O Gonçalo nasceu no dia 26 de Novembro de 2009, no Hospital de São Sebastião em Santa Maria da Feira, em morte aparente.



Necessitou de manobras de reanimação durante vinte minutos e de cuidados intensivos durante 18 dias.



Só ao fim de 25 dias pudémos trazer o nosso bebé para casa!



Foram dias muito difíceis! De muito sofrimento, de muita dor... Mas em nenhum desses dias deixámos de acreditar na força do nosso príncipe, que vinte minutos após o seu nascimento, demonstrou ser capaz de contrariar aquilo que mais ninguém pode contrariar!!




E foi nesse momento que guardou a primeira pedra do seu castelo...







Pedras no caminho?

Guardo todas, um dia vou construir um castelo…


(Fernando Pessoa)

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Visita a Braga

No Sábado fomos para Braga (com o coração apertadinho) para mais uma avaliação do nosso Guguinha junto de um fisioterapeuta cubano (com 18 anos de experiência no tapete com PC , recomendado por várias pessoas).
Também aproveitámos a viagem para conhecer, pessoalmente, os nossos amigos P. e A., que muito me têm ajudado nesta "caminhada". A P. com a sua experiência e apoio, principalmente emocional!!... E o A. com a sua força de vontade, bravura e ALEGRIA de viver!!
Almoçámos todos juntos, partilhámos experiências, conversámos muito, reflectimos q.b. e depois fomos para o gabinete do H. onde o "sol se escondeu" mais uma vez!! Não ouvimos coisas boas...Também não ouvimos nada para o qual não tivéssemos sido preparados (embora o diagnóstico seja o oposto daquilo a que estamos habituados a ouvir)...Mas, efectivamente, eu não estava preparada, e julgo que nunca estarei, para ouvir que o futuro do Guga é reservado!! E que o seu estado é grave...porque está muito atrasado a nível motor!! Tornando-se necessário trabalhá-lo MUITO!! Mesmo que isso implique as suas rotinas...
Perante isto...coloca-se uma série de questões, surge uma série de problemas!! Principalmente no que diz respeito à possibilidade do H. "trabalhar"o Guga. Porque Braga não fica aqui ao lado!! E as birras no carro são cada vez mais frequentes e duradouras!!O que me leva a questionar a eficácia da terapia  após duas horas de irritabilidade, sendo que é o tempo que dispendemos  em viagens. Para além disso, a rotina do Guga também necessitaria de sofrer grandes alterações! O que não é fácil...porque tenho outra filhota e conciliar isto tudo é quase impraticável!!
No entanto...não está fora de questão!! Vou aguardar a opinião na neuropediatra e logo tomarei uma decisão!!
Certamente o meu coração de mãe não me vai deixar tomar a decisão errada!!!

Para já, o que me diz o meu coração??
Que o Guga é um bebé...o MEU bebé, de 5 meses!!
Um bebé que necessita, efectivamente, de muito trabalho e estimulação, mas também de muito AMOR, CARINHO, DEDICAÇÃO, COMPREENSÃO (porque não é justo querer a "normalidade", de um dia para o outro, a quem tanto se esforça) e RESPEITO...principalmente pelo seu ritmo, que embora possa ser mais lento,  é o seu!!

6 comentários:

  1. È assim mesmo Xaninha dá-lhe sempre com muito amor e carinho e vais ver o nosso filho a partir com tudo, pois quando estás bem ele tambem e começa logo a colaborar porque será?
    Beijos fofos

    ResponderEliminar
  2. Olá, olá

    Apenas uma palavra: Bravo!!

    Gosto de te ler assim, optimista e lutadora apesar da dor...

    Eu ACREDITO e sei que tu também!!!

    Muitos beijinhos

    ResponderEliminar
  3. ola!

    querida ana, sei que esta a ser dificil, e é complicado viver estes dias cinzentos...
    mas vai tudo correr bem, e passar... com a grande mulher que é, com o seu amor, dedicaçao, responsabilidade, afecto, paixao, carinho, preocupaçao e muito mais...

    força minha querida esta a ir muito bem, todas nos a ademiramos muito mesmo... comtinuo assim...
    beijos grandes e fofinhos.

    ResponderEliminar
  4. Olá Ana

    Nunca, mas nunca estaremos preparados, por mais situações que possamos passar elas serão sempre diferentes, sempre novas e nada nem ninguém nos prepara para isso.
    No entanto o que é importante é que após esses embates nos erguemos e lutemmos com todas as nossas forças.

    Um grande beijinho, muito mas muito especial.

    ResponderEliminar
  5. olá é bom vê-la assim com mais força!!! Muita força !! aqui sempre ! beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Querida Ana ...
    chama-se a isso GERIR a vida dos nossos filhos TÃO ESPECIAIS !!!
    Pensar e por em práctica o que definitivamente achamos que é melhor para eles e sobretudo dar resposta a tantas saídas que nós ,... na procura de respostas ...vamos encaixando ...para no final ,pôr encima da mesa e fazer a escolha mais ajustada ! ...a que o coração nos manda fazer ...a que achamos que terá mais colaboração da parte dele ....enfim ...a que se ajustará mais ao seu ritmo ( que entretanto vamos descobrindo e conhecendo melhor !! )...

    isso é que é o GERIR !!

    Também eu fiquei com o coração apertadinho com o que ouvi ...mas não com o que vi !! ..este meu sobrinho piolho ,tem cá uma personalidade !!! tão vivaço!! e isso deixou-me mto feliz .
    o verdadeiro MELGA!! tão LINDO !


    VIRÃO DIAS CHEIOS DE LUZ PARA ESTA GRANDE OBRA QUE NOS PROPOMOS FAZER !!! AJUDAR A CONSTRUIR O CASTELO DO GUGA !!!
    ...não estás sózinha!!!

    beijinhos nos piolhos e um grande para ti mummy !!!
    Paula - mãe do Afonso

    ResponderEliminar