O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 30 de março de 2010

Também quero ser especial!

Há algumas noites atrás, quando me preparava para deitar a Magui, ela dirigiu-se a mim com a seguinte afirmação: "Mãe, também queria ser especial!!". Nesse preciso momento fiquei sem palavras! E no espaço de cinco segundos (tempo que demorei para lhe dar uma resposta) tomei consciência do quanto tenho estado ausente, da dependência/obsessão que estou a criar para com o Gonçalo e que não me permite estar disponível para mais nada e da FRAGILIDADE da minha filha (que amo mais do que tudo).
Foi neste excato momento que reflecti no quanto um nascimento de um irmão pode "abanar" uma vida!! E no caso da minha Magui, o nascimento de um irmão especial... foi um perfeito "abanão"!! Porque ao contrário de uma situação normal, a minha filhota, não sentiu, só, que agora a atenção dos pais é para dois, que a mamã e o papá não podem estar sempre disponíveis como anteriormente, e que um bebé novo na família "aluga! a mãe 24 horas por dia, e que a partir desse momento deixamos de ser únicos!
A minha filha "perdeu" ...
...a alegria que se vivia nesta família!
...a atenção dos pais durante três semanas!
...a mãe durante mais algum tempo do que isso!!
...a sua própria casa, o seu quarto, os seus pertences... durante quatro meses!
...a rotina (organizada) habitual!
...os fins de semana agitados e ricos em folia!
... "o Norte" como se costuma dizer!!
...e tudo aquilo que, provavelmente, ainda não tomámos consciência!!

Ganhou um irmão!! É certo!! O irmão mais bonito que alguém, jamais, pode ter! Mas um irmão especial!!Tão especial que a fez desejar ser igual... Talvez pela preocupação/atenção redobrada que se vivia, e vive, em torno dele!!


A resposta que lhe dei?
Simples...
"Tu também és especial! E serás sempre muito especial! principalmente para a mamã e para o papá!! E quando as pessoas dizem que o Guga é especial, não querem dizer que é mais especial do que tu!! Só querem dizer que o mano vai precisar de todos nós de maneira diferente, porque vai necessitar de cuidados especiais, um bocadinho diferentes daqueles que os bebés costumam precisar!"

E foi nesse momento que percebi que a minha filha é muito ESPECIAL! Arrisco-me a dizer que é o ser mais especial da família!!
Porque foi a ÚNICA que conseguiu encarar toda esta situação com normalidade, demonstrando sempre um amor incondicional pelo irmão e a certeza que no fim... vai tudo correr bem!!

Adoro-te Magui!! Não mudes nunca!!
Beijos "especiais"!!

5 comentários:

  1. Parabéns pelos filhotes lindos e pela sensibilidade que tem como mãe!
    Já agora deixo-lhe o endereço de um site que além de artigos sobre bebés e crianças tem uma agenda com actividades a fazer com os nossos filhos - http://www.aero-om.pt/

    ResponderEliminar
  2. Boa resposta.
    E muita maturidade dessa menina. Por regra tornam-se em pessoas muito humanas, habituadas a ajudar os outros em diversos capítulos da sua vida. São genuínas boas pessoas, mas com alguma tendência para sofrer em demasia pelos outros. Há literatura na fnac sobre isso..
    Alguns não reagem tão bem, outros têm vergonha....
    Parabéns à menina pela sua maturidade e que consigas ter por vezes "os vossos momentos só as duas".

    A mana entende e tem maturidade para fazê-lo. Os filhos mais velhos, de distâncias de idade de 2/3 anos são um dos maiores e mais poderosos estímulos para bebés especiais. Aproveitem a interação e estão a estimulá-lo a um nível poderoso.

    E força para criar esses teus tesouros !!!

    ResponderEliminar
  3. Olá Prima,

    Sabe, a Magui não está errada não.....só que 1 neném especial só entra na casa de mãe e pai especial. Vc já se viu como essa mulher especial que vc é??????

    Tudo vai ter final feliz......acredite.....e basta força, garra, coragem e vontade.....e disso o Guguinha sabe que conta c/ vc.

    Seu filho é lindo......assim como a Magui e vc é 1 mãe realizada por ter ao seu lado 1 homem bom e que mereça vc e seus filhos.

    Compra 1 óculos cor de rosa......durma c/ ele e nunca deixe de usa-lo......isso vai fazer vc ver vida c/ cor serena e c/ muita tranquilidade.

    Confie em vc......pq eu confio que vc fará muito mais mesmo cansada.

    Bjaum

    ResponderEliminar
  4. Ana
    Aos poucos e poucos irás aperceber-te que a tua menina crescerá mais rápido que os meninos da idade dela. Infelizmente para elas e se calhar felizmente para nós, os irmãos serão sempre crianças mais maturas pois são "obrigados" a crescer numa realidade diferente da convencional.
    Verás que a tua filhota assumirá muitas vezes o papel de mana, de mãe e de protectora do Gonçalo.
    Esta vivência será muito positiva, pois ela será a melhor fonte de estimulação que o Gonçalo poderá ter pois ela verá o Gonçalo com os olhos de uma mana e fará tudo para o ajudar a concretizar todos os seus sonhos.
    Quando soubemos da nossa situação, numa das idas ao CADIN, apanhei lá um livro que imediatamente o comprei. Esse livro é um relato de vivências de irmãos de filhos especiais, muito bem escrito, muito simples e onde impera o amor.
    Se não me engano o livro chama-se "Crescer com um irmão diferente", se estiveres interessada posso tentar comprar, pois não sei se ele existe nas livrarias.

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  5. É esse mesmo. Existe na fnac- crescer com um irmão diferente. Beijinhos

    ResponderEliminar