O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Não desejo a ninguém...



...a DOR de ver um filho nascer sem vida;

... a DOR de perguntar durante vinte minutos "O que se passa?" e nunca ter resposta!!

... a DOR de ver um filho ser levado pela equipa médica e esperar três horas por notícias;

... a DOR de ouvir a enfermeira pedir ao pai para arrumar a "primeira roupinha" novamente na mala;

... a DOR de subir para a enfermaria sozinha, sem o meu bebé nos braços e ouvir os outros bebés chorar!!;

... a DOR de ver o nosso marido ir para casa sem boas notícias para dar!!;

... a DOR de saber que no dia seguinte em vez de receber a família com um sorriso rasgado, iria recusar qualquer visita!!;

... a DOR de olhar para a minha filha e não saber como explicar que aquela "sementinha, já crescida e em flor" ainda podia "murchar"!!

... a DOR de chegar à neonatologia e ver um bebé lindo, completamente desprotegido e muito carente de cuidados médicos!!

...a DOR de trazer a mala da maternidade, que foi feita com tanta expectativa e felicidade e tantas vezes foi vista e revista, intacta para casa;

... a DOR de vir para casa e deixar o meu filho no Hospital, principalmente nos cuidados intensivos !;

... a DOR de chegar a casa e ver um berço vazio!;

...a DOR de durante dezoito dias ver o meu Gonçalo despido dentro de uma incubadora e olhar para as suas roupinhas, pensando que nunca as irá vestir;

...a DOR de extrair leite artificialmente sem ter a certeza se algum dia ele o iria mamar!!;

... a DOR de ter que pedir autorização para pegar no meu próprio filho ao colo ou mudar-lhe a fralda!! E nem sempre ser autorizada;

... a DOR de ter de esperar quinze dias para ouvir um filho chorar!

... a DOR de ouvir dizer que o nosso filho pode ficar com sequelas graves, nomeadamente com Paralisia Cerebral;

...a DOR de ouvir "se o vosso filho entrar neste hospital com paragem cardíaca nós não o reanimamos", "se calhar até vão ser muito felizes assim... ele até vos pode dar muitas alegrias... porque os prognósticos são muito maus!! O que é uma pena porque ele é muito lindo!!!"

... a DOR de olhar para dentro de mim e pensar que "tudo" o que sonhei ficou desfeito!!

...a DOR de fazer o "luto" de um filho vivo!!

...a DOR de pensar que se tivesse seguido o meu coração, talvez tudo estivesse como imaginei e sonhei!!

5 comentários:

  1. Oi Aninha!

    Eu sem duvida que não imagino o que possas ter sentido... pois a dor é imensa... infelizmente já tinha anteriormente acompanhado a tua dor com o aparecimento de uma má noticia durante as nossas Pafś mas também estive presente quando a dor passou...

    A angústia foi imensa quando estávamos a dar as nossas aulas, que tantas vezes partilhamos e rimos e brincamos, e as noticias não chegavam...
    Quando ligávamos e o que ouvíamos era apenas o som do voice mail e da chamada...

    A angustia era imensa quando íamos recebendo noticias sem certezas e nós... a querermos muito estar ai para te apoiar... a querermos deixar tudo para te ir abraçar apenas... sem perguntas! apenas para te dar força!

    Não imagino como terá sido a tua dor mas tal como da outra vez esta também irá passar e irei estar, espero eu, contigo para te abraçar e sorrir como da outra vez!

    Força minha querida! Estou aqui para te apoiar!

    Beijinhos da tua Suzete Barata

    ResponderEliminar
  2. QUE BOM PUDER TE CONHEÇER GUGA...ES TAO LINDO...QUE BOM VER ESTAS FOTOS.EU QUE NUNCA VOU ESQUEÇER O DIA EM QUE JUSTIFICADAMENTE...A MAMA NAO RESPONDEU Á´MINHA MENSAGEM VI QUE ALGO SE PASSAVA...MAS ESPEREI,ESPEREI...E AQUI ESTOU EU A«TENTAR DAR UM MIMINHO A TODOS.POIS NUNCA VOU ESQUÇER O DIA EM QUE CONHEÇI«A MINHA XANINHA»A PESSOA QUE CUIDOU DA MINHA FLOR«LAURINHA» QUE ATE HOJE VAI CONTIGO SEM EU PENSAR OU DUVIDAR,DESDE O PRIMEIRO DIA QUE TE CONHEÇI,É´AQUELA COISA QUE SO AS MAES SENTEM E NÃO SE SABE EXPLICAR,CONFIANÇA...NAO HESITES NUNCA EM PEDIR...AGORA TU,MIMINHOS.SEM PREGUNTAS,POIS O QUE TINHA PARA SABER JA SEI...MAS EU SEI QUE TAS MUITO MIMADA PELOS QUE TE RODEIAM COMEÇANDO PELOS,VOVÓS E ACABANDO COM O RESTO DA FAMILIA,QUE EU E A MINHA PEQUENA FAMILIA TEMOS O PRAZER DE PRIVAR.POR HOJE É SÓ´.BEIJINHO O PEQUENO PRINCEPE,E AQUELA LINDA PRINÇESA QUE DA PELO NOME LINDO DE MARGARIDA,A MENINA DOS LABIOS MAIS LINDOS QUE CONHEÇO.ATÉ JÁ´.DOS AMIGOS.LAURA,CRIS,E PHIL.ABRAÇO APERTADINHO.

    ResponderEliminar
  3. Olá, olá

    Não queria passar por este post sem o comentar mas, apesar de já terem passado três anos, não consigo mas, sei que na altura que ler o meu comentário, já conhecerá um pouco da minha alma, do meu coração...

    ... e vai entender...

    Beijinhos especiais para uma mãe e uma mulher muito especial

    ResponderEliminar
  4. Querida Ana, quando soube o que tinha acontecido com o teu Princepizinho, obviamente, que fui procurando saber como vocês iam estando.
    Embora eu tenha tido uma situação diferente da tua, infelizmente, sei o que é a dor de nos levarem o nosso bébé que desejamos e ansiámos tantos meses, para vê-lo nascer. Sei o que é levar uma malinha feita, na esperança de que um milagre acontecesse e dizerem-me para levar a mala e deixar só a roupinha que iria vestir. Sei o que é a dor de saber que tinha uma filha dentro de mim em sofrimento e a culpa de não ter seguido os meus instintos. Sei o que é ter no meu colo uma filha sem vida e que nunca vai poder viver, junto da irmã, todos os sonhos que fiz para nós quatro.
    Pensa que o teu Princepizinho é muito forte, vai ultrapassar todas as barreiras, principalmente, junto de uma família tão forte e tão corajosa.
    O meu caso era mais complicado. Nada havia a fazer e eu lutei até ao fim. Gastei todas as poupanças de uma vida, para tentar salvar a minha Rita, mas estava destinado a que ela se tornasse na Nossa Estrelinha. Estará sempre junto de nós e protegerá todas as crianças, tal como o teu menino, como eu lhe peço todas as noites antes de me deitar.
    Quero que saibas que estarei aqui, sempre que precisares partilhar. Junta-te a nós mães de partilhas. O meu blog é o www.cristiana-recomecar.blogspot.com.
    Um abraço forte de mãe para mãe.
    Mara Galante

    ResponderEliminar
  5. simplesmente impressionante..as tuas palavras a forma como descreves o q te aconteceu.À medida q ia lendo ia sentindo tão fortemente como se fosse eu na tua situação.Xana por vezes acontecem coisas inmcompreensiveis mas creio(q eu acredito em Deus)q Deus dá a pessoas Especiais(como tu)estas tarefas,sim pq tu és uma pessoa mto especial e o Gonçalinho teve uma sorte imensa de ter uma Mãe tão dedicada como tu.Tou mto comovida com o q li e senti e admiro-te.
    Um beijinho mto grande para o GUGA,a Mãe Especial,o Pai e a manocas.
    Nunca desitas

    ResponderEliminar