O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Resumindo...

O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro às 17.30h, no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira.
Nasceu com 4300kg e com 54cm. Grande "rapagão"!!
Infelizmente, nasceu em morte aparente e precisou de ficar hospitalizado durante o primeiro mês de vida!! Mas mostrou ser um herói!! Lutou com todas as suas forças e mostrou a todos de que lado quis ficar!!
Foi-lhe diagnosticada uma encefalopatia hipóxico-isquémica de grau III, o que é, praticamente, sinónimo de Paralisia Cerebral!!
Durante a primeira semana, devido a um episódio convulsivo, esteve altamente sedado, ficando privado de qualquer relação com o meio e com as pessoas que o envolvem... O que foi muito doloroso!! Ver o nosso filho sem reacção dia após dia, dentro de uma incubadora!! E não conseguir estabelecer um vínculo afectivo com o nosso bebé tão desejado!!
Realizou uma série de exames (ecografias, electroencefalogramas, ressonâncias magnéticas...), necessitou de oxigénio no primeiro dia, fez antibióticos o que implicou várias "picadas" e várias "mexidas" ao longo do dia!! Mesmo quando estava a dormir profundamente... Já para não dizer, mesmo depois de adormeçer após várias horas de choro e irritabilidade!!
Quando começou a renascer, as coisas também não foram fáceis!! Teve que aprender ou reaprender tudo aquilo o que um recém nascido deve saber!! Como por exemplo, a mamar!! O Gonçalo perdeu o reflexo de sucção e necessitou de ser alimentado por sonda durante duas semanas e meia. Não gosto nem de lembrar o que senti quando me perguntaram se queria alimentar o meu filho pela sonda!!
Não é fácil saber que o nosso filho, tão pequenino, teve um início de vida tão sofrido e aguentou muito mais do que qualquer bebé pode aguentar. No entanto cá estamos nós... numa luta feroz para que tudo fique bem!! Ou menos mal!! Não pode ser só o nosso pequenino a lutar!! E uma das poucas certezas que tenho, é que nunca...mas nunca ninguém poderá dizer que eu podia ter feito algo pelo meu filho e não fiz!! Assim como o poder que tenho de o fazer sentir querido, amado, adorado... ninguém me pode tirar!!!

Actualmente o Gonçalo está em casa!! Isto é!! Em casa dos meus pais!! A quem agradeço, do fundo do coração, todo o apoio e amor demonstrados! E paciência também!!
O Gonçalo necessita de alguns cuidados especiais: é uma criança muito dependente do colo não me permitindo sequer dez minutos para que possa almoçar, tomar banho, etc... e como temos que ter cuidado com a sua irritabilidade acabamos por lhe fazer a vontade!! Para além disso faz fisioterapia e terapia ocupacional o que implica saídas diárias!! Também as consultas médicas (que são muitas) esgotam muito do nosso escasso tempo! E conciliar esses cuidados com a rotina de  vida (levar/buscar a Margarida à escola, ao ballet e à catequese; fazer almoço/jantar; tratar da casa; lavar/secar/passar roupa, etc...) é praticamente impossível! Daí ainda permanecermos em casa dos meus pais!! A quem agradeço mais uma vez!!

Felizmente todo este "esforço" tem surtido efeito e o Gonçalinho, para já, não manifesta sinais exteriores da patologia!! E no que depender de nós, tudo irá ser feito para minimizar as sequelas e garantir qualidade de vida, independência e autonomia ao nosso pequenote!!

7 comentários:

  1. "Para ser grande, sê inteiro: nada
    Teu exagera ou exclui.
    Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
    No mínimo que fazes.
    Assim em cada lago a lua toda
    Brilha, porque alta vive."

    Ricardo Reis


    Ricardo Reis, quando escreveu este pequeno grande poema, inspirou-se no nosso Gonçalinho, sim, porque o Gonçalinho é GRANDE, é TODO em cada coisa que faz, mesmo que seja pequena e tal como a lua todo ele brilha, porque alto vive e sempre viverá, como o grande guerreiro que é.

    Quanto a mim, vou estar SEMPRE aqui a ajudar a recolher pedrinhas, mesmo a mais pequenina que seja , para ajudar o nosso menino a construir o seu castelo.


    Um beijo enorme da madrinha, do padrinho e da Teresinha, a quem tu vais ensinar muita coisa.

    ResponderEliminar
  2. O Gonçalo é lindo e muito forte,isso não há duvidas, mas tambem tem a sorte de ter os melhores pais que podia ter.
    Parabens pela força, pelo blogue...
    Estamos sempre todos dispostos a ajudar no que for preciso.

    ResponderEliminar
  3. Força Gonçalo, vais ser capaz de construir o castelo, com a ajuda dos teus pais, irmã e restante familia.
    Estaremos disponiveis para te ajudar no que for possivél.

    Beijinhos da Elisa e do Mário

    ResponderEliminar
  4. Olá, olá

    Agora, cada dia é um novo dia e o vosso caminho, embora pareça e até possa ser mais dificil, vai ser um caminho de luta mas, um caminho de AMOR.

    AMAR os vossos filhos de forma INCONDICIONAL!!!

    O amor, as terapias, a estimulação irão fazer com que as sequelas do Gonçalo sejam minimizadas e vão potenciar a sua autonomia, funcionalidade e reabilitação.

    Força, estão no caminho certo e VÃO CONSEGUIR!!!

    Muitos beijinhos e um muito, muito especial para a Margarida e para o Gonçalo, colorido e perfumado como as flores mais lindas do Mundo

    ResponderEliminar
  5. O Amor, a estimulação e a persistência transformam o pior dos cenários numa história de sucesso . É um caminho duro, mas com muitas alegrias, quando as pedrinhas juntas forem muitas e começarem finalmente a construir o castelo !!! Força. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Olá...!
    Cheguei ao castelo do Guga através da mãe Dina ( ANJO DA LUZ ) e descobri que o Gonçalo não só terá um castelo lindo ,como nele haverá muitas torres de vigia.
    Nessas torres estaremos todos nós que o seguimos e nelas escreveremos palavras para aquecer o coraçao da mama .
    Mãe Ana e pai Ricardo : o Guga é um bébé maravilhoso.! Difícil,difícil foi a luta desigual que ele travou aquando da chegada a este mundo, e vejam só como ele se portou! É mesmo um campeão!!
    FORÇA o GUGA tem! AMOR E PERSISTENCIA ( das quais tanto falam a mãe Dina e mãe Grilinha) não faltarão com esta familia belíssima e unida.
    Tudo isto junto, mais terapias ...ogo logo dará frutos .
    Haverá dias de muitas cores mas só com essa mistura é que nasce o Arcoiris !!
    Será com essas cores que pintaremos uma a uma ...as pedrinhas do" CASTELO DO GUGA "...
    Beijinhos
    Voltarei
    Paula

    ResponderEliminar
  7. Xana, desejamos que tenhas tido um feliz dia da Mae, na companhia dos teus adoráveis filhos.

    Muita força
    Com um beijinho da Elisa e do Mário

    ResponderEliminar