O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

terça-feira, 8 de junho de 2010

Por objectivos...

Ontem tivemos mais uma sessão conjunta de Fisioterapia e Terapia da Fala, com as terapeutas A.M e L.L..

A sessão correu bem, apesar da manha manifestada por parte do Gonçalinho, que nos tem surpreendido com algumas estratégias engraçadas no sentido de conseguir o colo da mãe e consequentemente o terminus da sessão, como por exemplo: fazer de conta que está a dormir!!!
O danadito fecha os olhinhos e não reage a nada, no entanto, aperta com muita força as mãos da mamã para ter a certeza que assim ninguém o tira do colinho. E se alguém o tenta puxar, ainda agarra com mais força...mas sem abrir o olho!! ;)

Após alguns minutos, as terapeutas consideraram que o Guga continua a manifestar mais função ao nível das mãozinhas, embora demonstre dificuldades em manusear ou manipular os brinquedos conforme gostaria, tornando-se necessário adaptá-los por forma a evitar frustrações. Portanto vamos adaptar alguns Switches aos seus brinquedos preferidos e outra alternativa é o ipad e o seu écran touch.
No que diz respeito ao controlo do tronco e da cabeça, continua muito débil. O que também pode ser consequência da medicação a que foi submetido.
No entanto essa hipotonia dificulta bastante a aceitação da posição de sentado, que continua a ser um problema, tornando-se nesta fase prioritária a sua aceitação.
Portanto, o objectivo deste próximo mês, mês e meio, é SENTAR o Guga noutros locais que não o colo da mamã.
Para isso, sugeriram que continuasse a usar o colete, por períodos mais longos e sempre que o Guga esteja sentado, pois facilita bastante o controlo do tronco. Sugeriram também, para além da tumble form (que temos utilizado sempre que o Guga permite), o banco de apoio e algumas estratégias de "camuflar" a posição de sentado no nosso colo, quando não temos alternativa. E outros locais em que aceite esta nova forma de ver o mundo!!


Consideraram também, que sempre que o Guga é ligeiramente verticalizado, o controlo do tronco e cabeça melhora significativamente, assim como toda a musculatura da boca. Portanto, dentro de algum tempo, o Guga irá "criar uma amizade" com o plano inclinado, dado que o uso standing frame ainda é precoce.

No entanto, neste caminho, nem tudo é  agreste!! O Guga continua em frente, avançando devagar, mas avançando!! Ora apanhando pedrinhas, ora passando por cima delas e deixando outras para trás...
Mas...uma coisa aprendi nestes 6 longos meses: Nunca é tarde para as ir buscar!!

E apesar do que vai ficando para trás...

As birras para comer são cada vez menos frequentes. E já é possível alimentá-lo na tumble form, embora ainda por curtos períodos.
Assim como as birras na cadeirinha do carro (que ocorrem só se estiver muito desperto e são raríssimas) e no carrinho de passeio.
A tolerância às terapias também regressou e esperemos que... para ficar!!
A interação com o meio que o envolve é esplêndida!! O Guga está cada vez mais engraçado, esboça sorrisos a toda a hora e verbaliza vários sons com  muito entusiasmo. para além disso, continua a manifestar uma atenção bestial a tudo aquilo que o rodeia.

E como costumo dizer: Cá vamos nós, um dia de cada vez...passo a passo...objectivo por objectivo!!

6 comentários:

  1. O Gonçalo é um manhoso de primeira, já sabe como conseguir o que quer.Fico mt feliz por todas as evoluções dele, vais ver que as coisas sempre correm melhor que o que julgamos ou que nos pintam. Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. NEM MAIS...E DAKI PARA FRENTE É K VAI SER COLHER AS PEDRAS K FICARAM E SE NAO DER PA IR BUSCAR VAMOS NOS, K TODOS NOS, TAMBEM PRECISAMOS UNS DOS OUTROS...NAO É,ESTE MUIDO JA É UM...(DEUS) CONSEGUE DAR CADA(BOFETADA)É PENA NAO SER NAS TROMBAS DE ALGUMA GENTE...MAS DA DE OUTRA MANEIRA NAO AMIGA TEM DADO PROVAS DISSO.VA BEIJOCA.

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo...um passo de cada vez...para eles, para nós...para todos.

    E quando somarem os passinhos vão ver que GRANDE CAMINHADA ! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. me alegro que o guga avance, mis cumprimentos desde braga, escribe terapeuta humberto

    ResponderEliminar
  5. Olá Xaninha!
    Envio-te uma canção linda que usei (adaptada a rapaz!)na dedicação do Samuel & k agora dedico ao Guguinha, à Maga & aos papás formidáveis k têm!
    Jokas

    http://www.youtube.com/watch?v=aO4PqBuqr4k

    Pipa

    ResponderEliminar
  6. Mas que este menino é muito especial, já ninguém tem dúvidas...imaginem só o pirralha de 6 mesitos tão matreiro!!! Impressionante as capacidades do Guga... Esta "matreirice", cá para mim, desculpem-me a sinceridade, é sim um grande "pedragulho" nesse seu castelho, que dia-a-dia se ergue cada vez mais forte e robusto!...
    Força Guginha mostra o que vales! Estamos todos a torcer por ti!
    Beijinhos grandes de duas meninas que gostariam de te conhecer um dia, uma Ana Rita e uma Margarida como a tua mana!...
    Xi-Corações muito, muito grandes!

    ResponderEliminar