O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Neonatologia

Neonatologia!! Uma realidade por mim desconhecida e que infelizmente passei a conhecer!!

Não tenho palavras para descrever o que senti quando entrei neste serviço pela primeira vez!! E no decorrer dos longuíssimos dezoito dias!!

Era uma mistura de sentimentos: FELICIDADE (por ver o meu filho pela primeira vez, já que no dia do parto só lhe consegui agarrar um pézinho); HORROR (de o ver deitado numa incubadora, ligado a uma pilha de máquinas) , RAIVA (por me ter acontecido a mim, a ele, a nós), INCOMPREENSÃO (por ninguém me esclarecer acerca do diagnóstico do meu filho e da função de cada máquina/aparelho a que estava ligado) . Só ao fim de uma semana me foi explicado para que servia cada uma das máquinas, cada fio, cada traço do monitor!!! ), IMPOTÊNCIA (por nada poder fazer), TRISTEZA (por tudo), FRAQUEZA (por me sentir a afundar dia após dia), FRAGILIDADE, MÁGOA, DOR, E FÉ!! Muita FÉ!!! E CRENÇA !! De que apesar de tudo, o meu menino foi um herói!! Lutou com todas as suas forças, e que vai continuar a lutar!! Com a ajuda de todos nós!!

Foram dias difíceis!! Uns mais do que outros!! Isso também dependia muito de quem estava ao serviço!! Porque nada, mas nada justifica a forma como algumas pessoas nos trataram!!

Sensibilidade, Sensatez, Compreensão, Vontade, Competência, Formação, Dedicação...e por aí fora!! deveriam ser pré requisito para trabalhar na neonatologia!!

Assim como, felizmente, pudémos encontrar em algumas das enfermeiras que cuidaram do Gonçalo, a quem agradeço do fundo do meu coração, toda a dedicação!! Quer para connosco, quer para com o Gonçalinho!!

Assim... "tia" Márcia, "tia" Daniela, "tia" Joana, "tia" Mercedes, tia Mónica e "tia" Marlene, OBRIGADA!!! OBRIGADA POR TUDO!!

OBRIGADA PELA AJUDA QUE DERAM AO MEU PEQUENOTE!! E PELAS PEDRAS QUE AJUDARAM A COLHER PARA O SEU CASTELO!!

8 comentários:

  1. O pior dia da minha vida! Uma dor imensa que ainda hoje não consigo explicar! Pois nada o fazia prever, tudo estava bem... até o momento do parto! E que momento! Em que olho para o meu filho branco!! Acabava de nascer o nosso Gonçalo mas sem sinais vitais!! Fiquei sem reacção, apenas me concentrei na minha mulher e nas perguntas que me ia fazendo sobre o nosso filho! E a única coisa que lhe conseguia dizer era "tem calma que vai correr tudo bem!", mas passados vinte minutos, levaram o nosso Gonçalo para a Neonatologia e ficámos durante três longas horas a olhar um para o outro, sem que as palavras conseguissem sair... era um silêncio assustador! Até que veio a pediatra para nos informar que o nosso filho estava vivo mas o prognóstico era muito mau, afirmando que as 48h seguintes seriam decisivas. Em seguida fui ver o meu filho à neonatologia!! Lindo, muito lindo, apesar de todos os "adereços" . Senti-me mais calmo depois de o ver, mas mesmo assim vim para casa sem saber o que dizer a minha filha! Não conseguia falar nem olhar para ninguém!! Foi horrivel.
    No dia seguinte fui cedo ter com a Xana para a levar a ver o filho pela primeira vez. Como foi dificil ter de transportar a minha mulher numa cadeira de rodas pelo corredor da obstetrícia, ouvindo os outros bebés junto das suas mães... tal como nós deveríamos estar! Mas estávamos sem o nosso Guga !! Era uma dor horrivel...como se nos estivessem a "chicotear" . Tentava dar-lhe força... pois o nosso filho precisava, naquele momento, mais que nunca da mãe e era necessário que esta se encontrasse forte e capaz!! Mas era muito dificil!
    Felizmente tudo isso acabou e agora... temos de levar a vida um dia após o outro e aproveitar todas as vitórias do nosso Guga... que para já têm sido muitas!! Graças à força da mãe que eu amo mais que tudo e é uma Mãe extraordinária!! Força Xaninha!! Do teu, sempre, Ricardo.

    ResponderEliminar
  2. Não foi só graças à mãe!!
    Também te amo!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá:
    obrigada por me mostrarem o vosso Gonçalo... está enorme e cada vez mais bonito! Espero que agora esteja a ser mais fácil e desde já vos dou os parabéns por toda a vossa luta. Fico triste por saber que nem sempre facilitamos a vossa estadia... mas somos humanas e erramos.
    Um xi-coração para todos e desculpem-nos
    "Tia" Daniela

    ResponderEliminar
  4. Olá Daniela,

    Não tem que pedir desculpa de nada!! Pelo contrário!! A Daniela foi sempre uma pessoa extraordinária, a quem temos muito que agradeçer!! Não só pelo apoio e disponibilidade demonstrados, mas também pelo profissionalismo e dedicação para com o nosso Gonçalinho!!
    Mas mais uma vez, tem razão!! Errar é humano!! E todos nós já errámos!! Mas ainda existem pessoas que parecem ter
    prazer em errar!! Ou melhor, em magoar, ferir sentimentos!! E pior do que isso é fazê-lo com pessoas altamente fragilizadas... E infelizmente, pudémos sentir isso na neonatologia!!
    E os seus filhotes? Espero que esteja tudo bem... e tenho a certeza que sim!! Mais não seja pela mãe fantástica que têm!!
    Um enorme xi-coração!!
    Ana Figueiredo e Ricardo Figueiredo

    ResponderEliminar
  5. Olá Ana, ao ler os teus "não desejo a ninguém", revivi muitos momentos do nascimento do meu filho Gonçalo (será por isto que o significado do nome Gonçalo é lutador?) e entendi tão bem a mensagem que querias passar, uma vez que, apesar por razões diferentes, passei por situações muito semelhantes, aquelas que não desejamos a ninguém...A única coisa que te posso dizer é que aquilo que não nos mata, fortalece-nos e vocês pais precisam de toda a força do mundo para ajudar a construir o castelo do Gonçalo. Um beijo com votos de muita coragem de alguém que está a torcer por este herói...o Gonçalo.

    ResponderEliminar
  6. Olá! Sou a "Tia" Joana (Ribeiro). Só hoje tive conhecimento do vosso blog. Fiquei muito triste com o que sentiram durante o internamento na Neo... Triste, porque não vos aliviamos o sofrimento de todas as formas que poderíamos. Reconheço a minha culpa e peço-vos desculpa...aos três.
    Quero dizer-vos que têm um príncipe lindo e que com certeza, vai construir um forte castelo. Não vos irei nunca esquecer. Podem contar comigo para aquilo em que vos poder ajudar.
    Um beijo muito muito grande para todos vocês, Ana, Ricardo, Margarida e principalmente, para o vosso Príncipe Gonçalo!
    "Tia" Joana.

    ResponderEliminar
  7. Olá Tia Joana,

    Obrigada por tudo!!
    Não tem que pedir desculpa por nada!!
    Também nunca a vamos esquecer...assim como a todos aqueles que nos apoiaram na NEO.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá!! Sou a "Tia" Carla Feijão. Não me conhecem da Neonatologia porque na altura em que o Gonçalo nasceu, ou melhor, durante o ano de 2009, estava na Pediatria e só em 2010, voltei ao meu serviço de raíz: a neonatologia. Hoje em conversa falaram-me deste blog. Vim ver e deparei-me com pessoas fantásticas: vocês, os pais do Gonçalo. E, é a voces os dois que quero dar os meus parabéns por todo o amor, toda a dedicação, ternura, enfim, por terem assumido a 100% o papel de pais, mesmo sabendo que não ia ser fácil. Casos como o Gonçalo, são sempre situações que nos marcam, como enfermeiras e como seres humanaos, mas sem, dúvida, que nem todos os meninos têm a sorte de sentir o apoio e o amor dos pais que o Gonçalo sente, e isso também nos marca!
    Desejo-vos tudo de bom e muita força pela vida fora!!

    ResponderEliminar