O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 9 de março de 2010

Mais surpresas!!

Hoje fomos mais uma vez ao Hospital Privado da Boa Nova para outra consulta de pediatria com o Dr.O.C.
Confesso que ia bastante apreensiva dado que, na primeira consulta, saí de lá completamente "de rastos", com os prognósticos que o Dr. fazia antever.
Mas hoje, o discurso foi completamente diferente e bem mais animador, apesar de todas as reservas. O Dr. O.C. ficou surpreendido e confessou que não esperava encontrar o Gonçalo como o encontrou. Principalmente no que diz respeito ao crescimento do perímetro cefálico, afirmando que não estava nada à espera que este tivesse uma evolução normal. Sendo assim, o Gonçalito está a pesar 6650kg, a medir 61 cm e o perímetro cefálico está no 42. Ou seja, desde há quinze dias, estamos a pesar mais 350gr e a medir mais um centímetro (quer na estatura quer no perímetro cefálico).
Mas não foram só estes factores que deixaram o Dr. surpreendido! Também a possível hemiparésia direita diagnosticada na última consulta... DESAPARECEU!!! Assim como a possível cegueira cortical.
Ficou bastante contente com exame físico, principalmente com o desaparecimento de alguns reflexos, mas alertou-nos relativamente ao tónus do Gonçalo que é diferente (mais elevado) do dos outros bebés da sua idade.
Claro está, que esta última observação não nos deixou minimamente satisfeitos!! Mas de qualquer forma, o nosso Guga está BEM MELHOR do que os diagnósticos faziam prever! E isso é mais uma vitória!! Ou não??
Depois decidimos levar o Gonçalo a passear ao shopping! Sim... porque nunca o fizémos devido às birras e a irritabilidade que apresentava nos primeiros dias. Ainda hesitámos, considerando que provavelmente seria cedo para uma aventura dessas! Mas... o Gonçalito adorou, apesar do excesso de estímulos! Chegando mesmo a adormecer no marsúpio, porque à cadeirinha, efectivamente, declarou guerra!!
E não suficientemente contentes com todos estes progressos, decidimos ir jantar fora!! E para nosso espanto, jantámos com o Gonçalinho a dormir ... ONDE???? Na cadeirinha do carro!! O papá chegou mesmo a questionar (em tom de brincadeira) se não o teríamos deixado em casa, por engano!!
Ah!! Pois é!! O Guguinha está cada vez melhor!!
Será que vamos conseguir ir de férias esta Páscoa??
Esperemos que sim!!

10 comentários:

  1. Parabéns Guguinha :)
    Se fores de férias vê lá se te lembras aqui das tias Vanessa e Catarina :)
    Nem que seja só para nos pagares um jantarzinho xD

    e para sobremesa... compotas AMOR :)

    BEIJINHO GANDE Óh borracho :)

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana

    O que contas é deveras animador.
    É um excelente indício o crescimento do Gonçalo, principalmente a nível do Perímetro Cefálico.
    Quanto ao tónus muscular é algo que deverão ir mantendo sobre vigilância, mas com todo o acompanhamento que fazem esse aspecto está salvaguardo.
    O Gonçalo é um bébé muito pequeno ainda e por isso tudo está a ser favor, pois a estimulação precoce tem os seus efeitos, todos eles positivos.

    O meu filho sempre teve o tónus elevado, inclusivé o controlo da cabeça foi algo que teve relativamente cedo, hoje essa situação revela-se em situações em que requeiram mais concentração da parte dele, como por exemplo executar uma determinada actividade que exija que ele esteja atento ou então quando faz birra.

    Uma das coisas que melhor lhe faz e que de alguma forma o ajuda a reduzir o tónus elevado é a frequência na hidroterapia, numa piscina quentinha a fazer exercícios terapêuticos.
    É uma excelente terapia e que aconselho vivamente assim que puderem fazer.

    Um beijinho muito grande

    ResponderEliminar
  3. Ana :
    olá !
    Claro que é uma grande vitória !! Estas são as pedras mais preciosas para o castelo ... as das boas notícias !!! as que nos aquecem o coração e que nos deixam com sorrisos de orelha a orelha ...!!!
    Até o Guga sentiu o relax dos papás ... adormeceu para deixar festejar a grande alteração desse diagnóstico...!!!
    Boas noticias ...,sim senhor!!!
    Beijinhos nos piolhos
    Paula- mãe de um Afonso

    ResponderEliminar
  4. PARABENS GUGA LINDO!!!!!
    É bom ver que o guga esta a desenvolver bem.é muito bom saber:)
    Espero que esteja tudo bem por ai!


    beijos grandes para tudo! :)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns Prima......vcs venceram mais uma batalha......e nosso Guguita vai ficar melhor a cada nova consulta......vc vai ver.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá querida familia!
    Fiquei muito contente por saber das melhorias do Guga, foi como se tivesse recebido uma prendinha :), até pq tb passei situações parecidas com a minha irmã caçulinha (Daniela), q teve desde nascença paralisia cerebral, mas só lhe afectou o lado esquerdo, ( braço e perna), por isso sei perfeitamente como é bom receber estas noticias. Parabêns ao Guga por ter conseguido mais uma pedrinha p o seu castelo. Beijinhos p o Guga e para a princesinha Magui

    Sofia Sousa

    ResponderEliminar
  7. Fico tão contente com estas novidades! O Gonçalo está giríssimo enotasse que é uma criança feliz...
    Parabéns a estes pais!
    Um xi-coração da "tia" Daniela

    ResponderEliminar
  8. Ana Alexandra Bastos15 de março de 2010 às 21:55

    Olá Xaninha! O vosso rebento está cada vez mais bonito ... Espero que o Gonçalinho continue a construção do seu castelo com toda a força que tem e que lhe é dada por quem mais o ama. Um beijo muito grande....

    "Quando, por algum motivo a estrada fica interrompida, o desvio pode ser interessante"

    ResponderEliminar
  9. e tao bom ver a evoluçao do nosso menino,nao me tenho esquçido de vos eh...so tento vos dar algum tempo e espaço,pois e muito importante pa todos nos.mas hoje tive escrever algo depois de ter visto o meu lindinho a papar e ver os seus movimentos derretime toda,apesar de nesta semana ter sabido pela minha mae,k a minha irma vai ter de tirar o bebe dela,k 5 meses...problemas no coraçaozinho,pois é calha a todos sempre alguma coisa nao é.mas tou muito feliz por vos meus queridos amigos.um xicoraçao do tamanho do mundo ta e ate ja,dos amigos laura,phil e cris.

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns pelas excelentes notícias!
    Acho que ele se está a treinar para as férias... e acho mesmo que vai adorar!
    Bjs a todos!Grande Guga!

    ResponderEliminar