os momentos mais difíceis!!
Talvez seja mais uma forma de mostrar à família e amigos as pedras que o nosso filho vai colhendo para o seu castelo!

8 comentários:

  1. Olá, olá

    Espero que aqui, para além de nos contar o dia a dia do Guga, encontre verdadeiros momentos de partilha.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. O blogue pode ser um registo de muitas pedrinhas que vão apanhando e uma partilha de emoções (esperemos que muitas mais boas que más).
    Um dia o Gonçalo vai gostar de ver este registo. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. o blog está deveras interessante! O Guga vai ter um diário fantástico!E com toda esta dedicação já ganhou uma montanha de amigos!Graças à família que tem...é muito bom seguir de perto o desenvolvimento do querido Guga... também estamos aqui para o que for preciso!
    Bjs
    Ana Cristina Veríssimo

    ResponderEliminar
  4. bem nem sei o que dizer...tambem tou gravida e pode acontecer a uma de nos,nem imagino como foi dificil....apesar de tudo como da para ver nas fotos ele e lindo!!
    queria desejar a maior forca do mundo e tudo de bom!!
    FELECIDADES
    A.C

    ResponderEliminar
  5. Mãe, o seu filho é lindo e feliz. Olhe bem para a carinha dele! Os afectos são muito importantes no desenvolvimento da criança e o tempo também vai ajudar (embora vai demorar um pouco mais) Lembre-se, quantas crianças precisavam de carinho, amor e afecto e não têm. Essas não têm remédio nem oportunidade. O seu filho é um sortudo, tem uma família muito especial. Construa o castelo com pedras coloridas e não esqueça que há filhos que apesar de nascerem sem problemas podem vir a tê-los e sem retorno.
    Bjs e força.

    ResponderEliminar
  6. Olá papás
    Há já alguns meses que acompanho regularmente o desenvolvimento daquele bébé que,não tendo visto nascer,contribuí para que viesse a este mundo.Não esqueço nunca o dia em que, ao entrar numa sala de dilatação, me deparei com uma futura mamã muito ansiosa--pensava e dizia eu que não havia motivo pois já era o segundo filho--.Perguntei-lhe o porquê de tanta ansiedade mas não me soube dizer porquê!!!!.Lembro-me de transmitir palavras tranquilizadoras....colocar o soro....ajudar à indução do trabalho de parto....próximo do final do meu turno já estava em franco trabalho de parto...pretendia epidural e estava já com muitas dôres pelo que rápidamente se passa para a sala de partos e faz epidural!passei o turno fui para casa pensando que aquele parto dar se ia rápidamente e bem como é habitual...mas quiz Deus que o Guga fosse posto à prova mal nascesse....no dia seguinte, mal soube do sucedido e porque a simpatia e empatia criada connvosco acrescida de um telefonema recebido de um familiar, ganho coragem e vou a Neo. visitar o Guga.Fiquei muito preocupada com o que vi e o papá questiona me ..Vai ficar bem?....fiquei sem saber o que dizer mas devo ter dito algo como....vamos ter fé.... E fui a pensar naquilo a que chamam sexto sentido....feeling....que aquela mamã manifestara na véspera...mau pressentimento? .Bom nunca pensei ver o Guga a desenvolver se tão bem e tão lindo que está!Parabéns papás pois toda esta evolução só tem sido possível pelo vossso empenho esgotando todos os recursos disponíveis para que todas as potencialidades do Guga se desenvolvam.Muitos beijinhos para vós e FORÇA. A.Q.

    ResponderEliminar
  7. Olá Enf. Antónia,
    Obrigada!! Muito obrigada!!
    Devo-lhe estas palavras pelo profissionalismo demonstrado para connosco. Tanto no parto da nossa filha Margarida, como no parto do Guguinha.
    Pena que teve que passar o turno...
    Certamente a Antónia teria outra atitude!! Tenho a certeza!!
    Peço desculpa por dizer isto, mas a minha mágoa para com a equipa que fez o meu parto é muito grande, como deve calcular!!
    Até porque é como diz...estava na hora, o parto estava a desencadear muito bem, nada fazia prever o contrário...mas só até determinada altura!! Porque a partir do momento em que as coisas se complicaram era obrigação da equipa chamar o obstetra de serviço e proceder a uma cesariana, conforme me disse um médico obstetra desse mesmo Hospital.
    No entanto, e apesar de tudo, é como diz!! O nosso Guga está lindo, e no que depender de nós vai ficar cada vez mais melhor!!
    Deus quis assim...é verdade!!
    Mas julgo que o amor de mãe é suficientemente forte para lutar contra a vontade de Deus.
    Assim como o meu Guga também foi...sai à mãe!!

    Um grande abraço e um beijinho muito carinhoso!!
    Obrigada por tudo...por tudo, mesmo!!
    Ana Figueiredo

    ResponderEliminar
  8. Olá mae, chamo-me Cristina tenho 40 anos, actualmente vivo na cidade de Stavanger, Noruega, acerca de 1 ano, mas sou natural de Ovar e como paciente de seu PAI, tenho de lhe dizer a senhora é FANTÁSTICA, MUITOOOOOOOOO GRANDE como pessoa mas principalmente como MAE, mas conhecendo o seu Pai nao é de admirar pois ELE é a pessoa mais extraordinária que conheci até hoje e acredite já conheci alguns milhares.
    Sou mae de 3 filhotes que AMO com toda a força do mundo e sao a razao da minha VIDA, Pedrocas-13 anos, Kiko-10 anos e Lota-8 anos, vivo cada segundo, minuto, hora, dia, mes, ano, para os meus filhos sao a razao de eu querer viver cada milésimo de segundo, e por isso nao me canso de ler, reler e dar a conhecer o trabalho grandioso que está a fazer com esse PRINCIPE, que é um sonho é como diz a minha filhota *parece um bonequinho de brincar, mama*.
    Nao lhe vou dizer *força mae* porque isso acredite vai ter sempre, mesmo quando disso duvidar digo-lhe ESPERANÇA e muita FÉ no dia de hoje e no de amanha, cada gesto, sorriso e mesmo lagrima que tenha por esse pimpolho vai torna-lo mais forte e lutador do que tudo e por isso lhe desejo de todo o coraçao MUITA ESPERANÇA-FÉ.
    Ser Mae é tudo na vida é a coisa mais GRANDIOSA que DEUS nos deu e cada filho, especial? - ou nao assim como as maes com filhos dependentes de narcoticos, alcool, violadores, assassinos?
    Que fariam elas nesta Vida mae?
    Os nossos filhos nascem de nós, sao para toda a vida parte de nós e por isso é IMPOSSIVEL,desistir-mos, entregarmo-nos a derrota ou ao conformismo, depois de sermos MAES eles sao o sangue que nos corre nas veias e nos faz VIVER.
    OBRIGADA por ser MAE e ter para dar AMOR INCONDICIONAL ao MUNDO. *SEUS FILHOS*

    ResponderEliminar