O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

E tem uma pessoa que ouvir este tipo de coisas...

Como é de prever, fomos com o Guga a outra consulta, à procura de novos caminhos e de outras opiniões.
Não vou dizer qual é a especialidade, por dois motivos, primeiro porque quem está minimamente por dentro das nossas rotinas, ficaria a saber, de forma "escancarada", a quem me refiro e não é o que pretendo. Em segundo lugar, porque se tivesse que atribuir um nome à especialidade...seria um nome muito feio!!
No entanto não posso deixar de criticar a insensibilidade da pessoa que nos atendeu, que infelizmente, é mais uma a quem a experiência não ensinou nada, muito menos a "medir" palavras!

A sessão iniciou com o seguinte comentário: "Oh! O que faz um bebé tão pequenino na minha sala? É uma paralisia cerebral, certo? Que pena!!. Quando vos vi na sala de espera, pensei: Deus queira que este estrabismo e esta flacidez não sejam para mim! Porque sempre seria melhor, pois assim o bebé não estaria mal, não é?"
Confesso que naquela hora a minha vontade era mandar a senhora para outro sítio!! Mas dei-lhe um desconto, pensando que a situação ficaria por ali!! É certo!! ENGANEI-ME!!!

Como se não bastasse, a meio do questionário da anamnese, questionou-me relativamente à minha profissão: "Educadora de Infância", disse eu! E ouvi: "Chiça!! Ainda por cima!! Ainda é mais difícil".
É verdade...é real, e para quem me conhece, continuei impávida e serena!! Por incrível que pareça.

Quando percebeu que tinhamos outro filho, a sua afirmação foi incrédula: "Ah!! Então têm outro filho!! Que bom!! Assim sempre sabem o que é ter um filho normal!".  Pois sabemos sim senhora!! E ainda bem que temos consciência daquilo que temos e do que somos...já a senhora...

E porque veio à baila, falámos de estimulação precoce e de um programa, que na minha opinião não é "grande espiga", mas que, segundo a sua experiência pessoal fez da sua filha um ÁS. Uma menina precoce, inteligentíssima (e ainda bem, fico muito contente, sempre não sai à mãe), a melhor da Escola, etc...etc...etc... Tudo aquilo que uma mãe pode desejar num filho em termos cognitivos!!
Nada contra!! Mas para quem, no momento, tem um filho no colo cujo seu futuro é uma incógnita, inclusivamente no que diz respeito à parte cognitiva (embora as coisas pareçam estar no seu melhor) não é fácil!!  Custa muito ouvir!! Aliás esse tipo de afirmações/comparações estão muito longe daquilo que precisávamos ouvir!

Enfim... é verdade... O MEU FILHO TEM PARALISIA CEREBRAL, e depois??

É como diz o tio Rui: "Há muita gente 100% e que não vale nada"

10 comentários:

  1. Se a estupidez também fosse obrigada a pagar imposto...

    ResponderEliminar
  2. Esta senhora seria uma das melhores contribuintes do país. Provavelmente até resolveria a crise actual.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Bem....no mínimo inacreditável!
    Mas onde é que ficou a humanidade nessa senhora?
    Sem palavras....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Pois...
    É mais onde estão as pessoas, nisto a que chamam de humanidade?
    Ana

    ResponderEliminar
  5. olá mas o que é isto ?! esta senhora que está a fazer neste mundo?! enfim... Beijnhos

    ResponderEliminar
  6. ..pois é!
    ...e depois admirem-se de ouvir falar da existência de EXTRA TERRESTRES!?? (leia-se..seres de outro mundo!!! )
    Agora percebo a tua carinha com a toalhinha verde que a mummy "postou" nos últimos flashs!!
    ...tinhas a dita senhora á tua frente Guguinha??
    enfim ...
    beijinhos mummy ! tu hoje mereces mesmo !!!

    Paula - mãe do Afonso

    ResponderEliminar
  7. a inteligencia dessa flana ficou num sitio que eu ca sei -.-
    merecia era uma mocada naquela cabeça para ver se ficava com mais integencia....

    este mundo anda perdido com este tipo de pessoas, ja que não são competentes para estar na profissão que esta que de lugar a outro, a pessoas bem mais competentes e com coração porque essa senhora tem é um oedragulho dentro dela -.-

    Oh guguinha se eu fosse a ti tinha feito uma mijada em cima dela :)

    és ca um gostozão homem erdaste a beleza da santa da tua mae :)

    ps: não liguem aos erros xD

    ResponderEliminar
  8. Estou como a Dina....era fazer fazer essa senhora pagar imposto pela tamanha estupidez e tínhamos a crise resolvida.
    Ana, tenho a certeza que ser educadora de infância será uma maior valia. E quanto ao futuro do teu filho está entre as mãos da família e as de Deus...
    Todos os futuros são incertos e o Guga é que ditará quem será. E pobres almas que falam dessa maneira...que tristeza!!!

    ResponderEliminar
  9. Olá Vanessa...
    Era meu dever dizer-te: "Vanessa! Não digas isso! Tem lá calma com as palavras!!" Mas neste caso, minha querida, não te posso repreender...porque a mim apeteceu-me dizer bem pior!!
    Quanto aos erros... ;) E sendo tua professora, sinto-me na obrigação de te dizer: "Ai, ai, ai! Quando é que isso vai mudar?? "
    Continuas a ser a " Ronaldinha" da língua portuguesa...pois dás pontapés na gramática, como ninguém!! ;)
    Beijocas e saudades

    ResponderEliminar
  10. POIS E...EU SOU DAQUELAS PESSOAS K PENSA.....ESTOU A PENSAR...A FRIEZA É TANTA E A LATA...K!!! HAAAAA, SEMPRE É VERDADE K ALGUEM!NAO SEI QUEM NOS ENVIA CADA F.....D.P... NOSSO CAMINHO, SO PARA NOS TESTAR GOSTAVA DE ACREDITAR K é DEUS...MAS NAAA,NAO CREIO.EM FIM NAO COMENTO,FIQUEI PODRE E MAIS UMA VEZ MUITO TRISTE POR CONTINUAR A HAVER ESTES SERES K TÊM A MAIOR DAS TEKLAS 3,NAO SABER QUANDO ESTAR CALADINHA é`MUITO MAIS BONITO.ENFIM FICO POR AKI JA DEVE CHEGAR POR HOJE.BEIJOCA.CRISTINA.

    ResponderEliminar