O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Terapia da Fala

Terapia da Fala
A Terapia da Fala é a área que cuida dos problemas relacionados com a comunicação oral e escrita, voz e audição, incluindo também um trabalho de aperfeiçoamento dos padrões de comunicação e expressão oral e voz.
A Terapia da Fala é uma profissão de diagnóstico e terapêutica que promove o desenvolvimento de actividades no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana:


Prevenção

Actuando a qualquer nível, no sentido da prevenção da ocorrência ou agravamento de perturbações de comunicação, através do ensino, informação, rastreio para o despiste precoce de perturbações na criança e/ou adulto ou qualquer outra acção apropriada para os pacientes e o seu meio.

Avaliação e diagnóstico

Avaliação pressupõe um estudo completo de todos os aspectos funcionais ou outros, da competência comunicativa e modificações nos mesmos. Sendo através da avaliação objectiva, observação clínica e formulação de hipóteses acerca da natureza e duração da intervenção, que se estabelece o diagnóstico.

Intervenção

Esta pode ser directa ou indirecta envolvendo terapia, reabilitação e reintegração no meio social/profissional assim como intervenção precoce, orientação e aconselhamento.

O exercício da profissão de Terapeuta da Fala engloba várias áreas, nomeadamente, fala, motricidade orofacial, linguagem, voz, audição e distúrbios de leitura e escrita.

As alterações no âmbito da linguagem manifestam-se por dificuldades em:

  
  • Contar histórias com princípio, meio, fim com coerência;
  • Organizar sequências;
  • Vocabulário pobre;
  • Interpretar e produzir textos, entre outras.

Estas alterações podem resultar de vários factores desde o meio pouco estimulante até lesões cerebrais.
As crianças que apresentam dificuldade na interpretação de texto podem revelar dificuldades no processo da leitura e consequentemente prejudicar a escrita.

Para aprender a ler e a escrever é necessário ter uma boa consciência fonológica, isto é, o conhecimento consciente de que a língua é formada por palavras, as palavras por sílabas e as sílabas por fonemas, representados pelos caracteres do alfabeto. Logo se a criança não consegue associar o som produzido (fonema) à letra escrita (grafema) não escreve correctamente.

A linguagem manifesta-se através da fala, esta corresponde a aspectos mecânicos da produção das palavras. Fala, linguagem e motricidade oral estão interligadas, por exemplo: trocas e/ou distorções de sons; atraso no início da fala; fala pouco perceptível, entre outras, podem ser resultado de alterações musculares (ao nível da face), audição, lesão cerebral (…).

Sempre que a fala seja ininteligível ou inexistente a terapia da fala utiliza outros meios de comunicação, como a Comunicação Alternativa e Aumentativa, realizada através de imagens, gestos, softwares apropriados. Estes sistemas visam compensar e facilitar, temporária ou permanentemente, as dificuldades e/ou incapacidades dos indivíduos com graves distúrbios da comunicação expressiva e/ou distúrbios da compreensão. Estes sistemas aplicam-se quando há uma perda de fala devido a uma lesão cerebral, doenças neurovegetativas, entre outras.

in http://www.appcleiria.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário