O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Momentos...

Ultimamente tenho-me sentido muito instável...tenho as emoções a "treinar" na corda bamba!! E ainda por cima não sou, nem tenho vocação para, trapezista!

Tenho momentos...

Momentos em que me sinto bem, relaxada, consciente do que o futuro me/nos reserva...e momentos em que me sinto muito mal, stressada e nego o futuro;


Momentos em que não consigo suportar os segundos, os minutos, as horas a passar...simplesmente não suporto o presente! Agarrando-me a recordações passadas, ainda mais difíceis de suportar!!;

Momentos em que me sinto uma privilegiada por ter os melhores filhos do mundo;

Momentos em que já não penso assim...questionando-me a toda a hora!

Momentos em que sofro por pensar de determinada maneira...

Momentos em que sorrio das alturas em que fragilizei...

Momentos em que não percebo o porquê de tanta angustia...

Momentos em que julgo que a angustia que sinto é pouca...

Momentos em que sinto não ter tempo para nada...

Momentos em que o tempo parece sobrar e não o sei aproveitar...

Momentos em que tenho necessidade de falar, gritar, explodir...

Momentos em que prefiro ficar "escondida" de tudo, todos e até de mim mesma...

Momentos em que tenho medo, muito medo!!

Momentos em que me sinto segura, firme e difícil de derrubar!!

Momentos em que acho que a vida é injusta...

Momentos em que agradeço a vida que tenho e o facto de podermos fazer parte dela!!

Momentos em que considero a minha realidade insuportável e difícil de aceitar...

Momentos em que penso que existem realidades piores...infelizmente...mas existem!

Momentos em que acho que o que nos aconteceu foi muito, mas muito mau!! Injusto!! Inadmissível!!etc. etc.

Momentos  em que penso que apesar de tudo, poderia ter sido pior!! E que sempre tenho algo a agradecer no meio da tragédia.

Momentos em que me sinto frustrada, sem saber porquê!

Momentos em que, precisamente, por saber os porquês não consigo evitar a frustração!!

Enfim...
Tenho momentos...

8 comentários:

  1. Olá Ana,
    Como eu entendo tudo aquilo que sentes, e vais continuar a sentir.
    A minha princesa já tem quase 6anos e todos os dias eu enfrento todos esses sentimentos que referiste.
    Sempre me revoltei muito, mas desde Março, quando a minha filha esteve internada, enfrentei uma realidade diferente, que um dia podia não a ter mais comigo. Aí comecei a pensar de maneira diferente.
    Os nossos filhos têm problemas, grandes problemas mas temos que pensar que estão cá connosco e tornam a nossa vida muito melhor.
    Força, beijos

    ResponderEliminar
  2. MINHA QUERIDA AMIGA...NAO,NAO,E NAO NAO É ASSIM K VAMOS A ALGUM LUGAR,O NOSSO NINO VAI DAR K FALAR E VAI SER ALGUEM COMO NOS SABEMOS K VAI, SIM VAI, E JA É,UM CAMPEAO,E DOS GRANDES COMO JA FALAMOS.COM RESPEITO AOS MOMENTOS K TU TENS...QUEM NAO TEM?EU TENHO MEDOS MOMENTOS,SIM COM ANGUSTIAS DIFERENTES DAS TUAS,SERÁ?POIS TAMBEM DOI SABER DA TUA DOR,DE,O K ESTÁ RESERVADO PARA AS NOSSAS NINAS,QUEM DIZ OU QUEM SABE O K LHES ESTÁ´RESERVADO?NAO SABEMOS,PORTANTO BOLA PA FRENTE K ATRAS VEM GENTE.E TEM CALMA POIS ONTEM POR EXEMPLO TIVE UM DIA DE PANCA,PORK?NAO SEI!SAO DIAS...PORTANTO TU TENS MAIS K MOTIVOS PA TER ESSES MOMENTOS,MAS VA DA A VOLTA PORK O NINO MEREÇE,A GUI MEREÇE VOÇES MEREÇEM E NOS MEREÇEMOS,UMA AMIGA BOA DA TOLA PARA JUNTOS DENTRO DO K ACHES POSSIVEL E SEM RECEIOS IR PA FRENTE E OLHA BEM NO FUNDO DO OLHAR DO GUGA E PENSA ELE TEM SIDO(GRAÇAS A TI)UMA SURPRESA...SIM COM MUITO TRABALHO E LAGRIMAS E MOMENTOS MAS AS PROVISOES ERAM OUTRAS NÉ´...E PENSA NISTO NINGUEM, MAS NINGUEM, TE VAI DERROTAR SÓ(SE DEIXARES)K O ODIO TE CONSUMA E VIVERES EM FUNÇAO,,,E VAI ENFRENTE CONRESPEITO AO K FALAMOS NO SABADO NAO DEIXES K O(ORGULHO A DOR O ODIO E O SERÁ K VALE A PENA)GANHEM OK...AMIGA GOSTO MUITO DE TI,NUNCA DUVIDES E LUTA CONTRA ESSES MOMENTOS.BEIJOCAS DA C.T.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana,

    Cá estou mais uma vez…acabei de ler o seu desabafo sobre os seus Momentos… permita-me dizer que se pudesse dava-lhe um abraço do tamanho do Mundo, sentava-a no meu colo, embalava-a e dizia-lhe em sussurro que é uma grande mulher e uma grande mãe, é o pilar mais importante dessa família linda que tem…
    Como lhe tenho dito nos outros emails não faço ideia pelo que está a passar, sentir essas contradições de sentimentos, esse turbilhão de emoções em que não sabe se há-de agradecer se há-de rejeitar…Não pode “trocar de lugar” com ninguém e sei que não o quer fazer… por vezes as forças faltam e num minuto está no fundo do poço e na hora seguinte está no Céu…o caminho que a vida lhe traçou não será com certeza fácil, tantas dúvidas e angustias lhe hão-de passar pela cabeça sem que tenha uma resposta para elas… tenha a certeza apenas de uma coisa Ana, esta é a vida que Deus lhe deu por algum motivo/razão…Encontrar uma sintonia perfeita para a viver, sem que sinta uma trapezista é apenas mais um desafio..
    Não se sinta culpada de todo pelos sentimentos que tem, pelas forças que falham, pelo sorriso que às vezes nem sempre está na face, pelas lágrimas que correm à noite quando todos dormem…

    Seja apenas a Ana…mulher, mãe, esposa, filha…

    Paula Coutinho

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Andreia e obrigada Paula, por me darem a mão nesta "maldita" corda bamba!!
    Obrigada por tudo!! Principalmente por estarem presentes e por me compreenderem!!
    Beijinhos grandes e um abraço apertadinho de mãe para mãe!!
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Obrigada Cristina...
    Muito obrigada!! Principalmente por existires e não deixares que me sinta só!!
    Beijinhos
    Xana

    ResponderEliminar
  6. Quem dera podermos aliviar o teu/vosso sofrimento...Gostava de ter as palavras certas para acalmar essa dor mas não as tenho...

    Sei que deve ser muito difícil lidar com todas as emoções e pensamentos que enfrentas mas acredito que todas elas sejam legitimas e que ninguém, e se calhar nem mesmo tu, tens direito de te recriminares...

    Não há dia em que não pensemos em vocês, mas acredito também que não conseguimos sequer imaginar o quão difícil deve ser às vezes acordar e enfrentar mais um dia...

    Deixamos-te aqui um abraçinho muito forte e a certeza de que não farás esta caminhada sozinha.

    ResponderEliminar
  7. Sim Ana...

    Creio que todos os seres humanos têm momentos bons e maus. Mas ser mãe tem dose grande de sofrimento. Quando os meninos trazem um "curriculo" anda-se sempre de coração nas mãos.

    Não sei dizer absolutamente nada mágico para te animar, mas como gostaria. Só sei dizer : ACREDITA. És uma mãe cheia de garra, de sorriso lindo e tens de fazer por te manter forte e animada, pois o teu menino precisa de uma mãe bem positiva.
    Eu sei que é uma grande pressão, mas a pressão também nos força a ter comportamentos...e fazer por estar bem é importante.

    As pedras apanham-se em cada dia, pois se as apanhassem de uma só vez , não teriam forças para construir um castelo.

    Vocês vão conseguir. O Guguinha é tão pequenino...Tudo está por acontecer. E vai acontecer, se Deus quiser, tal como desejam...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. OLÁ ANA :
    ... este sim foi um grande momento !!!, pois conseguis-te pôr cá fora tudo o que uma mãe, que tem um filho especial , sente !
    Esse coração apertadinho não está sózinho e a tua partilha chega ao coração de quem te lê!

    OBRIGADA PELAS PALAVRAS E FORÇA ! MUITA !


    beijinhos nos piolhecas e um grande para ti mommy !( já sabes ...estes cheiram a mares do sul !!))

    ResponderEliminar