O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

De regresso à rotina!!!

E após as maravilhosas férias, a maldita rotina!!!

O regresso à "vida normal" tem sido feito com alguma dificuldade. Principalmente devido ao cansaço físico que, automaticamente, passei a manifestar!!!

Apesar das óptimas conquistas que o Guga fez durante as férias, nomeadamente as dez horas de sono durante a noite e a diminuição das birras permanecerem, não tem sido fácil!!!
Primeiro porque fiquei mal habituada nestas maravilhosas três semanas e depois porque o pestinha continua com uma "mãezite aguda" e não há como curá-la!!As horas que passo com ele no colo continuam a ser imensas e o meu corpo "é que paga"!!!

O tempo continua a ser escasso...continuo a não ter tempo para nada e por outro, tenho dias em que pareço ter todo o tempo do mundo!!!São dias em que anseio que o dia chegue rapidamente ao fim, dias em que o tempo não passa...dias em que nada alivia o aborrecimento do pequenito e dias em que por muito que queira não consigo aguentar!!! Felizmente são cada vez menos frequentes...mas ainda são muitos!
São dias dificeis, esses!! Normalmente são dias em que me sinto extremamente cansada e por muito que necessite de alguns minutos de repouso, de uma pausa, não consigo!! Não tenho alternativa!!

Por outro lado, e felizmente, o regresso às terapias está a ser bastante satisfatório! O Guga está mais tolerante e participativo. O que se reflecte em pequenas, GRANDES, evoluções!!! O que nos deixa muito felizes e cheios de orgulho do nosso menino!!!

A mãe é que está menos tolerante em relação ás terapeutas!!! Porque infelizmente continua a encontrar pessoas mal formadas e com falta de profissionalismo.
É incrível a quantidade de aberrações que nos aparecem pela frente, a quantidade de afirmações descabidas que continuamos a ouvir!!!
Mas onde pára a ética e deontologia destas pessoas???
Enfim...nem vale a pena dizer mais nada!!!

No entanto, apesar dos pesares, as novidades são muitas, entre elas:
- O Guguinha adormece cada vez mais cedo. Actualmente já o conseguimos deitar às 22:30h ou 23:00h. Só nos dias de birra é que passamos das 24h.
- O Guga já fica sentado (com apoio) por mais tempo (no máximo trinta minutos)na cadeira de alimentação, de repouso, etc., a ver T.V, a brincar (com alguém)...
- Introduzimos os sólidos na alimentação (embora com muito medo) e para já fomos bem sucedidos!!! Viva! Viva!
- Os dentes??? Mais que muitos!!! E muitas, mas muitas dores de cabeça devido ao desconforto que causam.
- As mãos estão cada vez mais funcionais, embora as dificuldades ainda sejam bem evidentes!!
- O controlo da cabeça e do tronco também tem melhorado.
- Uma das brincadeiras preferidas do Guguinha é um baloiço (giríssimo) oferecido pela "tia" Vânia . Um excelente brinquedo, pois permite uma postura vertical de forma lúdica, o que é extremamente vantajoso.
- O ipad continua a ser irresistivel e a motivação que demonstra perante as diferentes aplicações é imensa!! Por isso vamos aproveitar o "brinquedo" para iniciarmos uma comunicação alternativa enquanto não temos certezas do futuro relativamente a essa competência.
- Enfim...sempre a melhorar!!!

No entanto continuamos com uma lista de objectivos a curto prazo:
- Sentar, sentar, sentar!!!
- Verticalizar!! Já temos o standing frame cá em casa!
- Encontrar posturas adequadas para brincar e que favoreçam a função das mãos e braçitos!
- Introduzir novos alimentos e novas texturas!! De preferência sentado na cadeira de alimentação!
- Passar o Guguinha para o quarto dele.
- Insistir no carrinho de passeio.
- Estabelecer uma amizade com a cadeirinha do carro!!!
- ...entre outros!!


Entretanto, dia 7 de Outubro está aí à porta!!! Vamos a Espanha!!! E quem sabe a esperança não nos receberá num tapete vermelho???

11 comentários:

  1. Bom dia Ana!
    E parabéns por todos os progressos e avanços embora ainda tenha muito caminho pela frente.
    A vida vive-se um dia de cada vez e ninguém melhor que a Ana para o saber e sentir, por isso continue como até hoje o tem feito e que bem o faz!
    É verdade que estava cheia de saudades vossas e é mais verdade ainda que o Guga está o máximo, um verdadeiro galã!
    O vosso trabalho tem sido excelente com óptimos resultados, apesar de vos parecer sempre pouco, ou que poderiam fazer muito mais. Mas não pense assim, a verdade é que o Gonçalinho é um menino feliz, e sente bem tudo aquilo que todos estão a fazer para o ajudar na construção do tal castelo que começa a ter alicerces bem mais resistentes.
    Vocês merecem o melhor que há-de chegar,ainda que por vezes chegue devagarinho e vos pareça impossível.
    De certeza que quando olha para trás distingue as diferenças do antes para agora e isso tem que ser compensador e uma alavanca para mais um salto.
    Que venha depressa esse 7 de Outubro e com ele mais um bom presente com óptimas perspectivas. Mesmo que venha muito embrulhado, com muita fita a fazer o laço, eu sei que o vão desembrulhar com todo o cuidado e persistência até alcançar os objectivos que vos forem propostos. É mais um desafio, mas a Ana sabe melhor que ninguém assumi-los.
    Beijinhos para todos e um especial para o Guga.
    Ana Maria

    ResponderEliminar
  2. foi bom ler esta noticia, o nosso guga tem vindo a melhorar, o que é muito bom...
    ben em relaçao ao que a professora disse dos medicos, e claro minha querda ana nem todos tem o PRIVILEGIO de serem prefeitos como voçe... :)

    porque se assim foçem o mundo era BEM MELHOR...

    decerteza que vao ser reebidos com um tapete vermelho, alias T2M esta a trocer por voces....

    uma BEIJOCA grande para todos....

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Ana,

    É com imensa satisfação e emoção que vejo que a vossa vida vai andando sobre rodas, sejam elas quais forem! É impressionante o quanto o Guga cresceu, se desenvolveu, criou rotinas tão simples como o dormir uma noite inteira, ficar sentadinho para comer e brincar (actualmente são 30 mints., mas daqui a uns tempos é mais tempo, vais ver…), a introdução da alimentação sólida sempre tão “traumática” para nós mães e até para algumas crianças, ainda bem que está a correr bem… e o desenvolvimento dos bracinhos e mãozinhas a melhorar…são mais que pedrinhas para o Castelo do Guga, atrevo-me a dizer que ele alcançou mesmo uma divisão!!! e ainda por cima continua charmoso e lindo, lindo mesmo!

    Em relação às terapeutas…é isso mesmo Ana…tentar ignorar o mais possível e pensares que infelizmente ouves o que por vezes ouves, mas desde que elas trabalhem com o Guga de uma forma profissional, é o mais importante…não sendo fácil com toda a certeza este turbilhão de emoções… e depois o teu cansaço…mais que previsível…apesar de todas as palavras de consolo e coragem que vais recebendo, não é nada fácil lidar com tudo isto. Acredita apenas que Deus é tão infinito e que a vossa Fé, União e Amor vos vai fazer alcançar grandes vitórias para o Guga, sejam elas quais forem…e sim, vem aí um dia muito importante para o Guga e claro para todos vós…se for em Espanha que o Guga vai alcançar alguns pedregulhos (no bom sentido da palavra ) que seja!, se não for haverá outros caminhos…

    Continuem a ser a família linda que são! Com todas as rotinas, com todas a incertezas, com angústias, medos, cansaço…mas acredito que ao final da noite, todos vós se deitam com a certeza de que tudo estão a fazer para que tenham uma vida bonita e saudável, unidos e prontos para enfrentar mais um dia, mais uma batalha, mais uma conquista….

    Beijinhos, Paula Coutinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana

    Há muito tempo que andava para deixar um comentário, mas nem sempre o tinha conseguido…
    A maioria das vezes, porque ficava completamente entalada com o teu desespero e nem sequer conseguia escrever uma única palavra. Sei que tens passado por momentos menos agradáveis, mas foi com muito contentamento que vi o quanto te fizeram bem as férias.
    Há muito que não escrevias, que não davas novidades.
    Por um lado pensei que estarias mais ocupada com a escolinha da Magui. Por outro lado tive receio de ter acontecido alguma coisa. Todos os dias via o blogue e estava igual.
    Olha, mas fico muito feliz por estar tudo a melhorar e o teu Gonçalo (por sinal o nome do meu filhote) estar a evoluir. Temos de acreditar, com todas as nossas forças, e vais ver que muitas coisas boas irão surgir.
    Nós MULHERES/MÃES, vamos buscar forças onde nem sequer sabemos. Tu tens sido um reflexo disso. Tens sido incansável… de outra forma não esperava da tua parte.

    Muitos beijinhos para vocês, sendo um muito especial para esse bebé lindo que tens
    Ana Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana Maria,

    Eu também já tinha muitas saudades desta partilha, mas infelizmente não tenho tido a disponibilidade que gostaria para continuar a "divulgar" as pequenas GRANDES conquistas do meu Guguinha.
    No entanto, agradeço, o interesse, o acompanhamento, a disponibilidade, enfim...tudo aquilo que me transmite e já me ofereceu!!
    Um beijinho grande
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Paula,
    Obrigada mais uma vez pelas tuas palavras!!! Pelo apoio, pela presença constante neste castelo.
    Um beijinho enorme para ti e para o teu piolhito!!
    Continuo a aguardar uma visita
    Ana

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana,
    Bem vinda ao Castelo!!!
    Que bem que sabe ter-te por aqui!!! Tinha imensas saudades tuas, assim como de muitos outros colegas!!!
    Sei que muitos ainda não me contactaram porque, tal como tu, não sabem o que me dizer...Basta um olá!! Um estou aqui!!
    Fiquei muito feliz com esta surpresa!!!
    Beijinho grande para ti e para o teu Gonçalo!!!

    ResponderEliminar
  8. Olá linda mamã! Que saudades grandes!...Mesmo!
    Que bom ter-vos de volta, que bom podermos
    acompanhar um pouco mais de perto todas as vossas maravilhosas conquistas!

    Sabes que vocês passaram a fazer parte das nossas vidas de uma forma muito especial... e o Guga passou a ser quase que imprescindível ... a vossa determinação passou a ser um exemplo muito grande para todos nós... e talvez por isso, nos tenha custado um pouco estar tanto tempo sem saber de novidades vossas!

    Retomar o dia-a-dia custa a todos nós... o meu pai tem uma expressão muito engraçada que eu costumo utilizar muitas vezes... "O corpo habitua-se muito depressa ao que é bom!" Tavez por isso, abandonar o ritmo maravilhoso das férias, seja sempre tão "triste" e difícil! :) ;)

    Foi evidente que estas férias foram maravilhosas! Que trouxeram muitas novas conquistas ao Guga, mas que acima de tudo, também conseguiste descansar, relaxar e colocar nesse teu rosto lindo um sorriso!

    Não te deixes ir abaixo pois neste momento as conquistas são mais do que muitas...

    Beijinhos muito grandes! Xi-Coração do Tamanho do Mundo!...

    ResponderEliminar
  9. Ai, como sabe tão bem constatar que vocês estão felizes.
    Merecidas férias.E ao que parece correram muito bem.muito descanso, descontracção, novas conquistas... entre outras coisas maravilhosas que as férias nos proporcionam. A rotina faz parte das nossas vidas.Contudo somos sempre nós que escolhemos como lidar com ela. Somos seres humanos, e como tal temos sentimentos e comportamentos que muitas das vezes são difíceis de compreender. porem somos fortes. E lá estás tu, Xana mais uma vez,( peço desculpa lá estão vocês, pois o pai e a mana são muito importante para o bom desenvolvimento do Guga e da restante família.)
    Vocês conseguem demonstrar como é possível sobreviver perante tantas dificuldades, tantas angustias, tantas... enfim tanta mas tanta coisa que poderia estar aqui a escrever sem parar.
    Saliento porem, que a maior conquista é esta, conseguir manter este conceito de família que tantas vezes é difícil de manter.
    Vocês são o exemplo de uma família feliz. Sim, família feliz.
    Hoje fico por aqui.
    Beijinhos para todos.
    Marisa

    ResponderEliminar
  10. Olá Rita!
    Olá Marisa!
    Com tantos elogios, também eu vou ter que começar a usar babetes!!!
    No entanto, apesar de por vezes ser dificil, é o nosso papel!!! Não imagino o contrário!!!
    Como dizes Marisa, somos uma família, uma família unida e seremos sempre!!
    Se somos um exemplo, não sei!! Mas se o somos fico feliz por isso!!
    Obrigada e beijocas para as duas.

    ResponderEliminar
  11. amiga tem dias k nao ha palavras k saiam,pois k tudo o k li teu e das tuas amigas do blog,so me sai isto.É O NOSSO NINO,E COMO JA TE DISSE EU VEJO TUDO ISTO DE OUTRA MANEIRA E NAO TENHO DUVIDAS DO MEU SENTIMENTO,E DE COMO EU VEJO O GUGA NO FUTURO...E NAO PREGUNTES PORK.ADORO-VOS.CRISTINA.T

    ResponderEliminar