O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Consulta de Ortopedia

A conselho da terapeuta A.B. desloquei-me, mais cedo do que o habitual, ao NAPC de Paços de Brandão para uma consulta de Ortopedia, dado que o Guga apresenta um "clique" na anca que pode ser indicador de uma possível luxação.
E mais uma vez fui surpreendida pela falta de ética e deontologia que tenho vivenciado ultimamente!!
Pensei que esta "espécie" rara estivesse em vias de extinção mas, mais uma vez, enganei-me!!! E além do mais, parece-me que tenho, infelizmente, uma energia "especial" que atrai este tipo de pessoas.
A consulta iniciou com o seguinte comentário e "frenesim": "Não atendo crianças a chorar, por favor, acalme-o!!". Como o Guga não estava bem disposto, nada o acalmava, logo sucederam-se as seguintes questões/afirmações: "Ele não usa chupeta?, Acalme-o mãe!!, O que faz para o acalmar?, Ele é sempre assim?, Pegue nele, mãe. pegue nele!!, Assim não vejo o menino!, Assim é impossível!!, Faça alguma coisa, mãe!"
Como se rejeitou a avaliar o Guguinha nestas condições,  pediu-me o livrinho e leu todas as anotações.
Após várias tentativas para acalmar o Guguinha (embora naquela hora também eu necesitava de ser acalmada, tal não era o tamanho da minha indignação) lá consegui um pouco de serenidade e a Drª em questão conseguiu observar o pequenino, considerando urgente a realização de um RX para que possamos despistar a possibilidade de uma luxação na anca. Embora tenha afirmado que se se constatar que existe, de facto, uma luxação não possa colocar o "aparelho" porque aumenta o tónus e não é viável neste tipo de patologias. :(
Quando terminou a avaliação, perguntou-me se ele chorava todo o dia. Eu respondi que não, só em alguns momentos do dia e que as birras maiores ocorriam no carro porque não gostava da cadeirinha.
"E como consegue conduzir com a criançinha a gritar durante toda a viagem?", perguntou. Respondi-lhe com uma expressão facial, julgo que de indignação e pensei: Fácil!! Com um pé na embraiagem, outro no acelerador e uma mão no volante e outra  na caixa de velocidades, como qualquer pessoa!!
Não contente com a situação perguntou-me quando ia ao neurologista, respondi que no dia seguinte. E foi aí que ouvi a afirmação mais ridícula que poderia ouvir: "Então peça ao Dr. que escreva tudo no livrinho e peça-lhe um RÓTULO!! Sim, Porque esse menino precisa de um RÓTULO!! Ele ainda não tem nenhum, pois não??"
Não...não tem e por mim nunca vai ter!! O que o meu filho menos precisa é de um CARIMBO NA TESTA!!!
Mas já que estamos numa de carimbos, que tal um de ANORMAL na testa desta senhora??
Escusado será dizer, que fiquei super deprimida, que me fartei de chorar, que me senti frustrada por não ter dito nada!!
São situações que nos "colocam no chão", mas que também nos fortalecem!!!  Pois acredito que depressa vou aprender a ignorar este tipo de pessoas!

Moral da história: é urgente marcar uma consulta de Ortopedia com um PROFISSIONAL, realizar um RX e responder a todas as necessidades do Guga, sempre com a expectativa de que tudo esteja bem.

5 comentários:

  1. Olá Xana,

    Como tambem já passei por muito médicos (assim eles se ROTULAM), sei o que vc está sentindo agora.

    Sabe, seu Tio, em situações quase semelhante a essas, sempre manda essas criaturas passear em 1 determinada casa (impropria p/ seu blog). Seu Pai saberá lhe informar que casa é essa. Talvez eles tambem necessitem de ir p/ ela.

    Parece que por aí tambem existem pessoas incapazes colocando banca de dono da verdade.

    Se seu filho precisa de um rotulo, isso é facil, basta escrever L I N D A U M em uma etiqueta. Somente esse é compativel a ele.

    Boa sorte na consulta e aguardo ansiosa por noticias.

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Impressionada com este relato. Que disciplina faltaram alguns médicos, ou simplesmente esqueceram-se de ser HUMANOS ???? É tão pequenino....é natural que chore. E acredita que essa do chorar não é nenhuma exclusividade de nenhum menino "especial". Estou farta de falar com mamãs de bebés "normais" que se queixam que eles choram, choram, choram....e depois felizmente crescem e passa !!!

    Que raio....

    Olha, eu sou como tu...mas já ando mais descontraída. Antes ouvia tudo e nem argumentava. Uma pessoa sofre mais.

    Um rótulo. Queres uma sugestão de um rótulo ?

    - Colocas 100 % humano. E o senhor/a ????


    As mulheres do norte não costumam ter papas na língua....tens de começar a ser mais típica...(estou a brincar).

    Beijinhos e boa sorte na pesquisa

    ResponderEliminar
  3. Olá, olá

    Realmente o que precisas é de um VERDADEIRO PROFISSIONAL!!!

    Não existe livros de reclamações nesse consultório?

    Pois é minha querida, a nossa vida já não é fácil e com médicos?! como esses ainda se torna bem mais dificil.

    Não desanimes, procura outra opinião e começa a fazer a triagem dos técnicos e médicos que acompanham o Guga. Nós do inicio só temos o Neurologista e ainda hoje vai ser substituido, porque já não o suportamos mais...

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  4. olá Ana e Guguinha... Realmente este tipo de pessoas ainda exise infelizmente... mas a Ana é muito mais forte que isso e o guga tambem !!! Um beijao !!!! : )

    ResponderEliminar
  5. As pedrinhas do castelo do Guga, também servem para estes momentos, por isso pega numa bem grande e atira à cabeça dessas pessoas.........


    Bjs
    Ana Mónica

    ResponderEliminar