O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

X-CELL CENTER - Paralisia Cerebral e Terapia com células estaminais autólogas

Paralisia cerebral – Resultados da terapia com células estaminais autólogas



Introdução

A paralisia cerebral é um distúrbio não-progressivo provocado por um dano nos centros de controlo motorizados do cérebro em desenvolvimento1.   A incidência da paralisia cerebral varia entre 2.12 a 2.45 por 1000 nascimentos vivos1,2. Em mais de 75% dos casos os danos cerebrais ocorreram durante a gravidez.  No momento não existe cura para a Paralisia Cerebral3. O tratamento com células estaminais autólogas parece ser uma terapia promissora para melhorar a condição do paciente com paralisia cerebral4.

Métodos

45 pacientes com Paralisia Cerebral foram tratados com células estaminais autólogas pelo XCell-Center. A injecção das células estaminais foi efectuada por punção lombar. 200 ml de medula óssea foi extraída da crista ilíaca e foi concentrada para transplante usando centrifugação gradiente (o número referência de células doadas foi de 6.000.000). Depois do tratamento os pacientes foram avaliados usando uma sondagem pós-tratamento. O resultado dos 45 pacientes tratados é apresentado neste poster.
CP Results (n=45)

Resultados

A idade referência dos pacientes tratados foi 9.8 anos e a idade de 50% dos pacientes tratados dói inferior a 6.5 anos.  O paciente mais velho tinha 44 anos de idade. A distribuição por género foi praticamente igual. Quase 70% pacientes tratados mencionou melhorias (figura abaixo).
CP Results upper extremities 45
CP45 Lower Extremities
O tipo de melhoria incluiu uma diminuição da espasticidade, uma melhor coordenação, um aumento na função motora, um aumento da estabilidade postural e uma melhoria das funções mentais, resultantes de uma melhoria da comunicação.  Sentar sozinho, manter-se em pé e mesmo caminhar sem ajuda foi reportado. Melhoria da articulação e capacidade de falar melhor foi observado em 40% dos inquiridos. Foi ainda reportado por quase 17% dos pacientes uma diminuição significativa ou mesmo ausência de ataques epilépticos.
CP45 Effect Duration
Todas as melhorias foram notadas nas 8 semanas seguintes à aplicação de células estaminais autólogas. Os resultados não apresentam nenhuma correlação aparente entre o resultado positivo e o número de células estaminais administrado.

Conclusões

Em resumo, as células estaminais autólogas injectadas na cavidade espinal demonstraram ter uma grande e positivo efeito no estado de saúde de quase 70% dos pacientes tratados. O transplante de células estaminais parece ser uma terapia poderosa e potencial para este grupo de pacientes. A prova científica será obtida por um ensaio clínico duplamente cego aleatório de controlo planeado

Sem comentários:

Enviar um comentário