O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 4 de março de 2010

"É maravilhoso quando conseguimos soltar um pouco o nosso medo e passamos a desfrutar a preciosa oportunidade de viver com o coração aberto"

Às vezes, na estranha tentativa de nos defendermos da suposta visita da dor, soltamos os cães. Apagamos as luzes. Fechamos as cortinas. Trancamos as portas com chaves, cadeados e medos. Ficamos quietinhos, poucos movimentos, nesse lugar escuro e pouco arejado, pra vida não desconfiar que estamos em casa. A encrenca é que, ao nos protegermos tanto da possibilidade da dor, acabamos nos protegendo também da possibilidade de lindas alegrias. Impossível saber o que a vida pode nos trazer a qualquer instante, não há como adivinhar se fugirmos do contato com ela, se não abrirmos a porta. Não há como adivinhar e, se é isso que nos assusta tanto, é isso também que nos dá esperança.





É maravilhoso quando conseguimos soltar um pouco o nosso medo e passamos a desfrutar a preciosa oportunidade de viver com o coração aberto, capaz de sentir a textura de cada experiência, no tempo de cada uma. Sem estarmos enclausurados em nós mesmos, é certo que aumentamos as chances de sentir um monte de coisas, agradáveis ou não, mas o melhor de tudo, é que aumentamos as chances de sentir que estamos vivos. Podemos demorar bastante para perceber o óbvio: coração fechado já é dor, por natureza, e não garante nada, além de aperto e emoções mofadas. Como bem disse Virginia Woolf, “não se pode ter paz evitando a vida.”
 
Texto de Ana Jácomo

3 comentários:

  1. É tão bom vir aqui e ver as fotos da professora com um sorriso na cara :)
    E ver este principezinho cada dia que passa mais lindo e a ganhar mais pedrinhas para o seu castelo. Se eu pudesse dava-te um castelo já feito mas não posso! Mas se for preciso ajudo-te a ganhares essas pedrinhas !
    O BomBomzinho de Chocolate da turma está tão grande e tão maravinhozo!!!
    Continua Gonçalo a T2M está contigo e olha que só tem meninas giras :) :) :)

    Beijinhus!

    Vanesssa Ruas@

    ResponderEliminar
  2. Fico Contente ao saber a evolução do "nosso Menino" tao desejado.
    Mais uma etapa esta a ser ultrapassada e com muita coragem muitas mais irao ultrapassar!
    Estarei aqui para dar muitas pedrinhas ao Nosso Guga!
    Força!

    Beijinhooo :D

    ResponderEliminar
  3. oi, ADORO passar ca cada hora que passa, para ver novidades, e estas lindas fotos!
    saber que o nosso menino esta a ultrapassar tudo, e a nossa querida tanbem.
    estarei aqui para o que for precisso!
    beijos grande e força!
    :)

    ResponderEliminar